Voltar para o blog

Software para gestão de contratos: entenda a importância

Bruno Lacerda
Bruno Lacerda 15/01/2025
Software para gestão de contratos: entenda a importância

Tendências


Os contratos são os pilares de qualquer tipo de negócio. Isso faz com que todo o processo que envolve esses documentos seja tratado de maneira eficiente. No entanto, não é o que acontece em muitos casos. Por esse motivo, nos próximos parágrafos vamos explicar os benefícios de contar com um software para gestão de contratos

Além dos benefícios, vamos explicar ainda o que é um software para gestão de contratos, como ele funciona e muitas outras características. Acompanhe!

Entenda o que é um software para gestão de contratos

Atualmente, as empresas contam com a ajuda de softwares, independentemente do tamanho que elas possuam, porque o recurso tecnológico nada mais é do que um programa de computador que foi criado com o objetivo de colaborar para que o gerenciamento digital de um contrato seja feito de maneira eficiente. 

Com esse recurso, ficará fácil acompanhar desde o surgimento do documento, que envolve tanto o pedido de uma minuta, até chegar às fases mais avançadas que vão até mesmo a renovação daqueles que estão em vigor. 

No caso do software para gestão de contratos, o foco estará em fazer com que todas as atividades e responsabilidades que envolvem esse documento ganhem:

  • facilidade

  • agilidade

  • maior segurança

O programa será capaz de mostrar toda a vida desse contrato, ou seja, desde a sua concepção quando o setor comercial pede que o departamento jurídico redija o documento, até o momento em que ele já precisa ser renovado. Todas essas etapas devem ser contempladas. 

Há diferença entre uma planilha e um software de gestão de contratos?

É comum as pessoas acharem, ainda que de forma errada, que uma planilha de gestão de contratos é a mesma coisa que um software de gestão de contratos. No entanto, elas são completamente diferentes. 

É comum ainda confundirem com as ferramentas que a empresa utiliza para fazer a assinatura digital em documentos. 

A planilha é um recurso que o departamento jurídico, pode, se quiser, utilizar para fazer a listagem dos contratos. No entanto, o armazenamento dos arquivos é feito na nuvem ou em uma pasta no servidor da empresa. 

Fato é que o uso de:

São elementos que vão colaborar para a digitalização de documentos, porém não são eles quem vão tornar o trabalho tanto unificado como automatizado. Esses recursos são importantes a fim de garantir que sejam feitos controles paralelos aliados aos e-mails que também serão muito úteis em todo o processo. 

Apesar disso, só as planilhas e a nuvem, mesmo sendo importantes, elas poderão não ser suficientes e evidenciarão a necessidade de contar com um software para gestão de contratos. 

Saiba quais são as funcionalidades de um software para gestão de contratos

Acima, falamos que planilhas não são a mesma coisa que um software para gestão de contratos. Agora, vamos trazer todas as funcionalidades que a utilização desse programa oferece ao cotidiano de uma empresa. 

Fazer a gestão de contratos de forma massiva

É possível saber quais são os contratos que sua empresa tem em vigência? Quantas pessoas do departamento jurídico estão trabalhando diuturnamente na gestão desses documentos?

Fato é que conforme uma empresa cresce, o aumento dos contratos a serem gerenciados também aumenta. Por isso, a presença de um software para gestão de contratos será a melhor maneira de acompanhar tudo isso de maneira massiva. 

Com o uso do recurso tecnológico, é possível evitar as falhas que são comuns quando se precisa lidar com muitos papéis aconteçam e, mais do que isso, é possível direcionar a ação humana para ações estratégicas, deixando assim que a tecnologia se encarregue de fazer as tarefas repetitivas. 

Isso quer dizer que com o aumento do número de contratos, o departamento jurídico precisará dar maior atenção para avaliar as cláusulas que envolvem a realização dele como também a negociação com os clientes tanto internos como externos.

Em um contexto como este, o software de gestão de contratos passará a ser usado para a criação de modelos de contrato ou para o acompanhamento dos prazos. 

Software promove a redução dos custos operacionais

Além do software para gestão de contratos fazer a gestão massiva, com o recurso tecnológico ainda será possível reduzir gastos, mas como isso é possível? 

A redução de custos vão acontecer, porque é muito mais viável economicamente manter um programa do que uma equipe dedicada somente a isso, porque os custos com o pessoal envolvem 

  • remuneração

  • encargos trabalhistas

  • disponibilização de equipamentos

O que já não incide sobre o software e, além disso, tem ainda o custo operacional que é a demora não só na confecção dos contratos como ainda na assinatura e pode acontecer ainda o custo quando o prazo de renovação é perdido. 

O uso do software para gestão de contratos vai fazer com que a sua equipe tenha mais produtividade e as resoluções ganhem celeridade contribuindo assim com as contas de sua empresa. 

Manutenção dos dados dos contratos ganham maior segurança

Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, a manutenção dos dados seguros passou a ser um tema de fundamental importância para a gestão de uma empresa, ainda mais, porque há possibilidade das empresas receberem sanções.

Por isso, a utilização do software para gestão de contratos é uma alternativa extremamente benéfica, porque vai possibilitar que os dados sejam unificados. Além disso, faz com que tudo seja devidamente registrado e o acesso seja controlado. 

Outra funcionalidade é que com o software a criptografia está presente, fazendo com que o acesso de pessoas não autorizadas seja ainda mais difícil. Com isso, a empresa vai estar pronto para atender as diretrizes para tratar os dados que a LGPD exige que entre elas está: 

  • anonimizar

  • eliminar

  • bloquear ou eliminar os dados pessoais

Com o software para gestão de contratos, todos os dados de 

  • clientes

  • colaboradores

  • forneceiros

  • parceiros

Não ficam mais circulando por e-mail, chats e planilhas, porque agora estão guardados e seguros em um programa que é próprio para isso e que atende todos os requisitos. 


Software para gestão de contratos garante operação da empresa

O dia a dia de uma empresa pode ser seriamente impactado quando os erros de renovação de contrato acontecem. Outro problema grave é o fato desses documentos apresentarem irregularidade, porque eles podem resultar em multas ou em um passivo que vai impactar nas finanças. 

Diante dessas situações graves, o software para gestão de contratos apresenta a funcionalidade de garantir que as operações cotidianas aconteçam e não tragam situações difíceis de serem resolvidas. 

Com o recurso, as empresas passam a fazer o controle dos documentos e dos ativos presentes nos contratos e isso garante que o crescimento aconteça de forma orgânica, mas também possibilita o recebimento ou a realização de investimentos para que a operação seja escalada. 

Conheça as diferenças entre a gestão de contratos que é feito com a utilização de software e sem o recurso tecnológico

A adoção do software para gestão de contratos no dia a dia da sua empresa é a garantia na redução de custos, de tempo e, ainda, fazer com que essa gestão seja segura. Sem contar que se o recurso tecnológico estiver interligado a outros departamentos e setores, a comunicação entre as partes será ainda mais eficiente. 

Agora, neste tópico, vamos pontuar quais são as vantagens de apostar nessa melhoria para sua empresa. 

Entenda como funciona o passo a passo sem um software

Quando a empresa não faz uso de um software, as solicitações são feitas por meio de e-mails ou ofícios pedindo que o departamento faça uma análise. O que acontece é que eles nem sempre vão contar com a estrutura correta, assim o departamento jurídico vai precisar entrar em contato para buscar todas as informações necessárias. 

Feito isso, será preciso que os contratos sejam elaborados e aprovados para depois serem impressos e assinados  pessoalmente por todas as partes envolvidas. Em alguns casos, é possível ainda recorrer a uma plataforma para assinatura digital que não está integrada com a que a empresa já usa. 

Se tudo correr bem, em alguns dias, todas as partes terão assinado o arquivo físico e será necessário guardar o documento digital no servidor ou o que foi impresso. 

Para fazer a gestão, a empresa faz uso só de uma planilha e a equipe precisa preencher e checar todas as informações, dia após dia, porque ela não tem capacidade de enviar nenhum aviso.  

E, para localizar o documento, seja o arquivo digital ou físico, o departamento precisará contar com um armazenamento padrão, mas quando for necessário fazer alguma busca, o processo será bem demorado, pois o mecanismo usado não é próprio para isso. 


Passo a passo da gestão de contratos que conta um software especializado

Quando a empresa utiliza um software para gestão de contratos, a confecção do documento tem início por meio do preenchimento de um formulário que é padrão e que está no sistema disponível. 


Nele, já constam todas as informações que são necessárias para que as minutas ou contratos sejam elaborados. Fato é que cada tipo de contrato já exige informações específicas, mas o sistema conta as configurações adequadas. 

O fluxo de aprovação pode contar com vários níveis e diferentes gestores, mas isso acontece dentro do sistema. A partir do momento em que todos os requisitos para que o documento seja aprovado são cumpridos, a minuta vai ser encaminhada para o workflow de assinatura e ela pode ser híbrida ou digital. 

Se a empresa contar com a assinatura digital dentro do software, o jurídico vai conseguir acompanhar todas as etapas e saberá quando todos os envolvidos assinaram para poder arquivar o documento no software. 

Além de todas as etapas anteriores, no software para gestão de contratos será possível emitir alertas para: 

  • aviso de prazos

  • obrigações

  • exigências

  • pagamentos

Por meio do recurso ainda é possível que sejam feitas buscas usando palavras-chaves para encontrar determinado contrato de forma simples e prática, garantindo assim maior agilidade nas renovações ou na criação de aditivos.

Como saber se chegou o momento da empresa usar um software para gestão de contratos?

Acima, falamos sobre as diferenças entre o uso ou não de um software para gestão de contratos. Agora, vamos listar 5 dificuldades comuns ao cotidiano de uma companhia que ainda não utiliza o recurso e que pode ter esses problemas rapidamente resolvidos. 

  • Erros na elaboração e minutas sem padrão: os departamentos jurídicos sofrem com a falta de padrão, pois cada criação acaba não tendo o mesmo cabeçalho, fonte e rodapé. Além disso, eles costumam vir com erros de digitação e sem cláusulas consideradas fundamentais

  • Processos de revisão, aprovação e assinatura lentos: um contrato simples costuma demorar e muito, porque as pessoas ficam trocando diversos e-mails até a conclusão.

  • Perda de prazos: um dos principais problemas é a perda dos prazos, porque como o monitoramento é feito de forma manual, infelizmente é possível que uma data acabe sendo esquecida. Além disso, quando se faz a gestão na planilha, mesmo sabendo do prazo, não há como solicitar a renovação com a antecedência necessária.

  • Controle de obrigações e exigíveis apresentam dificuldades: outro problema com o uso da planilha é que não é possível que as obrigações que constam no documento sejam controladas e isso só vai ser observado muito tempo depois gerando transtornos. 

  • Armazenamento de documentos feito de forma insegura: a empresa que não opta pelo software acaba não dando toda a segurança necessária no arquivamento dos documentos, porque ela não consegue comprovar quem acessou e quando tal documento. Sem contar que não há como garantir que os documentos não sejam copiados e protegidos. 

eBox é a melhor escolha para quem busca um software para gestão de contratos

Com certeza, o que as empresas não querem é ter todos os problemas mencionados acima. Por esse motivo, contar com a eBox é a solução, pois ela entrega um software para gestão de contratos conforme a necessidade da sua empresa e atendendo todas as normas necessárias. 

Por isso, entre em contato agora mesmo para que não só os custos de sua empresa com a gestão de documentos seja reduzida como para fazer com que os serviços sejam executados com maior eficiência e transparência.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Bruno Lacerda
Escrito por

Bruno Lacerda

Possui mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo conquistado certificações relevantes ao longo da carreira. Lidera a área de tecnologia da eBox, garantindo eficiência e inovação.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais