Voltar para o blog

Você não pode perder 3 dicas para fazer uma avaliação de desempenho ideal

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 25/02/2019
Você não pode perder 3 dicas para fazer uma avaliação de desempenho ideal

Produtividade

Intensificar os resultados da empresa e conseguir explorar o potencial dos colaboradores de forma eficiente é um dos maiores desafios dos gestores, que buscam ferramentas como a avaliação de desempenho para garantir o desenvolvimento das habilidades e produtividade de cada um.Por isso, é importante compreender o que é a avaliação de desempenho e como sua aplicação pode trazer diversos benefícios para a empresa, desde que seja feita de forma metódica, com objetivos claros e seguindo um método objetivo.Explicamos agora o que é e qual a importância e também trazemos algumas dicas para realizar a avaliação dos colaboradores de sua empresa. Veja mais abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é e qual a importância da avaliação de desempenho

Como destacamos, potencializar os resultados dos colaboradores é uma das maneiras mais eficientes e de maior custo-benefício para garantir que a empresa atinja resultados melhores e, por isso, avaliar o desempenho é fundamental para conseguir atingir esse objetivo.Ela consiste no uso de ferramentas específicas de avaliação, por meio de métodos avaliativos, que dão ao gestor maior clareza das habilidades e necessidades de cada colaborador, permitindo uma tomada de decisão mais objetiva e baseada em dados.

Conheça algumas dicas para realizar a avaliação de desempenho dos colaboradores

Apresentamos agora algumas dicas que permitem realizar a avaliação de desempenho de seus colaboradores de forma otimizada e com resultados melhores. Confira!

1. Utilize ferramentas próprias para avaliação de desempenho

Existem ferramentas que permitem avaliar o desempenho dos colaboradores de acordo com critérios pré-estabelecidos, dando ao gestor maior clareza dos resultados e fazendo com que seja mais fácil compreender as necessidades de cada colaborador.Além de fazer com que a avaliação de desempenho seja mais eficiente, o uso de ferramentas próprias para a tarefa também reduz a margem de erro das avaliações e garante um processo avaliativo mais seguro, transparente e com dados confiáveis.

2. Defina qual será o método utilizado para avaliação

Também é importante que seja definido qual o método de avaliação utilizado, isto é, se será qualitativo ou quantitativo e quais as métricas a serem acompanhadas e avaliadas com relação ao desempenho dos colaboradores.Com isso, é possível obter dados que permitam ao gestor entender e comparar o desempenho dos colaboradores, identificar quais as dificuldades e pontos de melhoria, assim como os pontos fortes e as habilidades individuais.

3. Ofereça feedbacks construtivos aos colaboradores

Toda avaliação de desempenho deve ser feita de forma a oferecer um feedback construtivo e objetivo para o colaborador, visando permitir o desenvolvimento das habilidades necessárias para o crescimento profissional.Como é possível perceber, a avaliação de desempenho é um dos processos mais importantes para a empresa e representa um grande papel na gestão de pessoas e desenvolvimento e retenção de talentos, sendo forte aliada da empresa na busca por resultados cada vez melhores.O que você achou de entender a importância da avaliação de desempenho e de nossas dicas para realizá-la com sucesso? Se gostou, aproveite e veja quais os cuidados necessários para a gestão de documentos de RH!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais