Voltar para o blog

Como e quais as vantagens de utilizar marca d'água em documentos online?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 24/01/2020
Como e quais as vantagens de utilizar marca d'água em documentos online?

Tendências



Com o avanço da tecnologia e o crescimento dos sistemas de multimídia interligados nos últimos anos, surgiu uma grande dificuldade em identificar a integridade, a propriedade e a autenticação dos dados digitais. Isso acontece principalmente em arquivos de texto, áudios, imagens e vídeos. Para resolver esse problema é que o conceito de marca d’água em documentos digitais foi definido.

A marca d'água é uma imagem visualmente imperceptível, geralmente uma logo, selo ou assinatura, embutida em um documento digital. Ela é muito utilizada para dificultar a falsificação de informações, para atestar a autenticidade de origem, como adorno ou como diferenciação entre diversos fornecedores.

Se você está cansado de ter arquivos falsificados ou copiados, continue a leitura do nosso artigo que explicaremos as principais informações sobre o tema. Confira!

Qual a importância de utilizar a marca d'água em documentos online?

De modo geral, a marca d’água é um recurso extremamente útil para informar a natureza comercial e as restrições de um documento e evitar cópias sem autorização, ou seja, se um documento é somente um rascunho que precisa de edição ou se ele é confidencial e as informações não podem ser divulgadas.

Por outro lado, ela pode simplesmente ser utilizada como tática de fortalecimento da marca, como uma forma de divulgar seu nome e aumentar o reconhecimento. Dessa forma, é possível usá-las não só em documentos que contenham informações de direitos autorais, como também em imagens que serão divulgadas na internet, em redes sociais, por exemplo.

É importante ressaltar que não se preocupar com essa questão pode resultar em diversas consequências, como multa e indenização por violação de direitos autorais. Por esse motivo, utilizar a marca d'água em documentos online requer cuidado, pois é uma maneira de exigir o direito de autoria, transformando a disseminação indevida de conteúdos em um ato pelo menos consciente.

Quais as vantagens de usar a marca d’água em documentos?

Desde a criação desse recurso até hoje, surgiram várias utilidades e vantagens para quem o utiliza. No entanto, o seu principal objetivo é proteger o direito de uso ou autoria de um documento online, fotografia ou imagem produzida por uma pessoa. Assim, outros usuários precisam solicitar a autorização do seu criador para usar esse material.

Outra vantagem é a publicidade e promoção da sua marca de forma involuntária. Por isso, é interessante usar a logo para produzir o nome de seu negócio. Mas, utilize-a associando de forma agradável, sem tampar ou interromper o documento, imagem ou vídeo. O melhor lugar para colocar a marca d’água é em qualquer um dos quatro cantos do arquivo. Assim, permite que outra pessoa desfrute plenamente das informações importantes.

Como adicioná-la em documentos do Word?

Para inserir a marca d’água facilmente em todas as páginas de seu documento do Word é preciso seguir alguns passos:

  1. abra o documento do Word que precisa proteger;
  2. clique em “Design” e, posteriormente, em “Marca d’água”;
  3. selecione “Personalizar Marca d'água”, abaixo dos modelos oferecidos pelo Word;
  4. escolha um texto ou uma imagem para personalizar sua marca e ajuste as configurações que achar necessário;
  5. clique em OK e pronto!

Caso a marcação esteja aparecendo somente em uma página, vá até outra em que ela não apareça e repita o processo acima. Vale ressaltar que as marcas d’água com textos padronizados disponibilizadas pelo Word são convenientes para a maioria das ocasiões. Entretanto, é possível utilizar a função para outros fins, como marcar cada página com texto específico, emblema ou logotipo da marca. 

Como adicioná-la em documentos PDF?

No caso de arquivos em PDF, siga os procedimentos abaixo:

  1. abra o documento PDF que deseja proteger;
  2. selecione “Ferramentas”, depois “Editar PDF” e, posteriormente, “Marca d'água”;
  3. caso queira aplicar em páginas individuais, clique em “Opções do intervalo de páginas”, especifique o intervalo e escolha uma opção “Subconjunto”.
  4. personalize a marca d'água:
  5. para reutilizar uma marca d'água e suas configurações salvas em um documento anterior, selecione-a no menu “Configurações salvas”;
  6. se quiser criar uma marca d'água ao texto, selecione “Texto” e digite o texto na caixa. Depois, ajuste as opções de formatação de sua preferência;
  7. mas, se quiser usar uma imagem, selecione “Arquivo”, em seguida clique em “Procurar” e selecione o arquivo de imagem. Se ele tiver várias páginas com imagens, especifique o “Número de páginas” que deseja.
  8. para mudar o tamanho de uma imagem, realize um dos seguintes passos:
  9. se preferir redimensionar a marca d'água em relação ao tamanho do arquivo de imagem original, insira uma porcentagem na opção “Escala absoluta”, que fica na área “Origem” da caixa de diálogo;
  10. mas se quiser redimensionar a marca d'água em relação às dimensões da página do PDF, digite a porcentagem em “Escala relativa à página de destino”, que fica na área “Aparência” da caixa de diálogo.
  11. clique em salvar e pronto!

Como adicioná-la em documentos do Google Docs?

Ao contrário do Microsoft Word, no Google Docs não existe uma maneira de criar ou adicionar uma marca d'água diretamente, pois a ferramenta não permite. É necessário criar uma e, em seguida, adicioná-la ao documento como cabeçalho ou rodapé.

Nesse caso, para criar uma imagem de marca d'água, uma alternativa viável é usar o Google Drawing. Posteriormente, siga as etapas:

  1. abra um documento do Google Docs;
  2. pressione “Inserir” e depois “Cabeçalhos e rodapés” e escolha uma das duas opções;
  3. para adicionar seu desenho, clique em “Inserir> Desenho> Do Drive”;
  4. selecione a imagem salva do Google Drawing e pressione o botão “Selecionar” para adicioná-la ao documento;
  5. após inserir o desenho em seu cabeçalho ou rodapé, se necessário, redimensione a imagem usando as opções de redimensionamento de borda e, em seguida, mova o mouse ou trackpad para uma posição adequada.

Como pôde perceber, utilizar a marca d’água em documento é uma ótima alternativa para proteger imagens, textos e vídeos da violação dos direitos autorais. Dessa forma, você consegue impedir facilmente que outras pessoas usem seus arquivos sem a sua devida permissão. Além de diferenciar um trabalho, sinalizar documentos importantes evita o uso de versões obsoletas. 

No caso de documentos oficiais, a marca d’água, na maioria das vezes, é uma assinatura eletrônica, que confere validade jurídica, ou seja, oferece comprovação da autoria e integridade de documentos em formato online.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais