Voltar para o blog

Como organizar os documentos de cada um dos setores empresariais?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 09/05/2022
Como organizar os documentos de cada um dos setores empresariais?

Organização

Como sabemos, são inúmeros os fatores que contribuem para o bom funcionamento de uma empresa. É por essa razão que existem diversos setores empresariais, é uma maneira estratégica de gerenciá-los melhor.

Sendo assim, é extremamente importante que os gestores compreendam quais as peculiaridades de cada departamento para conhecer a forma de organizar os seus documentos, de maneira que os processos da instituição sejam otimizados. 

Conheça mais sobre o assunto ao ler este artigo!

Administrativo

O setor administrativo é considerado o coração da instituição. É ele o responsável pelo gerenciamento em contexto geral da empresa. Tem a incumbência de criar o planejamento estratégico, além de coordenar e fiscalizar os diversos departamentos. Sendo assim, o fluxo documental dessa área é bastante numeroso. Dentre eles estão o CNPJ, alvarás de funcionamento, inscrição estadual e municipal, relação anual de informações sociais e outros.

Financeiro

Esse departamento lida com documentos orçamentários como:

  • balanços;
  • demonstração dos fluxos de caixa;
  • demonstração dos resultados;
  • demonstração do patrimônio líquido.

Os documentos financeiros são registros que devem ser geridos com muita cautela e resguardo.

O setor ainda faz o controle de todos os investimentos que a organização tem necessidade de realizar. Tem também o compromisso de estar atento, por meios documentais, aos riscos que podem estar presentes na empresa. 

Comercial

Os documentos comerciais têm uma grande importância para ajudar nos processos do próprio setor e de outros. Manter os documentos bem-conservados e guardados, de forma que sejam fáceis de serem encontrados, torna a dinâmica do departamento mais produtiva. O setor comercial é responsável por gerenciar alguns documentos como: notas fiscais, recibos, faturas, duplicatas, nota promissória e outros que tratam da atuação da seção.

Recursos Humanos

Outro departamento que traz um grande movimento documental na empresa é o Recursos Humanos, por consequência das amplas atividades realizadas nele. Dentre as responsabilidades que exerce, estão a divulgação de vagas, o recrutamento de pessoal, procedimentos de contratação, gestão de pessoas etc. 

Devido a essas tarefas, o setor gerencia os documentos pessoais dos integrantes da organização. Ele executa o armazenamento de inúmeros documentos, como:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • atestados médicos;
  • livro ou ficha cadastral de funcionários;
  • contrato de trabalho.

Operacional

Esse departamento realiza atividades práticas, ou seja, é conhecido como o setor de produção e incumbido por fazer acontecer. Cabe a ele o gerenciamento de todos os insumos que são transformados e o resultado final do processo. Faz ainda o controle das entradas e do fluxo de material utilizado, controla o estoque, aciona a manutenção do maquinário e equipamentos. Todas essas atividades devem ser registradas para que a empresa tenha informação de tudo o que ocorre no departamento.

Observamos que os setores empresariais contêm documentos diferenciados, não é mesmo? Portanto, colocar em execução uma gestão de documentos bem-estruturada é fundamental para que os diferentes departamentos gerenciem melhor os seus registros. Dessa maneira, as atividades dos colaboradores passam a ser potencializadas, o custo na gestão de documentos será reduzido, o objetivo do gestor será alcançado com mais facilidade, entre tantos outros benefícios.

O artigo destacou informações importantes para a sua empresa? Então, o que acha de nos seguir nas redes sociais? Fazendo isso você vai ficar sempre bem-informado de tudo que publicarmos. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais