Voltar para o blog

Por que o papel do líder faz tanta diferença nas organizações?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 26/02/2019
Por que o papel do líder faz tanta diferença nas organizações?

Tendências

A liderança, no contexto empresarial, diz respeito à ação de comandar e direcionar colaboradores para atingir metas. O papel do líder é muito importante, já que afeta diretamente o desempenho e produtividade do negócio. Envolve orientação, treinamento e tomada de decisões em torno dos objetivos organizacionais desejados. Por isso, hoje consideramos como algo fundamental que o líder seja alguém que motiva, inspira e engaja pessoas. Neste artigo, você poderá encontrar mais informações sobre o assunto. Boa leitura!

O papel do líder

O líder é uma das peças mais importantes no mundo dos negócios. São eles que conduzem as empresas ao futuro, tomando as decisões a respeito das estratégias que devem seguidas pela organização. Além disso, conduzem as demais pessoas que compõem o quadro de funcionários nos caminhos que devem ser seguidos. Ao definir uma visão clara, o papel do líder é de influenciar os funcionários de modo que eles possam entender e aceitar os objetivos futuros da organização. Ele deve guiar as pessoas para que desempenhem suas funções adequadamente, explicando a relevância de cada uma delas no resultado. Para que isso aconteça, é preciso motivar os colaboradores. E isso tem a ver com a descoberta de suas necessidades e anseios, oferecendo boas condições e recompensando o trabalho bem feito. É papel do líder dar as ferramentas para que as pessoas desenvolvam seu potencial.

Como desenvolver a liderança?

Algumas pessoas são líderes naturais, mas qualquer um pode desenvolver o conjunto de habilidades necessárias para o exercício da liderança. Existem algumas estratégias que podem ajudar nesse processo. Para evoluir nesse caminho e conseguir liderar de forma a engajar todos os colaboradores, evitando atritos e aumentando o comprometimento de todos, há ações que podem fazer a diferença. Veja algumas delas.

Identifique forças e fraquezas na equipe

O líder precisa saber o máximo de informações possíveis sobre seus liderados. Saber do que são capazes, mas também entendendo as suas limitações. Com esses conhecimentos, é mais fácil direcionar e extrair o máximo de cada indivíduo, de maneira mais natural e orgânica.

Defina metas atingíveis

É papel do líder estimular os talentos, desafiando-os a demonstrarem todo o seu potencial. Por isso é tão importante que as metas individuais e das equipes sejam factíveis e alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa. Quando um colaborador compreende que é possível atingir o que se espera dele, ele se estimula e se sente parte de todo o processo.

Dê feedbacks constantes

A prática do feedback é uma das marcas mais expressivas de um líder respeitado e que consegue reunir as pessoas em torno de um objetivo comum. Quando você conversa com os colaboradores a respeito do trabalho que realizam, você pode corrigir as rotas de atuação e dar subsídios para que elas também prossigam evoluindo em suas carreiras.

Continue aprendendo

O melhor caminho para ser um bom líder é sempre continuar aprendendo coisas novas. Essa prática mantém sua mente afiada e suas habilidades em dia. O aprendizado o prepara para novos desafios que podem surgir. Uma equipe motivada e engajada pode contribuir diretamente para o alcance de resultados positivos e satisfatórios. O papel do líder é ser um condutor nesse processo, adotando as medidas que forem necessárias para que cada pessoa possa contribuir da melhor maneira possível com o todo. Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ficar sempre por dentro das nossas novidades. Estamos no Facebook e LinkedIn.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais