Voltar para o blog

Como o RH pode ajudar a reduzir o passivo trabalhista na empresa?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 02/10/2018

Transformação Digital

O passivo trabalhista é a soma de todas as dívidas geradas por um empregador — seja ele pessoa física ou jurídica — que não cumpre suas obrigações. Ele envolve cobranças relacionadas a processos trabalhistas ou fiscalizações realizadas pelo INSS e pelo Ministério do Trabalho. Os gestores que não investem em práticas de gestão que visem minimizar esses passivos podem prejudicar a empresa como um todo, comprometendo a maioria dos recursos financeiros apenas com o pagamento de indenizações na Justiça do Trabalho. Mesmo que esse seja o caso da sua companhia, não se preocupe! Sempre há tempo de reverter essa situação. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como o setor de RH pode ajudar a reduzir o passivo trabalhista na sua empresa. Confira!

Invista em um controle de ponto eficiente

Grande parte das reclamações trabalhistas está diretamente relacionada com a divergência no pagamento de horas extras. Por isso, o primeiro passo para reduzir o passivo trabalhista é investir em um controle de ponto confiável, seja ele manual, mecânico ou digital. Com um acompanhamento eficiente dos horários, você terá certeza sobre as horas trabalhadas. Assim, vai evitar falhas na contagem, omissão de informações e, consequentemente, erros de pagamento. Por lei, as empresas com mais de dez funcionários são obrigadas a contar com algum tipo de controle de ponto.

Otimize a folha de pagamento

Com o uso de alguns softwares específicos para o RH é possível produzir uma folha de pagamento otimizada e praticamente livre de erros. O cálculo dos valores será feito de forma automatizada e não será exposto a falhas humanas. Além disso, ainda é importante emitir recibos e arquivar as vias assinadas. Para ter um controle ainda maior das informações, uma boa dica é integrar o controle de ponto à folha de pagamento, garantindo mais exatidão nos cálculos.

Capriche no arquivamento de dados dos funcionários

Para reduzir o passivo trabalhista, também é essencial manter um arquivamento de dados impecável de cada funcionário que passou pela sua empresa. Certifique-se sempre de que todos os documentos e recibos estejam preenchidos de forma adequada, assinados pelas partes interessadas e guardados em segurança. Embora essa atividade ainda seja menosprezada por muitas empresas, ela garante que as corporações terão todos os arquivos e comprovantes em mãos caso sejam necessários em uma ação trabalhista.

Digitalize os documentos

A última dica está diretamente relacionada com a organização dos documentos. A fim de evitar problemas futuros, é muito importante manter os arquivos da sua empresa armazenados de forma segura e organizada, devidamente identificados de acordo com sua natureza. A melhor forma de fazer isso é com a digitalização, que permite o backup das informações e o acesso facilitado a pessoas autorizadas, além de garantir a integridade de todos os documentos, que estarão livres de fraude, roubo ou perdas. Como você pode perceber, reduzir os passivos trabalhistas pode ser mais simples do que a maioria dos empresários acredita. Entretanto, é essencial contar com o auxílio e o trabalho em conjunto com o setor de RH. Muito bacana, não é mesmo? Agora que você já sabe como reduzir o passivo trabalhista na sua empresa, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros gestores a terem um maior controle sobre os processos corporativos.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais