Voltar para o blog

Por que fazer backup em nuvem é importante para o RH?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 26/06/2019
Por que fazer backup em nuvem é importante para o RH?

Produtividade

Se você está por dentro das últimas tendências em arquivamento de documentos, já deve ter ouvido falar no conceito de backup em nuvem, não é mesmo? Mas afinal, por que essa técnica é importante e como ela pode impactar na gestão de arquivos do RH? Neste artigo, explicamos o que é backup em nuvem, qual a sua relação com o RH e os benefícios que pode gerar para as empresas. Continue com a gente e confira!

O que é gestão de documentos na nuvem?

A gestão de documentos na nuvem é uma tecnologia desenvolvida para que as empresas possam armazenar, fazer backups e ter acesso a seus arquivos com o uso de servidores remotos. Tudo feito de forma rápida e digital, a partir de uma conexão com a internet. Quando comparadas com formatos tradicionais de armazenamento e backup, esse tipo de ferramenta pode atingir níveis ainda mais satisfatórios de produtividade e disponibilidade de informações cada vez mais rápida e otimizada. Além disso, é possível escolher o modelo e o tipo de solução de nuvem — que pode ser privada, pública ou híbrida — de acordo com as necessidades de gerenciamento e perfil da sua empresa.

Como o backup em nuvem funciona para o setor de RH?

Quando falamos em backup de arquivos, o setor de RH pode ser um dos principais interessados nesse tipo de prática. Isso porque, perder documentos trabalhistas pode gerar muita dor de cabeça internamente e até mesmo ações judiciais contra a empresa. Documentos como folha de pagamento, atestados médicos e contribuição de FGTS precisam ser armazenados por um período especificado na lei. E para evitar que eles se percam, é preciso fazer um backup em nuvem regularmente. Além disso, o setor de RH é uma das áreas que mais gera e movimenta documentos em uma empresa. A cada novo funcionário contratado, uma pilha de arquivos precisa ser produzida. E nada melhor do que um sistema digital, armazenado na nuvem, para gerenciar esse universo de informações, não é mesmo?

Quais são os benefícios do backup em nuvem?

Investir em backup em nuvem pode gerar diversos benefícios não apenas para o setor de RH, mas para a empresa como um todo. Por isso, ele está se tornando cada vez mais popular entre as grandes marcas. Uma das vantagens mais perceptíveis dessa prática está na otimização de espaço físico, do tempo de busca por informações e na redução significativa dos custos financeiros. Afinal, além de não ser mais necessário contar com uma sala ou setor para o arquivamento, todo o gerenciamento é feito de forma rápida e totalmente digital. Outra vantagem de grande destaque está no aumento da segurança das informações. Ao investir no backup em nuvem você evita que seus arquivos sejam perdidos, passa mais confiança para os colaboradores e pode restringir o acesso de acordo com as necessidades da empresa. Bem bacana, não é mesmo? E agora que você já sabe como o backup na nuvem pode beneficiar o RH de uma empresa confira o nosso próximo artigo e descubra como o machine learning pode revolucionar o processo de recrutamento e seleção do seu negócio.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa

Gestão

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa
Leia mais
Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?
Leia mais