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People Analytics: você já conhece essa tendência na gestão de pessoas?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 25/02/2019
People Analytics: você já conhece essa tendência na gestão de pessoas?

Tendências

Um dos principais avanços que a tecnologia tem permitido às empresas diz respeito à obtenção e análise de uma quantidade nunca antes vista de dados. Se, antes, havia uma dificuldade enorme para a apuração de informações utilizando papel ou planilhas eletrônicas, o que trazia complicações no processo de compilação e de interpretação, hoje ferramentas como o People Analytics permitem o tratamento quase em tempo real de todos os indicadores de interesse, em qualquer nível organizacional. Este artigo é para você, que quer saber mais a respeito do People Analytics e entender como o processo pode ser aplicado na sua empresa!

Quais as etapas do processo?

Para implantar a lógica do People Analytics, é necessário seguir alguns passos. Antes de tudo, ainda no planejamento é preciso definir os problemas de RH que se pretende resolver e estabelecer os indicadores e metas correlacionados a cada um deles. Após essa avaliação prévia, você precisa seguir as seguintes etapas.

Coleta e gerenciamento de dados

O principal ponto na lógica do People Analytics é o desejo de querer levantar um conjunto massivo de informações que permitam avaliar o desenvolvimento de ações orientadas à resolução dos problemas estabelecidos. A coleta e o gerenciamento de dados podem ser um simples extrato do sistema utilizado como suporte às atividades relacionadas aos recursos humanos corporativos ou mesmo uma saída mais elaborada fornecida por uma ferramenta de Business Intelligence. O grande ponto é que, com a evolução da capacidade de processamento computacional, as possibilidades nesse sentido são enormes!

Cálculo

Com os dados coletados e fazendo a parametrização baseada nos indicadores estabelecidos, chega o momento de calcular tudo aquilo que for de interesse da empresa. Normalmente, todo indicador é composto, no mínimo, de uma medida que serve como numerador e outra como denominador — por exemplo, o índice de turnover ou rotatividade que leva em conta admissões, demissões e o número total de funcionários. Todos os indicadores calculados podem ser expostos em quadros de gestão à vista ou dashboards.

Análise

Aí é que se dá o grande diferencial fornecido pelo People Analytics. O levantamento de dados e o cálculo dos indicadores permitem conhecer características de problemas que antes sequer eram pensados. Dessa forma, os profissionais com foco no desenvolvimento de pessoas podem revolucionar a gestão de recursos humanos propondo soluções inovadoras e muito mais ágeis às grandes questões organizacionais.

Modelagem

Essa etapa diz respeito ao cruzamento de todas as informações levantadas em sua série histórica, buscando encontrar correlações e situações em que haja interligação entre os fatos. Aqui entram as ferramentas mais robustas, de cunho estatístico, e todo o conhecimento pode ser aproveitado para estabelecer formas mais eficientes de desenvolvimento.

Por que usar o People Analytics?

A utilização da lógica do People Analytics permite estudar dados passados e fazer previsões para o que está por vir. Com isso, as decisões podem ser tomadas de forma mais assertiva e com mais embasamento. As equipes de RH conseguem dar um suporte mais estratégico e inteligente, e a identificação de problemas passa a ser mais incisiva, À medida que o ciclo se repete e a empresa evolui. Em virtude disso, é possível conseguir maior grau de envolvimento e engajamento dos funcionários, pois passam a se sentir mais importantes em todo o contexto, visto que a gestão de pessoas pode ser feita quase em nível individual. Colaboradores mais satisfeitos tendem a ser mais produtivos. Ou seja, o People Analytics traz inúmeros benefícios para todos os atores envolvidos no contexto. Caso este artigo tenha sido útil para você, siga a gente no Facebook e no LinkedIn, para continuar sempre em contato com as principais novidades das tecnologias corporativas!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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