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Entenda o que é auditoria empresarial e fique atento ao seu negócio

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 16/07/2018
Entenda o que é auditoria empresarial e fique atento ao seu negócio

Gestão



Para sobreviver e ter sucesso no cenário de competição dos mercados que observamos atualmente, é fundamental ter cuidado para que os processos internos da empresa se desenvolvam da melhor forma possível. Nesse contexto, a auditoria empresarial se torna imprescindível e de grande valor.

É por meio dela que será possível aferir se tudo o que foi definido como estratégia é, de fato, executado na rotina de trabalho. Garantindo, assim, a segurança e a transparência das informações, além da sobrevivência, da rentabilidade e do bom relacionamento com sócios, acionistas, clientes e fornecedores. Quer saber mais sobre a auditoria empresarial? Então, continue a leitura para conferir!

Entenda o que é auditoria empresarial

A auditoria é uma atividade na qual um agente, interno ou externo, faz a análise cuidadosa e procedimental de determinada área ou dos processos de uma empresa, especialmente em relação a questões econômicas e contábeis. Para tanto, há a necessidade de levantar todas as informações, documentos e outras formas de registro para buscar eventuais irregularidades. Dessa forma, cabe ao auditor apresentar os resultados, os erros e os problemas encontrados e, se for o caso, sinalizar com opções para correção ou melhoria.

A auditoria interna é feita por funcionários da própria empresa, que podem ter especificamente a função de auditor ou mesmo ser designados temporariamente como tal, por meio da formação de comitês. Cabe a eles verificar se as diretrizes institucionais são, de fato, cumpridas. É um trabalho que deve ser feito continuamente. Já a auditoria externa é feita por um auditor independente, contratado especificamente para um projeto.

Durante um determinado período, esse profissional (ou empresa) especialista no assunto verificará todos os demonstrativos e registros e, após análise minuciosa, dará seu parecer a respeito do cenário financeiro e contábil. Para exercer essa função, é necessário ser certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Saiba como ela ajuda a minimizar os riscos

Embora não seja necessariamente comum, sempre há a possibilidade de que erros sejam cometidos. Alguns deles têm impactos menores, mas outros podem trazer inúmeros problemas para as empresas, incluindo prejuízos financeiros. A área fiscal é uma das mais críticas nesse sentido, pois as multas por atraso ou não recolhimento de tributos normalmente são muito altas — e podem comprometer todo o planejamento do fluxo de caixa.

Por isso, é tão importante verificar se os profissionais desse departamento trabalham de modo seguro, garantindo o cumprimento das obrigações. Outro destaque nesse sentido é a contabilidade. Erros e manobras contábeis põem em risco toda a credibilidade da empresa, inclusive com eventual responsabilização criminal dos encarregados. A auditoria é absolutamente importante para atestar que nenhum problema ocorrerá em relação a isso.

Potencialize as forças da empresa ao usá-la

Diferentemente do que podemos pensar em um primeiro momento, a auditoria não é um procedimento que serve apenas para apontar defeitos e criticar tudo o que é desenvolvido na empresa. Há, sim, a possibilidade de usá-la de modo estratégico como base para seu crescimento, ou mesmo, como instrumento de mudança positiva, se assim for necessário.

Quando identificamos os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa, temos a chance de melhorar aquilo que não está bom — por exemplo, quando conseguimos diminuir os gastos do passivo tributário e sobram recursos para investir em outras áreas da organização.

Faça esse procedimento sempre que possível

É importante se desfazer da ideia de que uma auditoria só é necessária quando a situação está ruim. Esse processo visa garantir o bom andamento das atividades, então, não há razões para que não seja feito nos momentos que a empresa está bem. Muito pelo contrário: por meio da auditoria, é possível assegurar que a evolução ocorra de forma contínua.

Quanto mais processos sua empresa tiver, maior deve ser sua capacidade de controlar o modo como as atividades são feitas, bem como o gerenciamento de documentos e outros registros. Então, é importante refletir sobre a maturidade dos profissionais envolvidos e sobre a existência de normas e procedimentos adequados a cada uma das atividades desenvolvidas. Caso sejam identificadas falhas, o estabelecimento da auditoria se torna primordial e urgente.

Como saber se a sua empresa precisa de auditoria empresarial

Como já foi dito, uma auditoria empresarial pode ser solicitada mesmo na inexistência de qualquer demanda. Nesse sentido, algumas empresas erram ao não fazer esse procedimento, correndo o risco de no futuro não estarem em plena conformidade com as normas e legislações vigentes.

O Brasil é conhecido por ter uma infinidade de dispositivos que requerem atenção das empresas, reforçando ainda mais a necessidade de uma auditoria de caráter preventivo. A seguir, acompanhe algumas outras situações que demandam uma auditoria empresarial.

Compra e venda de empresas

O intuito dessa auditoria é verificar se a empresa tem débitos e pendências de caráter fiscal, trabalhista ou tributário. Com esse acompanhamento, é possível saber se o procedimento de compra e venda será viável e rentável para as partes envolvidas. Além disso, os passivos e os ativos do negócio são averiguados, bem como é feito um levantamento da situação da empresa quanto à sua conformidade com a legislação.

Instrumentos contratuais

Contratos também são contemplados na auditoria empresarial. Dentre os objetivos desse acompanhamento estão a observância de prazos e obrigações, bem como a identificação de quaisquer irregularidades de caráter trabalhista, fiscal ou previdenciário.

Com isso, a empresa consegue reduzir bastante os riscos judiciais que poderiam surgir no futuro, implicando em gastos adicionais que podem se tornar proibitivos ao negócio. Quando a companhia já tem um certo porte, a auditoria se faz de extrema importância, visto que contratos podem ser firmados sem o pleno conhecimento do dono acerca de cláusulas, obrigações e prazos.

Legislação trabalhista

Assim como em relação aos contratos, a auditoria voltada para a legislação trabalhista pode implicar na redução de custos presentes ou futuros para o negócio. Vale destacar que esse procedimento também pode ser feito preventivamente, evitando que a companhia tenha um histórico de pendências trabalhistas. A gestão de horas extras é um exemplo de problema corriqueiro nas empresas que pode ser corrigido por meio de uma auditoria.

Saiba o tempo de duração de uma auditoria empresarial

Quanto maior a empresa e a quantidade de departamentos, mais tempo será demandado na auditoria empresarial. No entanto, é possível especificar a duração de alguns procedimentos, como no caso da legislação trabalhista.

Para empresas de médio porte, o acompanhamento de todos os documentos e demais informações leva em torno de três meses. Também, vale frisar que o tempo previsto para a auditoria não pode ser previamente estipulado, visto que podem surgir diversas particularidades ao longo de todo o procedimento.

Conheça os motivos pelos quais a auditoria empresarial é positiva

A auditoria proporciona inúmeros benefícios às empresas e aos colaboradores, independentemente se for aplicada no todo ou somente em algumas áreas. Isso ocorre porque ela garante a qualidade dos processos que são feitos. Continue a leitura, pois vamos explicar as principais vantagens desse investimento!

Maior transparência

As empresas que fazem a auditoria empresarial mostram que são cuidadosas com suas informações e que prezam pela qualidade e veracidade. Ela é bastante usada em casos de incorporações, aquisições ou dissoluções de organizações. Isso porque os auditores se preocupam com a aplicação das normas contábeis e com as legislações vigentes.

As empresas de capital aberto são obrigadas a fazer a auditoria anualmente, pois isso possibilita a melhoria da imagem junto ao mercado e aos acionistas. Assim, todos conhecem e entendem os registros e as demonstrações contábeis, além dos controles internos da empresa. Dessa forma, a organização é bem-vista pelos investidores, pois eles sabem que os dados divulgados são corretos, que existe uma boa gestão e que não há fraudes.

Redução de falhas

É importante contar com a ajuda de profissionais desvinculados do seu negócio, para que eles façam uma análise crítica da operação. Dessa forma, as informações prestadas estarão livres de vícios gerados por algum funcionário e garantem que a empresa seja confiável. Assim, a diretoria consegue identificar os pontos fracos e os problemas da gestão empresarial, como um gargalo na produção não visto pelo gestor.

Uma das áreas que apresenta muitos erros é a fiscal. Por mais que a empresa tenha um planejamento tributário e que a diretoria saiba que esse setor é essencial, geralmente ele é negligenciado. Para evitar que aconteçam erros ou até mesmo fraudes, é importante analisar os controles e conferir a credibilidade dos dados apresentados com a realidade da empresa.

Processos otimizados

De nada adianta criar normas, políticas e procedimentos internos sem que eles sejam seguidos. Por isso, é importante fazer auditorias recorrentes para assegurar que os processos sejam cumpridos e que a missão e os valores sejam respeitados e colocados em prática na rotina da empresa.

A auditoria ajuda a melhorar os procedimentos, aprofundando o conhecimento a respeito dos processos e controles internos, bem como define os riscos que podem impactar a governança corporativa e o compliance. Além disso, cria meios para a fiscalização, garantindo a sua conformidade e evitando fraudes, falta de ética e até mesmo corrupção.

Identificação de oportunidades de melhoria

É importante lembrar de que a auditoria não serve só para apontar erros, mas também para melhorar os processos internos após a identificação das falhas. Com isso mapeado, fica muito mais fácil otimizar esses pontos a fim de contribuir para o crescimento da empresa. Por esse motivo, geralmente ela é feita antes de grandes mudanças, como nos processos de aquisição e fusão.

Além disso, alguns problemas reais e potenciais podem colocar a empresa em risco. Dessa maneira, a diretoria pode implementar melhorias ou eliminar esses gargalos para tornar os processos eficazes e confiáveis. Otimizando, assim, os recursos internos e aumentando o desempenho dos colaboradores.

Além das vantagens citadas, também podemos dizer que a auditoria empresarial é benéfica no sentido de:

  • possibilitar a expansão do negócio de forma sustentável e com excelência na gestão;
  • implementação de boas práticas;
  • os pontos fracos da empresa são detectados, contribuindo para melhorias e ajustes.

Conforme vimos ao longo do texto, o processo de auditoria empresarial é de grande importância e pode ser fundamental na hora de determinar o sucesso de uma empresa. Além disso, vale enfatizar que ela deve ser feita mesmo antes de surgir uma necessidade, o que contribui, entre outras coisas, para a otimização de processos e pode aumentar as chances de o negócio se expandir. Portanto, esse tipo de trabalho é capaz de diminuir significativamente as possibilidades de riscos, além de melhorar a capacidade de gestão e a tomada de decisão.

De que forma a sua empresa lida com a auditoria empresarial? Deixe nos comentários suas opiniões a respeito!



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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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