Voltar para o blog

Entenda o que é auditoria empresarial e fique atento ao seu negócio

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 16/07/2018
Entenda o que é auditoria empresarial e fique atento ao seu negócio

Gestão

Para sobreviver e ter sucesso no cenário de competição dos mercados que observamos atualmente, é fundamental ter cuidado para que os processos internos da empresa se desenvolvam da melhor forma possível. Nesse contexto, a auditoria empresarial se torna imprescindível e de grande valor.
É por meio dela que será possível aferir se tudo o que foi definido como estratégia está sendo, de fato, executado na rotina do trabalho. Garantindo, assim, a segurança e a transparência das informações, além da sobrevivência, da rentabilidade e do bom relacionamento com sócios, acionistas, clientes e fornecedores. Quer saber tudo sobre a auditoria empresarial? Então, continue a leitura para conferir!

Entenda o que é auditoria empresarial

A auditoria é uma atividade em que um agente, interno ou externo, realiza a análise cuidadosa e procedimental de determinada área ou dos processos de uma empresa, especialmente no que tange às questões econômicas e contábeis. Para tanto, há a necessidade de levantar todas as informações, documentos e outras formas de registros para buscar por eventuais irregularidades. Dessa forma, cabe ao auditor apresentar os resultados, os erros e os problemas encontrados e, se for o caso, sinalizar com opções para correção ou melhoria. A auditoria interna é feita por funcionários da própria empresa, que podem ter especificamente a função de auditor ou mesmo ser designados temporariamente como tal, por meio da formação de comitês. Cabe a eles verificar se as diretrizes institucionais estão sendo, de fato, cumpridas. É um trabalho que deve ser feito continuamente. Já a auditoria externa é realizada por um auditor independente, contratado especificamente para um projeto. Durante um determinado período, esse profissional (ou empresa) especialista no assunto verificará todos os demonstrativos e registros e, após análise minuciosa, dará seu parecer a respeito do cenário financeiro e contábil. Para exercer essa função, é necessário ser certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Saiba como ela ajuda a minimizar os riscos

Embora não seja necessariamente comum, sempre há a possibilidade de que erros sejam cometidos. Alguns deles têm impactos menores, mas outros podem trazer inúmeros problemas para as empresas, incluindo prejuízos financeiros. A área fiscal é uma das mais críticas nesse sentido, pois as multas por atraso ou não recolhimento de tributos normalmente são muito altas — e podem comprometer todo o planejamento do fluxo de caixa. Por isso, é tão importante verificar se os profissionais desse departamento estão trabalhando de modo seguro, garantindo o cumprimento das obrigações. Outro destaque nesse sentido é a contabilidade. Erros e manobras contábeis põem em risco toda a credibilidade da empresa, inclusive com eventual responsabilização criminal dos encarregados. A auditoria é absolutamente importante para atestar que nenhum problema ocorrerá em relação a isso.

Potencialize as forças da empresa ao utilizá-la

Diferentemente do que podemos pensar em um primeiro momento, a auditoria não é um procedimento que serve apenas para apontar defeitos e criticar tudo o que está sendo desenvolvido na empresa. Há sim a possibilidade de utilizá-la de modo estratégico como base para seu crescimento, ou mesmo como instrumento de mudança positiva, se assim for necessário. Quando identificamos os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa, temos a chance de melhorar aquilo que não está bom — por exemplo, quando conseguimos diminuir os gastos do passivo tributário e sobram recursos para investir em outras áreas da organização.

Realize esse procedimento sempre que possível

É importante se desfazer da ideia de que uma auditoria só é necessária quando a situação está ruim. Esse processo visa garantir o bom andamento das atividades, então, não há razões para que não seja realizado nos momentos em que a empresa está bem. Muito pelo contrário: por meio da auditoria, é possível assegurar que a evolução ocorra de forma contínua. Quanto mais processos sua empresa tiver, maior deve ser sua capacidade de controlar o modo como as atividades são realizadas, bem como o gerenciamento de documentos e outros registros. Então, é importante refletir sobre a maturidade dos profissionais envolvidos e sobre a existência de normas e procedimentos adequados a cada uma das atividades desenvolvidas. Caso sejam identificadas falhas, o estabelecimento da auditoria se torna primordial e urgente.

Conheça os motivos pelos quais a auditoria empresarial é positiva

A auditoria proporciona inúmeros benefícios às empresas e aos colaboradores, independentemente se for aplicada no todo ou somente em algumas áreas. Isso ocorre porque ela garante a qualidade dos processos que estão sendo realizados. Continue a leitura, pois vamos explicar as principais vantagens desse investimento!

Maior transparência

As empresas que fazem a auditoria empresarial mostram que são cuidadosas com suas informações e que prezam pela qualidade e veracidade. Ela é bastante usada em casos de incorporações, aquisições ou dissoluções de organizações. Isso porque os auditores se preocupam com a aplicação das normas contábeis e com as legislações vigentes. As empresas de capital aberto são obrigadas a fazer a auditoria anualmente, pois isso possibilita a melhoria da imagem junto ao mercado e aos acionistas. Assim, todos conhecem e entendem os registros e as demonstrações contábeis, além dos controles internos da empresa. Dessa forma, a organização é bem-vista pelos investidores, pois eles sabem que os dados divulgados são corretos, que existe uma boa gestão e que não há fraude.

Redução de falhas

É importante contar com a ajuda de profissionais desvinculados do seu negócio para que eles façam uma análise crítica da operação. Dessa forma, as informações prestadas estarão livres de vícios gerados por algum funcionário e garantem que a empresa seja confiável. Assim, a diretoria consegue identificar os pontos fracos e os problemas da gestão empresarial, como um gargalo na produção não visto pelo gestor. Uma das áreas que apresenta muitos erros é a fiscal. Por mais que a empresa tenha um planejamento tributário e que a diretoria saiba que esse setor é essencial, geralmente ele é negligenciado. Para evitar que aconteçam erros ou até mesmo fraudes, é importante analisar os controles e conferir a credibilidade dos dados apresentados com a realidade da empresa.

Processos otimizados

De nada adianta criar normas, políticas e procedimentos internos sem que eles sejam seguidos. Por isso, é importante realizar auditorias recorrentes para assegurar que os processos estão sendo cumpridos e que a missão e os valores são respeitados e colocados em prática na rotina da empresa. A auditoria ajuda a melhorar os procedimentos, aprofundando o conhecimento a respeito dos processos e controles internos, bem como define os riscos que podem impactar a governança corporativa e o compliance. Além disso, cria meios para a fiscalização, garantindo a sua conformidade e evitando fraudes, falta de ética e até mesmo a corrupção.

Identificação de oportunidades de melhoria

É importante lembrar que a auditoria não serve só para apontar erros, mas também para melhorar os processos internos após a identificação das falhas. Com isso mapeado, fica muito mais fácil otimizar esses pontos a fim de contribuir para o crescimento da empresa. Por esse motivo, geralmente ela é realizada antes de grandes mudanças, como nos processos de aquisição e fusão. Além disso, alguns problemas reais e potenciais podem colocar a empresa em risco. Dessa maneira, a diretoria pode implementar melhorias ou eliminar esses gargalos para tornar os processos eficazes e confiáveis. Otimizando, assim, os recursos internos e aumentando o desempenho dos colaboradores. Como mencionamos, o processo de auditoria empresarial é muito importante e pode ser fundamental para determinar o sucesso de uma empresa. Portanto, esse tipo de trabalho é capaz de diminuir significativamente as possibilidades de riscos, além de melhorar a capacidade de gestão e a tomada de decisão. De que forma a sua empresa lida com a auditoria empresarial? Deixe nos comentários suas opiniões a respeito!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa

Gestão

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa
Leia mais
Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?
Leia mais