Voltar para o blog

Confira 4 dicas indispensáveis para a organização de almoxarifado

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 31/12/2020
Confira 4 dicas indispensáveis para a organização de almoxarifado

Organização

A organização de almoxarifado é de suma importância para manter todos os processos em ordem e, consequentemente, otimizar o trabalho de toda a equipe. É fundamental ter em mente que os produtos presentes no almoxarifado representam parte do investimento da empresa, por isso eles precisam receber a atenção necessária para não gerar prejuízos.

Quando bem administrado, o almoxarifado se torna um excelente aliado para o sucesso do negócio, uma vez que ele garante que a empresa “funcione” corretamente, reduzindo ao máximo equívocos que podem comprometer tanto a rotina de trabalho quanto a satisfação do cliente final.

Para ajudar você, listamos neste artigo 4 dicas indispensáveis para manter o almoxarifado da sua empresa organizado. Confira!

1. Mantenha o ambiente limpo

Embora pareça uma dica simples, muitas pessoas negligenciam a limpeza do almoxarifado e isso faz com que as mercadorias sofram avarias, ocasionando prejuízos à empresa. Tomar os cuidados com a higiene do local é fundamental para eliminar o acúmulo de objetos desnecessários que apenas abarrotam o ambiente.

Analise a possibilidade de designar uma pessoa responsável para manter o almoxarifado limpo, a fim de otimizar a produtividade dos colaboradores, a logística e organização da empresa.

2. Garanta um espaço ideal

Se você tem poucos materiais para guardar, não há necessidade de fazer uso de um galpão gigante, certo? Analise a quantidade de mercadorias para então decidir qual é a estrutura ideal que contribuirá para a organização do almoxarifado.

Além disso, é importante planejar um layout e, com base nessas informações, organizar prateleiras e outros elementos essenciais que tornarão o espaço mais organizado. Lembre-se de que o local também precisa ser bem arejado, iluminado, dedetizado e, de preferência, com paredes impermeabilizadas.

3. Faça um inventário do almoxarifado

O inventário tem como objetivo controlar corretamente os produtos pertencentes a uma empresa. Por meio dele, é possível ter acesso a números exatos no que se refere aos itens armazenados na organização. Sem o inventário, você corre o risco de tomar suas decisões com base em números irreais e trabalhar com estoques flutuantes.

As ações do inventário não podem ser realizadas por qualquer pessoa. Elas exigem conhecimento de profissionais treinados e capacitados para que a contagem seja feita corretamente e não prejudique o desempenho do negócio.

4. Faça uso da tecnologia

Para ter certeza de que você terá um almoxarifado organizado, o investimento em tecnologia se faz indispensável. Os softwares de gestão ajudam a integrar os setores de compra, armazenamento e distribuição, facilitando, assim, a rotina da empresa e, ao mesmo tempo, otimizando os processos, tornando-os mais ágeis, precisos e eficientes.

Investir em inovação ajuda a melhorar a produtividade da sua equipe e, inclusive, incentiva o crescimento da sua empresa de maneira sustentável.

Ao colocar essas dicas em prática, você conseguirá resolver diversos problemas, como falta ou abarrotamento de estoque, perdas por validade e avarias e falhas no recebimento e entrega de produtos. A organização de almoxarifado lhe dá mais autonomia para tomar decisões rápidas e precisas, a fim de melhorar constantemente os resultados do negócio.

A eBox pode auxiliar você na gestão de documentos de forma tecnológica. Ela é uma uma empresa de guarda e gestão documental. Além disso, oferece produtos e serviços para guarda documentos físicos e digitais, fazem a organização, indexação, digitalização de acervos físicos e disponibilizam em Software GED para otimizar a rotina da sua empresa.

Quer ter acesso a mais dicas incríveis como essas? Assine a nossa newsletter que enviaremos as novidades do nosso blog diretamente no seu e-mail!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais