Voltar para o blog

Entenda a importância da governança corporativa nas empresas!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 08/04/2019
Entenda a importância da governança corporativa nas empresas!

Tendências

O excelente desenvolvimento e o alcance do sucesso de uma empresa estão relacionados à sua transparência e eficiência. Para isso, é fundamental a aplicação de recursos como a governança corporativa nas empresas. Esse método tem por objetivo dinamizar e melhorar o relacionamento interpessoal entre os componentes do seu negócio, definindo com clareza as funções e obrigações. Nesse sentido, a manutenção de uma gestão corporativa garante a qualidade dos valores da companhia, como também das estruturas operacionais que regem o corpo administrativo. Quer manter a qualidade de seus negócios com a governança corporativa nas empresas? Continue a leitura e veja as principais dicas.

Ter uma hierarquização transparente

Os colaboradores e componentes de um grupo precisam saber com clareza e se submeter. O exercício de mais de uma atividade por um funcionário em grupos diferentes pode comprometer a eficiência na prestação de serviços. Por isso é essencial a presença de uma liderança preocupada com o equilíbrio e prioridades de cada função ocupada. Além disso, o papel de um líder ou presidente exige maturidade e responsabilidade na resolução de um problema. Assim, é possível contribuir no tratamento justo a todos os componentes de um time.

Realizar reuniões de acompanhamento de projetos e manter registros

A realização de reuniões periódicas entre colaboradores, sócios e lideranças torna-se uma medida importante para incorporar a governança corporativa nas empresas. Essa prática permite que haja um maior êxito no controle e desenvolvimento dos negócios. O objetivo desses encontros é apresentar normas e atualizá-las quando necessário, discutir a execução de novos projetos e principalmente planos de ação, sendo necessárias ao menos cinco pessoas para sua composição, fundamentando uma multiplicidade de opiniões e trocas de conhecimentos. O registro de todas as reuniões em arquivamento por atas é primordial para sua organização. Para isso, documentos, relatórios, dados de riscos em investimentos, projeções e balanços financeiros são imprescindíveis para a demonstração de transparência a atuais ou futuros investidores, garantindo grandes possibilidades de aberturas de crédito financeiro e vendas.

Gerar um conselho consultivo

A criação de um conselho consultivo favorece o compartilhamento de experiências e de propostas para sua administração. Sendo composto por profissionais de grande capacidade técnica e de diferentes representações. Essa troca de saberes, de forma regular com a gerência da companhia, visa apresentar seus maiores desafios e dificuldades na progressão da empresa. Por isso, é de extrema relevância a construção de um conselho consultivo conciso para direcionar nos próximos passos a serem dados. Nesse sentido, a idealização de uma conferência consultiva por meio de uma governança corporativa garante uma alta segurança nas escolhas de estratégias de cada área, mantendo-se fiel ao modelo inicial de sua criação. Portanto, a governança corporativa nas empresas é um mecanismo ideal para superar os percalços do mercado competitivo. Por meio dela, as corporações são capazes de desenvolver táticas e aprimorar as técnicas de preservação da identidade da empresa, como também orientar os funcionários e dirigir toda a equipe ao alcance das metas propostas. A partir dessa implementação a sua empresa estará apta a assegurar maior independência para cada participante na tomada de decisão. Por isso, é indispensável que você adote os modelos de governança corporativa nas empresas e garanta os melhores resultados para a sua companhia. Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para saber mais sobre o assunto. Estamos no Facebook e no Linkedin com muito mais conteúdo!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais