Voltar para o blog

Assinatura digital ou eletrônica? Quais as diferenças?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 21/08/2020
Assinatura digital ou eletrônica? Quais as diferenças?

Tendências

Para diminuir o uso de papéis e aumentar a eficiência das operações comerciais, a assinatura digital, juntamente com a eletrônica, tem sido incorporada cada vez mais ao dia a dia das empresas. Isso é feito com o objetivo de otimizar processos e até mesmo reduzir custos, ao mesmo tempo que aumenta a segurança das atividades empresariais. 

No entanto, muitas pessoas ainda utilizam a expressão assinatura digital ou assinatura eletrônica como sinônimos, o que é um grande equívoco, já que se tratam de tecnologias distintas.

Ao longo desta leitura, trazemos para você as principais diferenças entre assinatura digital e eletrônica. Acompanhe!

O que é a assinatura digital?

Trata-se de uma assinatura que utiliza a criptografia para se vincular a documentos eletrônicos. Dessa forma, se o documento sofrer algum tipo de alteração, a assinatura é anulada. Para que seja possível utilizar a assinatura digital, é preciso fazer um Certificado Digital, cuja emissão se dá por uma Autoridade Certificadora.

O Brasil escolheu a assinatura digital para substituir legalmente, em vários processos públicos e privados, a assinatura de próprio punho. Portanto, ela tem valor jurídico, força e eficácia probatória. Com isso, firma a sua capacidade de uma autoria. Nesse cenário, a assinatura digital tem três características em sua autenticidade, sendo elas:

  • autoria;
  • integridade;
  • não repúdio.

A autoria e integridade são asseguradas por meio de uma chave criptográfica, que cria um vínculo com o registro e o autor da assinatura. Assim, qualquer tipo de alteração no documento original, por mais simples ou irrelevante que seja, torna a assinatura inválida.

Já o não repúdio diz respeito à não possibilidade do autor rejeitar a autenticidade do documento ou não ser responsável pelo seu conteúdo. Vale lembrar de que assinatura digital não é o mesmo de assinatura digitalizada, sendo esta última uma assinatura escaneada e anexada aos documentos, que pode ter sua veracidade questionada judicialmente.

O que é a assinatura eletrônica?

Trata-se de todos os métodos usados para validar ou assinar um documento eletrônico, ou mesmo fazer a identificação de uma pessoa. Pode ser, por exemplo, o uso da biometria para identificar um usuário, identificação por retina do indivíduo e áudio.

Nesse sentido, a assinatura eletrônica é um termo mais amplo que assegura maior proteção às operações realizadas em via digital, maior velocidade no fechamento de negócios e mais economia para o negócio.

Legalmente, esse tipo de assinatura só tem valor jurídico se atender a três requisitos básicos:

  • autenticidade: identificação do autor da assinatura, utilizando uma chave;
  • integridade: confirmação de que o documento não pode ser e não foi adulterado ou fraudado;
  • privada (exclusiva do seu proprietário), que assegura que o autor da assinatura é o dono legítimo;
  • registro da assinatura: diz respeito a como e quando foi feita a assinatura.

A assinatura eletrônica, por ser mais prática, é perfeita para as atividades do cotidiano, como para alguns tipos de contratos e outros registros que não apresentem tanto risco empresarial.

Afinal, qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

Assinatura eletrônica é utilizada para compartilhar, acessar e aprovar dados em meio digital. Os tipos de assinaturas eletrônicas mais comuns são: biometria, token, senha, assinaturas escaneadas, entre outras. Já a assinatura digital faz parte das assinaturas eletrônicas e tem validade jurídica, porque é criptografada e, como vimos, precisa de um certificado digital emitido por autoridade certificadora.

Assim, tanto a assinatura digital quanto eletrônica são recursos utilizados para garantir uma maior segurança dos dados na empresa. Sendo esse um importante investimento para todas as companhias, tendo em vista a segurança da informação do negócio e de seus clientes.

Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário conosco!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais