Voltar para o blog

Porque é tão essencial otimizar o controle de documentos?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 26/01/2018
Porque é tão essencial otimizar o controle de documentos?

Produtividade

Normalmente, a rotina corporativa é muito corrida, o que faz com que alguns processos e protocolos acabem sendo deixados de lado para que se possa focar em atividades que precisam de um pouco mais de velocidade.Em meio a prazos curtos, responsabilidades que não podem ser negligenciadas e emergências, a organização pode ficar para depois. Isso faz com que atividades, como, por exemplo, o controle de documentos, possam ser penalizadas.Embora seja de grande importância, poucas pessoas geralmente se atentam para este tipo de assunto. Para entender melhor por que é necessário dar atenção ao controle de documentos, vale a pena conferir alguns dos tipos de prejuízos que a falta desse controle pode causar.

Diminuição da produtividade

Um documento que não é encontrado na hora correta, por mais simples que seja, gera diminuição de produtividade. Algo que poderia ter sido feito em um ou dois minutos, pode levar muito mais tempo. Lembre-se que tempo é um recurso extremamente caro para as empresas.Seja em arquivo físico ou digital, tudo que é guardado tem um motivo para não ter sido descartado. Muitas vezes, a falta do arquivo no momento adequado pode exigir que mais pessoas precisem ajudar na busca. Os minutos (ou até horas) gastos por todos para que se localize o item implicam em uso de tempo e de pessoal que, por sua vez, poderia cuidar de outras atividades.

Risco à segurança das informações

Outro problema sério que se pode ter quando há um descuido com o controle de documentos é o comprometimento da segurança das informações.Neste aspecto, há dois tipos de preocupações. A primeira delas é com a disseminação de dados sigilosos. O acesso controlado à informação precisa ser bem gerenciado para que vantagens competitivas e estratégias não sejam repassadas de forma a gerar danos ao negócio.O outro ponto de atenção é com relação à perda dos dados. Por extravio de documentos, má conservação ou desorganização, os documentos podem ficar indisponíveis e a falta da informação neles contida pode gerar grandes dores de cabeça, como o atraso de processos, a perda de garantias, entre outros.

Aumento de custo

Quando afirmamos que a falta de um documento acaba gerando a diminuição da produtividade, é preciso perceber também que, de uma forma ou de outra, há o aumento de custo da operação da companhia.O tempo perdido na procura por uma informação implica diretamente em recurso gasto indevidamente. Além disso, há também, em alguns casos, a necessidade de refazer procedimentos. Esse retrabalho drena horas de serviço que deveriam ser aplicadas em outras tarefas.Tudo isso sem mencionarmos a perda de oportunidades comerciais pela simples falta de certidões, alvarás, autorizações, protocolos, comprovantes, procurações e afins.Para otimizar o controle de documentos, evitar desperdícios de tempo e recursos e garantir um bom funcionamento da empresa, o ideal é adotar metodologias que garantam a organização e a rotina diárias.Existem soluções já pensadas e muito bem estruturadas para que a sua empresa tenha tranquilidade e que seja garantida a agilidade do dia a dia. Com segurança e eficiência, contar com a ajuda de quem é profissional no assunto vai fazer com que sua equipe consiga focar melhor no seu core business.Para compreender melhor como o controle de documentos pode ajudar a sua companhia a ter mais resultados, conheça agora três motivos para guardar seus documentos com a eBox.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética, vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor. Na eBox, atua conectando pessoas, estratégias e tecnologia para impulsionar inovação e crescimento.

Confira outros artigos

Artigo

eBox Explica

Artigo "A evolução da gestão de conteúdo nas empresas" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Equipes são mais estratégicas com a tecnologia a favor da gestão documental" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais