Voltar para o blog

Como fazer assinatura eletrônica: guia completo

Bruno Lacerda
Bruno Lacerda 20/12/2024
Como fazer assinatura eletrônica: guia completo

Transformação Digital


Como fazer assinatura eletrônica? Esse, sem dúvida, é um questionamento muito comum para pessoas que lidam diariamente com um volume grande de documentos. No mercado, existem diferentes recursos, porém nosso objetivo por meio deste conteúdo é ajudar a tornar esse processo não só ágil como também eficiente para toda a sua organização. 

Por esse motivo, nos próximos tópicos vamos explicar o que é uma assinatura eletrônica, como fazer a assinatura eletrônica, os benefícios de usar a tecnologia, entre outras características. Acompanhe!

O que é uma Assinatura Eletrônica?

Antes de saber como fazer uma assinatura eletrônica, é fundamental entender o que é. É possível afirmar que a assinatura eletrônica nada mais é do que a possibilidade da pessoa conseguir assinar um documento em meio digital, mas para isso é preciso ter uma conta no site gov.br.  

A assinatura eletrônica não está restrita a um usuário, mas também a uma empresa ou entidade. 

O mais importante é que a pessoa tenha em mente que a assinatura digital é tão válida quanto a assinatura física, pois ela obteve toda a regulamentação necessária por meio do Decreto nº10.543, de 13 de novembro de 2020. 

Diferença entre Assinatura Eletrônica e Digital

Acima, explicamos o que é a assinatura eletrônica de documentos, mas é comum as pessoas se perguntarem se existe diferença entre a assinatura eletrônica e digital. E a resposta é: elas não são a mesma coisa. 

A assinatura eletrônica nada mais é do que usuário algum tipo de validação que assegure a identidade da pessoa no meio virtual. Esse tipo de validação pode ser, por exemplo:

  • senhas

  • token

  • SMS

  • geolocalização

  • biometria

  • códigos de senha

Por outro lado, a assinatura digital vai requer que seja usada uma tecnologia mais específica, tendo como base o emprego da criptografia. Essa medida, faz com que o nível de segurança da assinatura digital seja mais alto, porque o grau de autenticação é mais elevado. Depois deste é que vem os outros tipos de assinatura eletrônica.

Como fazer assinatura digital no Word

Agora, vamos te auxiliar a como fazer assinatura digital no Word. O processo é bem simples e prático. Confira o passo a passo para  assinar documento digitalmente, pois isso é mais do que uma necessidade no cotidiano das pessoas que lidam com vários documentos. 

Requisitos Necessários

Antes mesmo de saber como fazer assinatura digital no Word, é preciso que a pessoa saiba que ela vai precisar ter um certificado digital que esteja com a sua validade em dia. Além disso, é preciso ainda observar se a pessoa que vai assinar está habilitada para fazer as edições que são necessárias no documento.

É fundamental que a pessoa que assina tenha o certificado digital, pois ele é o responsável por dar autenticidade à assinatura que é feita no documento. Com isso, é possível fazer a assinatura em documentos como: 

  • contratos 

  • acordos

  • documentos que pedem assinatura com validade jurídica

Passo a Passo para Assinar no Word

Agora, vamos ao passo a passo para fazer sua assinatura em um documento do Word. Para começar, basta abrir o arquivo em que é preciso fazer a assinatura. Depois, procure a opção inserir que estará na barra de ferramentas na parte superior do documento. 

Feito isso, é hora de “adicionar uma linha de assinatura”. Essa opção aparecerá do lado direito da tela, logo após ter clicado em inserir. Depois, é preciso configurar a assinatura e clicar na opção ok. 

Após a linha aparecer, é hora de clicar sobre ela, usando o botão direito e ao aparecer a janela, é preciso escolher a opção “assinar”. Por fim, escolha o Certificado Digital que deve ser usado, se estiver mais de um, e assine o documento. 

Alternativas ao Word para Assinaturas Eletrônicas

Quem deseja saber como fazer assinatura eletrônica acaba, muitas vezes, optando pelas assinaturas utilizando o Word. Porém, é fundamental optar por meios que dêem mais segurança ao documento. 

Para isso, o recomendado é optar por uma plataforma que não só atenda todas as exigências que a lei exige como também seja de confiança. 

Plataformas de Assinatura Eletrônica

Com o gov.br, qualquer pessoa também pode fazer a assinatura digital gov, porém será necessário que a conta nesse site do governo seja prata ou ouro para que o serviço seja liberado. No entanto, a validação só vai ocorrer após: 

  • o aplicativo promover o reconhecimento facial

  • leitura do certificado digital

  • bancos credenciados. 

Vantagens das Plataformas de Assinatura

Mais do que saber como fazer a assinatura digital, é fundamental entender as vantagens que essas plataformas oferecem. Uma delas é a segurança em comparação às assinaturas manuscritas, porque elas recorrem tanto a autenticação eletrônica como também a criptografia.

Além disso, o Brasil também já deu validade jurídica para assinar documento digitalmente por meio da medida provisória 2.200-2/2001. Assim, não é preciso temer com relação a isso. 

Benefícios das Assinaturas Eletrônicas

Acima, pontuamos algumas vantagens, mas além delas, existem ainda muitos benefícios para quem busca informações sobre assinatura digital gratuita. 

Economia de Tempo e Recursos

A economia de tempo e de custos é a principal delas, porque antigamente era preciso imprimir folhas e folhas de documentos, mas agora isso já não é mais necessário. Além da impressão, havia o gasto com o deslocamento, mas agora, os custos podem ser reduzidos a 80%.

Sustentabilidade e Eficiência

Além disso, sua empresa passa a ser mais sustentável, porque não vai ficar usando folhas e mais folhas. Com isso, ela dá sua contribuição para com o meio ambiente e faz com que seus processos sejam mais eficientes, porque não corre o risco de papéis sumirem, se perderem ou serem arquivados de forma equivocada. 

Conheça as soluções eBox 

Ao longo deste texto, falamos sobre o que é uma assinatura eletrônica, explicamos a diferença entre a assinatura eletrônica e a digital e ensinamos como fazer assinatura digital no word. 

No entanto, uma empresa precisa contar com tecnologia e segurança para assinar todos os documentos de forma eletrônica e com segurança. Para isso, fale com nossos especialistas eBox. Conte com eBox para as assinaturas eletrônicas dos seus documentos! E, se quiser saber mais sobre o tema, nossa sugestão é o conteúdo guia de assinaturas eletrônicas.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Bruno Lacerda
Escrito por

Bruno Lacerda

Possui mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo conquistado certificações relevantes ao longo da carreira. Lidera a área de tecnologia da eBox, garantindo eficiência e inovação.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Brasil acelera, mas ainda enfrenta desafios na governança de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Plataforma de admissão digital:  Agilidade e segurança nas contratações do seu RH

Transformação Digital

Plataforma de admissão digital: Agilidade e segurança nas contratações do seu RH
Leia mais