Voltar para o blog

Confira 4 dicas indispensáveis para a organização de almoxarifado

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 31/12/2020
Confira 4 dicas indispensáveis para a organização de almoxarifado

Organização

A organização de almoxarifado é de suma importância para manter todos os processos em ordem e, consequentemente, otimizar o trabalho de toda a equipe. É fundamental ter em mente que os produtos presentes no almoxarifado representam parte do investimento da empresa, por isso eles precisam receber a atenção necessária para não gerar prejuízos.

Quando bem administrado, o almoxarifado se torna um excelente aliado para o sucesso do negócio, uma vez que ele garante que a empresa “funcione” corretamente, reduzindo ao máximo equívocos que podem comprometer tanto a rotina de trabalho quanto a satisfação do cliente final.

Para ajudar você, listamos neste artigo 4 dicas indispensáveis para manter o almoxarifado da sua empresa organizado. Confira!

1. Mantenha o ambiente limpo

Embora pareça uma dica simples, muitas pessoas negligenciam a limpeza do almoxarifado e isso faz com que as mercadorias sofram avarias, ocasionando prejuízos à empresa. Tomar os cuidados com a higiene do local é fundamental para eliminar o acúmulo de objetos desnecessários que apenas abarrotam o ambiente.

Analise a possibilidade de designar uma pessoa responsável para manter o almoxarifado limpo, a fim de otimizar a produtividade dos colaboradores, a logística e organização da empresa.

2. Garanta um espaço ideal

Se você tem poucos materiais para guardar, não há necessidade de fazer uso de um galpão gigante, certo? Analise a quantidade de mercadorias para então decidir qual é a estrutura ideal que contribuirá para a organização do almoxarifado.

Além disso, é importante planejar um layout e, com base nessas informações, organizar prateleiras e outros elementos essenciais que tornarão o espaço mais organizado. Lembre-se de que o local também precisa ser bem arejado, iluminado, dedetizado e, de preferência, com paredes impermeabilizadas.

3. Faça um inventário do almoxarifado

O inventário tem como objetivo controlar corretamente os produtos pertencentes a uma empresa. Por meio dele, é possível ter acesso a números exatos no que se refere aos itens armazenados na organização. Sem o inventário, você corre o risco de tomar suas decisões com base em números irreais e trabalhar com estoques flutuantes.

As ações do inventário não podem ser realizadas por qualquer pessoa. Elas exigem conhecimento de profissionais treinados e capacitados para que a contagem seja feita corretamente e não prejudique o desempenho do negócio.

4. Faça uso da tecnologia

Para ter certeza de que você terá um almoxarifado organizado, o investimento em tecnologia se faz indispensável. Os softwares de gestão ajudam a integrar os setores de compra, armazenamento e distribuição, facilitando, assim, a rotina da empresa e, ao mesmo tempo, otimizando os processos, tornando-os mais ágeis, precisos e eficientes.

Investir em inovação ajuda a melhorar a produtividade da sua equipe e, inclusive, incentiva o crescimento da sua empresa de maneira sustentável.

Ao colocar essas dicas em prática, você conseguirá resolver diversos problemas, como falta ou abarrotamento de estoque, perdas por validade e avarias e falhas no recebimento e entrega de produtos. A organização de almoxarifado lhe dá mais autonomia para tomar decisões rápidas e precisas, a fim de melhorar constantemente os resultados do negócio.

A eBox pode auxiliar você na gestão de documentos de forma tecnológica. Ela é uma uma empresa de guarda e gestão documental. Além disso, oferece produtos e serviços para guarda documentos físicos e digitais, fazem a organização, indexação, digitalização de acervos físicos e disponibilizam em Software GED para otimizar a rotina da sua empresa.

Quer ter acesso a mais dicas incríveis como essas? Assine a nossa newsletter que enviaremos as novidades do nosso blog diretamente no seu e-mail!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais