Voltar para o blog

Organização de documentos do RH: aprenda boas práticas aqui!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 01/03/2018
Organização de documentos do RH: aprenda boas práticas aqui!

Organização

Como manter a organização de documentos do RH? Setor-chave nas empresas, o departamento de Recursos Humanas lida diariamente com um volume muito grande de documentos trabalhistas, previdenciários etc. Estabelecer a ordem exige procedimentos bem definidos e espaço adequado. Se você está observando a quantidade de arquivos da sua empresa aumentar e não sabe o que fazer, não deixe de ler este post. Reunimos boas práticas para manter a área organizada e tornar o seu negócio mais produtivo. Boa leitura!

Agrupe os documentos de RH por categorias e datas

Uma das principais dificuldades dos setores de Recursos Humanos é o tempo empregado para executar tarefas corriqueiras, como localizar um arquivo. Com objetivo de simplificar ao máximo essa tarefa, é importante manter uma organização rigorosa por categorias e datas dos documentos guardados pela área. A separação por assunto é o formato normalmente adotado para os arquivos relacionados à empresa. Já os documentos dos colaboradores devem ser reunidos em pastas destinadas a cada um dos indivíduos.

Reserve um local adequado para a armazenagem

Ter um espaço adequado para a organização de documentos do RH é outra prática importante. O local deve ser seguro, contar condições climáticas ideais e dispor de um tamanho apropriado para a quantidade de papel guardada. O espaço pode ser dividido entre o arquivo ativo e o inativo. O primeiro será formado pelos documentos que são consultados com frequência e, por essa razão, precisam estar localizados para o fácil manuseio. Já o segundo é composto pelos arquivos que precisam ser armazenados por tempo determinado, conforme orientação da Lei. Para esses casos, uma boa opção é terceirizar a armazenagem dos documentos.

Faça a digitalização dos arquivos

A digitalização de arquivos aumenta o tempo de conservação dos documentos, pois diminui o manuseio deles e torna os processos mais ágeis, uma vez que diminui o tempo de procura por informações. Em setores que precisam consultar um grande volume de arquivos, como é o caso do Recursos Humanos, guardar documentos em um ambiente digital traz benefícios imediatos para o aumento da produtividade. Há ainda a vantagem de diminuir a circulação de papéis e, assim, evitar perdas.

Introduza a Gestão Eletrônica de Documentos

Aliar a digitalização dos papéis à introdução da Gestão Eletrônica de Documentos (GED) aumentará os ganhos do setor de RH. O software de administração dos arquivos permite:
  • aprimorar o fluxo de comunicação entre diferentes áreas;
  • controlar versões de um documento;
  • facilitar as buscas por arquivos;
  • aumentar a produtividade da equipe.
Independentemente do tamanho da empresa, a quantidade de papelada produzida e a falta de espaço para armazená-la são indicativos para GED ser adotada.

Treine e atualize a equipe

A fim de aperfeiçoar processos e introduzir novas tecnologias, é necessário que os profissionais sejam atualizados para que todos consigam aproveitar todos os recursos à disposição. Ao implementar a gestão eletrônica de documentos, é importante desenvolver a equipe de trabalho para o aproveitamento ao máximo das vantagens oferecidas por ela. Dessa forma, o fluxo produtivo ganha qualidade e a empresa observa o aumento da produtividade. Como observamos ao longo do post, a organização de documentos do RH exige a categorização dos arquivos e a acomodação deles em um local próprio para armazenagem. Em empresas que observam o volume da papelada aumentar, vale a pena considerar a introdução da tecnologia no processo, a partir da digitalização e da Gestão Eletrônica de Documentos. Essas medidas são recomendadas para que a empresa tenha agilidade e mantenha a segurança dos seus arquivos. Gostou do conteúdo? Acompanhe mais informações sobre gestão e guarda de documentos curtindo a nossa página no Facebook. Vamos lá!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais