Voltar para o blog

Veja como a tecnologia pode ser aliada da produtividade no trabalho

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 25/10/2018
Veja como a tecnologia pode ser aliada da produtividade no trabalho

Produtividade

As inovações tecnológicas têm melhorado sensivelmente a capacidade geral das empresas de executar e dinamizar suas operações. Muitos desses avanços permitem ainda que o trabalho seja mais eficiente e que exista uma maior capacidade de inovação. Em vista disso, neste artigo, confira como a tecnologia pode ser usada para aumentar, de forma significativa, a produtividade no trabalho da sua empresa!

Como a tecnologia faz a diferença?

Algumas pessoas ainda se lembram como era trabalhar sem a tecnologia de hoje, quando tudo era feito de modo analógico. Utilização excessiva de papéis, burocracias desnecessárias, perda de informações. Depois, os sistemas computacionais começaram a ser implantados, porém, além de lentos e caros, não permitiam o trabalho remoto e o compartilhamento de informações pela rede. Apesar de fazer pouco tempo, esses eram dias que ficaram apenas na memória dos mais antigos. A geração X acompanhou todo esse desenvolvimento e os millennials já nasceram inseridos no contexto da tecnologia permeando todo o ambiente dos negócios. Atualmente, é inclusive impensável viver sem esses recursos. A força de trabalho atual se comunica instantaneamente de qualquer lugar do mundo, pode acessar grandes quantidades de dados na nuvem e é mais produtiva do que nunca na história da humanidade. Nesse sentido, softwares que suportam o planejamento e o gerenciamento de diversas atividades fazem toda a diferença no processo.

Quais são as contribuições da tecnologia para a produtividade no trabalho?

O avanço da tecnologia já é uma realidade nas empresas de sucesso. A produtividade e o envolvimento dos funcionários são fundamentais para o atingimento dos objetivos. De fato, os dois geralmente andam de mãos dadas, com a tecnologia servindo como uma ponte entre a capacidade de produzir e as metas. Com as ferramentas adequadas de hardware e de software implantadas, as empresas podem identificar desafios organizacionais específicos e planejar estrategicamente os melhores resultados. Organizações de todos os tamanhos podem se beneficiar da tecnologia como uma prescrição controlada por dados para melhoria. Entre os principais benefícios, podemos destacar os que seguem.

Melhora na eficiência

As tecnologias permitem o acesso às informações relevantes em tempo real. Avanços recentes facilitam a integração de sistemas diferentes. As equipes de gerenciamento têm uma compreensão mais clara de como o espaço e os ativos da empresa estão sendo utilizados e mantidos. Objetivos realistas podem ser definidos e mensurados. O desempenho dos colaboradores é monitorado, permitindo que sejam orientados para diferentes funções caso seus talentos possam ser mais bem usados em outros lugares. Com esse tipo de monitoramento preciso, evita-se também a repetição de tarefas desnecessárias e o retrabalho, aumentando o aproveitamento geral.

Foco no desenvolvimento

Uma das principais vertentes do gerenciamento moderno é a capacitação contínua dos colaboradores. A tecnologia permite que gestores e demais empregados sigam as tendências de produtividade, seja de forma individual, seja em equipes ou mesmo na organização como um todo. A tecnologia pode ser usada para planejamento e execução, evitando o desperdício de tempo e de recursos e fazendo com que todos estejam focados no desenvolvimento.

Segurança das informações

As empresas estão sempre procurando maneiras de melhorar sua segurança. É preciso identificar eventuais fraquezas e mitigá-las. Hoje em dia, falamos em descentralizar informações, ter backups diversos e restringir acessos apenas a quem realmente pode ter contato. Tecnologias como a gestão eletrônica de documentos favorecem bastante esse processo, garantindo a integridade de cópias físicas e tornando todo o fluxo de informações mais fácil de ser rastreado.

Comunicação mais eficiente

Uma comunicação assertiva é um aspecto fundamental para o sucesso. Dificilmente uma empresa consegue sobreviver no longo prazo se a comunicação entre direção e colaboradores não for bem-feita. Com o passar do tempo, as falhas se evidenciam na forma de compromissos perdidos, reuniões desarticuladas e perda de tempo. Felizmente, as ferramentas tecnológicas estão à disposição para criar ambientes em que a comunicação pode acontecer de forma aberta e compreensível a todos. Não restam dúvidas de que a tecnologia é uma grande aliada da produtividade no trabalho. Há inúmeras aplicações que podem ser implementadas em diversas áreas da empresa, trazendo benefícios e ganhos de eficiência. Este artigo foi útil para você? Então não deixe de conferir como a automatização de processos pode ser um investimento interessante para sua empresa!  

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais