Voltar para o blog

Como fazer a gestão de fundos de investimento em direitos creditórios?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 24/11/2022
Como fazer a gestão de fundos de investimento em direitos creditórios?

Tendências

FIDC é um fundo de investimento em direitos creditórios para investidores que desejam fazer aplicações em títulos de créditos provenientes de valores que uma empresa tem a receber. Com essa modalidade, várias pessoas podem unir os seus recursos para fazer um investimento comum cuja regra principal é aplicar recursos em condomínio.

Alguns investidores conhecem o FIDC como fundos de recebíveis que podem ser constituídos como fechados ou abertos. Os direitos creditórios desse tipo de aplicação provêm de operações industriais, comerciais, financeiras, imobiliárias ou prestação de serviços. Neste artigo, forneceremos detalhes sobre o assunto e mostraremos como fazer a gestão desses investimentos.

Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre o tema, além de saber como fazer essa gestão com segurança e eficiência!

O que é um fundo de investimentos em direitos creditórios?

O FIDC consiste em uma aplicação com rentabilidade fixa. Além disso, o resgate de cotas pode ser feito de forma aberta ou fechada. No primeiro caso, pode-se resgatar o investimento quando for conveniente, desde que se considere o que consta no regulamento do fundo.

Já no segundo, existe uma data pré-definida para o resgate. Nesse sentido, a gestão de fundos de investimento em direitos creditórios deve ser feita da melhor forma possível. Para que se entenda melhor essa mecânica, considere que você comprou um carro e financiou ele em 30 parcelas.

Quando a concessionária recebe o valor do veículo antes desse tempo é porque algum investidor pagou antecipadamente. É dessa forma que surgem os chamados direitos creditórios.

Por que é importante melhorar a gestão de fundos de investimento em direitos creditórios?

A gestão eletrônica desses fundos é responsável por monitorar todas as variáveis que podem impactar esse tipo de aplicação. Nesse sentido, algumas considerações devem ser feitas, como:

  • risco de crédito: é quando a pessoa do exemplo citado do carro atrasa as parcelas do financiamento;
  • risco de liquidez: existe também a possibilidade de os ativos do FIDC não serem atrativos, ou seja, não terem demanda;
  • risco operacional: significa o risco de alguma parte envolvida no processo cometer erros operacionais e prejudicar o fundo;
  • risco de mercado: é quando a rentabilidade dos fundos creditórios é afetada pelo comportamento do mercado.

Como fazer a gestão de forma segura e eficiente?

Para fazer a gestão é preciso contar com quatro profissionais: administrador, gestor, auditor e custodiante. Confira o papel de cada um deles nas subseções a seguir.

Administrador

Em poucas palavras, o administrador é a pessoa jurídica responsável pela contratação dos demais profissionais. Sua função consiste em montar e estruturar o fundo creditório. Além disso, vale salientar que o administrador precisa ter registro junto à CVM, ou Comissão de Valores Mobiliários.

Gestor

Assim como o administrador, o gestor também deve ter registo junto à CVM, mas com a diferença de que não precisa ser uma pessoa jurídica. Esse profissional é responsável por seguir as regras estabelecidas para o fundo, bem como realizar as negociações de compra e venda do FIDC. Portanto, o gestor é alguém que deve ser de grande habilidade e da confiança do investidor.

Auditor

A função de um auditor consiste em realizar as análises e auditorias do fundo de direito creditório. É por meio desse profissional que a transparência do fundo ocorre, além de registrar todas as informações em um relatório.

Custodiante

Para entender a ideia por trás do custodiante, considere que o investidor não adquire diretamente o fundo. A intermediação, nesse caso, é feita por esse profissional, que deve ser pessoa jurídica. Além disso, o custodiante é responsável por enviar informações para os gestores e administradores do fundo.

Como são divididos os fundos de investimento em direitos creditórios?

As taxas desses investimentos de renda fixa são acordadas com antecedência para os investidores saberem qual quantia em dinheiro será recebida ao final de cada aplicação. Os fundos são basicamente divididos em duas modalidades distintas conhecidas como fechada e aberta. O FIDC fechado só permite o resgate das cotas conforme o regulamento e após o prazo pré-estabelecido.

O investidor descobre quando poderá fazer o resgate ao assinar o contrato de investimento. Já o FIDC aberto tem a vantagem de poder ser resgatado a qualquer momento, caso sejam respeitadas as regras de liquidez, visto que o prazo do resgate permanece como indeterminado. Ambos os tipos têm regulamentos que registram grau de risco, políticas e segmentos. 

Como a eBox atende aos critérios das normativas CVM?

A eBox Digital conta com um time de colaboradores de grande know-how e especialmente capacitados para atuar no mercado de fundos de investimentos em direitos creditórios. A parceria atende aos requisitos das normativas da CVM ao fazer a guarda digital e física das documentações comprobatórias que ficam guardadas em ambientes com alto nível de segurança.

Verificação de Lastro

A empresa verifica o cumprimento dos critérios em processamento de confissões de dívida, contratos, notas promissórias e outros documentos. A eBox Digital atua segundo as seguintes Instruções Normativas: 531/13, 510/11, 498/11, 489/11, 484/10, 458/07, 446/06, 442/06, 435/6 e 393/03. Ela oferece uma plataforma moderna para controladoria e serviços de custódia de FIDC.

Alta tecnologia

A eBox Digital recebe e analisa os documentos referentes aos direitos creditórios, além de atender FIDCS com aspectos desafiadores com tecnologia de ponta. Os profissionais avaliam os requisitos de elegibilidade dispostos nos regulamentos de cada fundo e essas avaliações são feitas por amostragem. Os documentos dos seus clientes são encontrados em milésimos de segundo.

Modelo de operação parametrizado

Os profissionais da eBox Digital são rápidos para responder às solicitações dos clientes, criam perfis detalhados de acesso e definem quais usuários terão acesso aos dados. A parceira controla e monitora os registros que podem ser auditados facilmente. Além disso, o modelo das operações é parametrizado, com contratos digitais e físicos.

Digitalização com certificado digital

O sistema da eBox Digital possibilita a recepção de arquivos CNAB (API ou FTP) e o armazenamento dos contratos com segurança. A solução possibilita o gerenciamento autônomo de tokens de autenticação e a utilização de FTP para troca de arquivos. O time de pós-vendas e suporte é prestativo e bastante ágil para disponibilizar documentações escaneadas.

Excelência no atendimento

O atendimento realizado pelos colaboradores da eBox é excelente. A equipe está sempre em prontidão para auxiliar os clientes independentemente de qual seja a urgência ou situação. Qualquer questão é resolvida com agilidade, tendo em vista que o time de suporte consegue manter contato diário com os interessados, com profissionalismo, reciprocidade e empatia.

A eBox pode ajudar você a fazer a gestão de fundos de investimento em direitos creditórios, pois essa parceria tem profissionais altamente capacitados. Ela também ajuda o seu negócio a estar conforme a LGPD e tem certificação ISO 27001 em serviços de digitalização, guarda física e digital e, por fim, análise de documentação de clientes.

O que achou deste conteúdo? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como a eBox pode auxiliar você na gestão dos fundos de direitos creditórios!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais