Voltar para o blog

Fique por dentro de 5 dicas para planejar o treinamento dos funcionários

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 19/02/2019
Fique por dentro de 5 dicas para planejar o treinamento dos funcionários

Gestão

Para obter competitividade e melhorar os resultados, as empresas buscam as mais variadas opções e soluções.Nesse contexto, muitas das grandes empresas mundiais estão investindo, cada vez mais, no treinamento dos funcionários como um diferencial competitivo e que permite atingir resultados cada vez melhores e melhorar a retenção de talentos.No entanto, muitas empresas ainda não compreendem a importância da capacitação e do treinamento de funcionários, sendo que algumas contam com projetos de treinamento, mas não realizam avaliações de resultados ou nem mesmo mensuram a evolução dos colaboradores. Explicamos agora a importância da capacitação e do treinamento dos funcionários e também damos algumas dicas para que você planeje o treinamento de colaboradores com eficiência e sucesso.Confira abaixo e ótima leitura!

Entenda a importância da capacitação e treinamento dos funcionários

Cada vez mais valorizada no meio profissional e empresarial, o treinamento dos funcionários é uma prática importante e que tem se popularizado, tanto por aumentar os resultados conquistados pelos colaboradores, de forma individual, mas também por potencializar os resultados obtidos pelas equipes, contribuindo também para a retenção de talentos.Por isso, é fundamental que a empresa desenvolva um planejamento eficiente para oferecer aos colaboradores treinamento e capacitação, evoluindo habilidades e auxiliando em dificuldades técnicas de cada colaborador.

Confira 5 dicas para planejar o treinamento de funcionários

Trazemos agora 5 dicas para planejar o treinamento dos funcionários e conquistar resultados cada vez melhores para sua empresa. Confira agora!

1. Defina os objetivos do treinamento

O primeiro passo para garantir que a empresa desenvolva um processo de treinamento dos colaboradores é definir de forma clara quais são os objetivos do treinamento, quais os marcos de sucesso e o que se espera de cada colaborador para entender o sucesso da capacitação.

2. Invista na educação corporativa

Também é importante que a empresa invista na educação corporativa, desenvolvendo materiais e processos que orientem os colaboradores sobre as práticas da empresa, sobre o negócio e sobre os objetivos de curto, médio e longo prazo do negócio.

3. Reconheça e identifique as fraquezas do time

Para oferecer um treinamento de qualidade e que garanta resultados, é necessário entender quais são as fraquezas e dificuldades da equipe, de forma a planejar os treinamentos para auxiliar nessas questões.

4. Desenvolva um método de avaliação dos resultados.

Além de oferecer treinamento, é necessário também desenvolver um método para avaliar os resultados obtidos por meio dos treinamentos, garantindo uma análise dos resultados conquistados e da evolução de cada colaborador.

5. Potencialize as habilidades específicas de cada colaborador

Vale destacar também que é interessante potencializar as habilidades específicas de cada colaborador através dos treinamentos, garantindo resultados cada vez melhores e alinhados com os objetivos profissionais de cada um deles.

Saiba como colocar em prática o treinamento dos colaboradores

Para que a empresa coloque em prática os processos de treinamento dos funcionários, é importante que os gestores avaliem os fatores acima.Compreendendo o potencial de cada colaborador e como as capacitações permitirão que eles atinjam desempenhos cada vez melhores.Além disso, é importante que o desenvolvimento seja acompanhado pelo gestor responsável, para orientar no desenvolvimento das habilidades e direcionar os esforços de acordo com as aptidões, projetos de carreira e objetivos profissionais de cada um dos funcionários.O que você achou de compreender melhor a importância do planejamento para a implementação do treinamento dos funcionários e também como colocá-lo em prática? Se você gostou, conheça também 3 inovações em recursos humanos que são importantes para sua empresa!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais