Voltar para o blog

Automatização de processos: por que sua empresa deve investir?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 06/09/2018
Automatização de processos: por que sua empresa deve investir?

Produtividade

Como sua empresa lida com as atividades diárias? Apostar em processos analógicos significa gastar com métodos que já estão obsoletos para o mercado. Como resultado, tem-se a baixa na produtividade e a gradativa perda de sua competitividade diante da concorrência. Tendo em visto tudo isso, a saída mais saudável é apostar na automatização de processos. No cenário atual, com intensa concorrência econômica, é um desafio para as empresas se manter em evidência. Quando falamos em tornar os processos inteligentes com a ajuda da tecnologia, o grande foco é otimizar as atividades do gestor e de sua equipe de colaboradores. Por consequência, aumentar sua eficiência e manter a saúde financeira da organização. Reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre a automação e como ela pode ajudar sua empresa. Continue a leitura e aprenda com nossas dicas!

O que é automatização de processos?

Processos automatizados são aqueles que passaram por um processo de racionalização e otimização, tornando-os mais precisos. Diariamente, buscamos sempre desempenhar nossas tarefas com a maior qualidade possível, de forma a obter resultados satisfatórios. Com os novos conhecimentos — e em especial com a ajuda da tecnologia —, essa evolução chega a um novo patamar. O foco da automatização são os processos-chave que impulsionam o diferencial competitivo da empresa. Desse modo, a gestão pode cortar custos, integrar departamentos e melhorar o uso do tempo. Mas as vantagens não param por aí.

Por que apostar na automatização?

Substituir os processos que caíram em desuso por novas práticas traz uma série de benefícios para a marca, do setor de compras ao RH da empresa. Para começar, como já falamos, os processos são otimizados. Os ciclos de trabalho são encurtados e os recursos dispendidos nas ações reduzem drasticamente. Já pensou em fazer a gestão dos cadastros utilizando papelada, pastas e escaninhos? Um bom sistema pode incorporar facilmente as funcionalidades necessárias para esse processo. Além de obter bons resultados, eles podem ser monitorados em tempo real, de forma detalhada, o que ajuda na tomada de decisões. A rastreabilidade garante que todo processo será avaliado do início ao fim por meio das ferramentas tecnológicas. No RH, essa vantagem é extremamente significativa! É possível acompanhar as seleções, manter fichas de candidatos e colaboradores e registrar seu desempenho. As atividades são padronizadas e os pontos de ineficiência são identificados com facilidade. Mais praticidade para intervir sobre ações que não estão surtindo o efeito esperado.

Como iniciar a automatização?

A automatização de processos permite que a organização possa projetar, colocar em prática, monitorar e intervir constantemente em cada um de seus processos. Essa lista de vantagens torna a automação uma poderosa ferramenta na qual apostar. Para iniciar a automação, o gestor deve escolher um desenvolvedor de qualidade. Antes, é preciso reconhecer quais as necessidades de seu departamento de RH, o que possibilitará escolher um parceiro com as melhores soluções. Tomemos um exemplo. A gestão de documentos se caracteriza por ser uma necessidade frequente que faz empreendedores buscarem a automação. Gerir centenas de papéis é mais do que um desafio — trata-se de uma tarefa custosa, que gasta o tempo que poderia ser dedicado a atividades estratégicas. Identificado esse gargalo, o gestor deve buscar um software de primeira, desenvolvido por uma empresa especializada em soluções digitais para empresas. Com a aplicação, podem ser dispensadas as atividades analógicas. É hora de aposentar os caderninhos e anotações a lápis! No software, qualquer dado fica armazenado com segurança, possibilitando consultas posteriores e facilitando os backups. A automatização de processos vai muito além de transferir informações para um programa. É uma opção moderna com a qual sua empresa deve contar se quer ficar em evidência no mercado. Aprenda como a automação pode transformar sua gestão de documentos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais