Voltar para o blog

Passo a passo: como conseguir a ISO 27001?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 12/11/2020
Passo a passo: como conseguir a ISO 27001?

Legislação

A ISO 27001 é uma certificação que confirma a habilitação da empresa por atender a todos os requisitos do International Organization for Standardization (ISO) para a gestão de segurança da informação.

A prudência com os dados se deu desde a validação da LGPD, que começou a vigorar este ano (2020). Por isso, é importante saber como conseguir a ISO 27001.

Quer conhecer os procedimentos para conquistar a ISSO 27001? Confira ao ler este artigo!

Entenda quais os procedimentos para obter a ISO 27001

A Certificação ISO 27001é um diferencial para as empresas que a têm, pois comprova a sua seriedade e competência com a gestão de segurança dos dados que estão sob sua guarda. Para obter essa certificação é necessário observar as medidas de seguridade e a qualidade que a empresa deve adotar para essa realização. Conheça alguns passos para ganhar esse título.

Análise preliminar

A análise preliminar é considerada o ponto de partida para conseguir a Certificação ISO 27001. É uma análise informal em que é feita a verificação da existência de alguns documentos essenciais para a gestão, dentre eles, as políticas de segurança da informação e os documentos de gerenciamento de risco.

Detalhamento com auditoria

A princípio não existe uma relação de verificação comum a todas as empresas para que a auditoria seja feita. Pois, cada empresa tem as suas peculiaridades e suas diferentes atividades. A auditoria é uma das principais fases das etapas para conseguir a certificação.

Ela faz uma avaliação objetiva e imparcial do índice de atendimento de um sistema de gestão de segurança da informação em comparação às requisições feitas pela ISO/IEC 27001(normas de auditoria).

Análise de lacunas

A análise de lacuna é uma avaliação do desenvolvimento que ocorreu por determinado período até o momento em que a análise está acontecendo. Ela observa como a empresa realizou os requisitos da ISO 27001 e os controle de segurança aplicáveis.

É importante observar que certos controles que a ISO 27001 determina não convêm à sua empresa e aos riscos de seguranças da informação que podem acontecer em suas atividades. Caso alguns serviços não sejam executados na sua organização, o controle associado pode ser eliminado de maneira formal. 

Declaração de aplicabilidade

A declaração de aplicabilidade é um documento que demonstra como é o processo de segurança da empresa. Tendo como norteadores os resultados do tratamento de risco, você deve apresentar todos os controles que você realizou na empresa e como ele foi feito. 

Esse documento tem grande valor, pois ele é utilizado como orientação primordial pelo auditor de certificação para fazer a auditoria das atividades da organização. 

Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520

Percebemos no decorrer do artigo, como conseguir a ISO 27001. É uma realização que acontece gradativamente, por isso, é importante monitorar a qualidade da segurança. O implemento de ações de seguridade realizada diariamente é indispensável no processo de avaliação da auditoria, como a segurança interna, criptografia e outros pontos a serem observados. 

Entendeu como é válido colocar em prática a segurança da informação dia a dia na sua empresa para conseguir a Certificação ISSO 27001? Convidamos você a curtir a nossa página no Facebook.

A eBox Digital


Uma destas empresas, certificadas com a ISO 27001 é a eBox Digital. Com ela você conta com um serviço adequado de segurança da informação e tem a certeza de que seus documentos estão protegidos. Isso porque para ser certificada a empresa precisa ser auditada, além de seguir uma série de normas técnicas.

Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520


Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais