Voltar para o blog

Como garantir a segurança da informação em sua empresa?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 18/11/2019
Como garantir a segurança da informação em sua empresa?

Segurança

A segurança da informação ganha cada vez mais relevância e espaço na parte estratégica das empresas devido às mudanças no cenário atual. É imprescindível que os gestores entendam a importância da segurança da informação, todas as técnicas e aspectos envolvidos que ajudam a aprimorar a segurança da empresa. Continue acompanhando o texto e saiba tudo o que é essencial sobre segurança da informação, para que você possa aplicá-la! Boa leitura!

Qual é a importância da segurança da informação?

A segurança da informação vai muito além de uma questão estratégica para o negócio, afinal, é também uma das responsáveis pela possibilidade de funcionamento da empresa. Afinal, como todos sabem, dado é poder. E, no ambiente empresarial, cada vez mais eles são usados de maneira estratégica para o funcionamento e crescimento da organização. A segurança da informação se baseia em alguns pilares:
  • confidencialidade;
  • disponibilidade;
  • integridade;
  • autenticidade.
Ou seja, é imprescindível que as ações realizadas se dediquem a assegurar esses 4 aspectos.

Quais as dicas para garantir a segurança da informação na empresa?

Confira algumas dicas práticas que você precisa implementar o quanto antes para prevenir situações de risco que podem prejudicar a empresa!

Acompanhe as tendências da área

Novas soluções são criadas diariamente pelas maiores empresas especializadas da área, e isso já torna necessário que os responsáveis da área de Tecnologia da Informação se mantenham atentos. No entanto, a área de segurança da informação demanda cuidados bem maiores nesse aspecto, afinal, os cibercriminosos também estão sempre criando e investindo em novos mecanismos de ação todos os dias. Sendo assim, é preciso pesquisar e estar atento às inovações que são lançadas. Se aparecer alguma novidade, você vai poder implementar medidas de contenção o quanto antes.

Implemente as tecnologias necessárias

Para manter o sigilo das informações, você vai precisar de tecnologias auxiliares que sejam capazes de promover a segurança. Há diversos recursos tecnológicos que atuam na proteção dos dados de uma empresa, como: Cada empresa precisa analisar o nível necessário de segurança e aplicar as tecnologias mais adequadas às suas condições e ao seu perfil.

Digitalize documentos

Não existem mais razões para uma empresa guardar informações em papel. É importante saber que digitalizar documentos estratégicos está totalmente ligado aos princípios da segurança da informação. Os dados estão sempre disponíveis, ganham sigilo necessário e dificilmente são perdidos por qualquer motivo.

Proteja redes de wi-fi

Uma rede sem fios, se não for manipulada de modo adequado, pode trazer riscos para a segurança dos negócios. Sem a proteção correta, usuários não autorizados obtêm acesso à rede Wi-Fi de forma bem fácil, podendo invadir o banco de dados da companhia, roubar as informações relevantes e até mesmo praticar ações que copiem, danificam ou destroem periodicamente as informações registradas. Por isso, é importante que sejam implementados mecanismos que façam a proteção correta da rede sem fim fio de uma empresa. Uma solução viável é criar senha de acesso, que seja bem forte, ou seja, que tenha letras, caracteres especiais e números que, em conjunto, dificultam a descoberta da chave por outras pessoas.

Crie políticas de segurança na empresa

É preciso estabelecer políticas de segurança e normas de conduta que devem ser seguidas por todos. Esse tipo de documentação permite que as regras utilizadas na empresa sejam normatizadas. Assim, torna-se possível reduzir as facilidades que permitem falhas que comprometam os arquivos ou a ação de cibercriminosos. Caso a sua empresa não invista em segurança da informação, os resultados podem ser desastrosos em vários níveis. A inviabilização do acesso aos dados pode causar uma paralisação dos serviços e o processo pode levar horas ou dias para ser resolvido. Além disso, a confiabilidade sobre a empresa diminui muito. Então, siga essas dicas e garanta uma boa segurança da informação na sua empresa! Gostou do texto e quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite a visita em nosso blog e leia também o texto “Como a adoção do certificado digital auxilia na segurança digital?

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais