Voltar para o blog

Documentos do setor comercial: por que protegê-los?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 04/01/2021
Documentos do setor comercial: por que protegê-los?

Gestão

Gerenciar corretamente os documentos do setor comercial é de crucial importância. Quando o processo não é feito de forma adequada, a empresa pode incorrer em problemas como a dificuldade em encontrar os arquivos, bem como riscos de extravio. Essa má gestão pode levar a dores de cabeça ainda maiores, como uma possível inconsistência contábil ou fiscal.

Se você deseja eliminar esses riscos, investir na gestão documental é algo que trará somente ganhos ao seu negócio. Isso porque ela ajudará na melhor organização e armazenamento de todas as informações comerciais, o que acarreta simplificação de rotinas, contribuindo para o aumento de eficiência e produtividade dos colaboradores internos.

Quer saber mais sobre como a gestão documental é importante para o negócio? Então, continue a leitura do nosso artigo até o fim!

Quais os principais documentos do setor comercial?

Existem muitos documentos usados no setor comercial, sendo que os principais deles são:

  • nota fiscal;
  • fatura: funciona como uma espécie de extrato resumido de uma nota fiscal;
  • duplicatas: são geradas após a emissão de faturas e dizem respeito aos prazos de vencimento;
  • recibo: é quando existe a quitação da transação comercial;
  • nota promissória: é quando uma das partes firma a obrigação de fazer um pagamento dentro da data estipulada no documento.

Qual a importância da gestão documental para uma empresa?

Organizações do setor comercial fazem inúmeras transações diariamente. Além de emitir notas e outros documentos ao consumidor final, os sistemas de emissão estão sempre se comunicando com a SEFAZ, que valida cada operação. Isso faz com que um volume de informações muito grande seja gerado todos os dias, a destacar:

  • estatísticas;
  • dados cadastrais;
  • contratos firmados entre fornecedores e clientes;
  • registros relacionados a procedimentos internos.

Além de ajudar a evitar extravios e perda de dados, a gestão documental facilita o cotidiano dos colaboradores, que conseguem lidar mais facilmente com esse volume de informações gerado todos os dias. Por meio de um software gerenciador, é possível localizar registros em questão de segundos, sendo que essa economia de tempo impacta diretamente o negócio como um todo, contribuindo para ele se tornar mais competitivo e alinhado com as tecnologias mais recentes do mercado.

Como proteger os documentos do setor comercial?

Por meio de um software GED (Gerenciador eletrônico de documentos), é possível obter os ganhos que citamos ao longo do texto. Ao contratar esse tipo de solução, a empresa terá condições de reduzir os seus custos, além de se tornar mais produtiva e menos preocupada com problemas futuros, como o gerenciamento inadequado dos seus documentos comerciais.

Além disso, é importante estar a par sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que é uma regulação nova e que exige o devido preparo por parte das empresas na hora de lidar com informações pessoais e confidenciais dos seus clientes.

Como foi possível concluir, os documentos do setor comercial devem ser corretamente gerenciados, no intuito de facilitar a organização e o armazenamento, bem como evitar extravio e perda de dados. Além disso, falamos que um software GED é fundamental nesse processo, simplificando as rotinas e auxiliando a empresa a estar em conformidade com a LGPD.

Viu como a gestão documental auxilia o seu negócio? A eBox tem diversas soluções especializadas que vão contribuir no aumento de produtividade e organização dos seus documentos. Para saber mais, acesse o nosso site ou fale com um de nossos consultores!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais