Voltar para o blog

Entenda a importância da digitalização de prontuários

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 20/05/2024
Entenda a importância da digitalização de prontuários

Organização

A digitalização dos registros médicos pode trazer melhorias significativas para instituições que atuam na prestação de cuidados de saúde. Esse processo pode aumentar a segurança dos pacientes e influenciar positivamente melhorando a eficiência administrativa. Digitalizar os prontuários também pode ser uma oportunidade para que esses documentos sejam integrados com outros sistemas que facilitam a gestão de outros processos.

Os registros digitais podem ser acessados remotamente pelos prestadores de cuidados de saúde que forem autorizados pelos gestores. A digitalização de prontuários também facilita a partilha de informações entre diferentes unidades de saúde. Consequentemente, pode promover uma melhor coordenação dos serviços médicos e fornecer um acesso mais rápido a informações críticas em emergências.

Deseja compreender como funciona e quais são os benefícios da digitalização de prontuários? Continue a leitura! 

Quais os benefícios da digitalização de prontuários?

Uma das principais vantagens da digitalização de prontuários é a eficiência aprimorada dos profissionais que utilizam as informações médicas. Os documentos digitais podem ser pesquisados, classificados e analisados mais rapidamente do que os dados registrados em papel. Isso agiliza as tarefas e permite que os profissionais da saúde dediquem mais tempo ao atendimento dos pacientes.

Economia de custos

Existem custos iniciais associados à digitalização de prontuários, porém, essa atividade gera a economia financeira a longo prazo. A digitalização dos documentos reduz a necessidade de usar papel, diminui o espaço de armazenamento e elimina várias tarefas administrativas.

Mais precisão

Os registros digitalizados diminuem o risco de erros causados por caligrafia ilegível ou extravio de documentos. Os sistemas eletrônicos podem incluir verificações de validação e disparar alertas sobre informações incompletas ou imprecisas. Eles melhoram a qualidade dos dados inseridos nos prontuários.

Segurança de dados

Os sistemas eletrônicos podem contar com várias medidas de segurança como criptografia, controles de acesso e trilhas de auditoria para proteger as informações dos pacientes contra acessos não autorizados ou violações. Desse modo, ajudam a manter a confidencialidade e a conformidade.

Qual a importância da digitalização de prontuários?

Os prontuários digitalizados permitem que os profissionais de saúde acessem históricos abrangentes dos seus pacientes, por exemplo, listas de medicamentos, resultados de testes e tratamentos aplicados. Diante disso, fica mais fácil criar planos de cuidados personalizados e realizar a gestão adequada das informações. 

Como fazer na prática?

O primeiro passo para investir na digitalização de prontuários é fazer uma avaliação e um planejamento. Avalie o sistema atual de manutenção de registros médicos para compreender a complexidade dos processos que deverão ser realizados. Identifique todas as partes interessadas, inclusive a parceira que fará o processo, a disponibilidade do pessoal de TI e do suporte. 

Quais as ferramentas para ajudar no processo?

Se decidir realizar a digitalização por conta própria, precisará desenvolver um plano abrangente com a descrição de metas, cronogramas, considerações orçamentárias e alocação de recursos para o projeto. Você precisará de uma combinação de ferramentas e equipamentos essenciais. Confira abaixo uma lista desses recursos:

  • computadores desktop ou laptops e estações de trabalho;
  • scanners e dispositivos de alta qualidade para captar a imagem de documentos e exames de raios-x e ressonância magnética;
  • software de reconhecimento óptico de caracteres para converter documentos digitalizados em texto pesquisável e editável;
  • sistema de gerenciamento de documentos capaz de organizar, armazenar e recuperar os registros digitais de maneira segura e estruturada; 
  • soluções de armazenamento de dados em nuvem, backups regulares e planos de recuperação de desastres para proteção contra perda de dados ou falhas do sistema.

Entendeu a importância da digitalização de prontuários? A eBox Digital é a parceira ideal para guardar e gerenciar documentos de todos os tipos. Ela oferece serviços especializados e produtos para armazenar arquivos físicos e digitais. Além disso, ela disponibiliza os acervos físicos em Software GED, que localiza informações em questão de segundos.

Quer saber mais sobre as soluções da eBox Digital? Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Assinatura com certificado digital: como funciona e quais as vantagens

Transformação Digital

Assinatura com certificado digital: como funciona e quais as vantagens
Leia mais
ICP certificado digital: quais os tipos oferecidos no Brasil?

Legislação

ICP certificado digital: quais os tipos oferecidos no Brasil?
Leia mais