Voltar para o blog

Como diminuir passivos trabalhistas? Saiba!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 14/08/2018
Como diminuir passivos trabalhistas? Saiba!

Gestão

Você está em busca de meios para diminuir passivos trabalhistas em sua empresa? Nós sabemos que esse é um dos grandes problemas enfrentados por uma organização e que nem sempre é fácil manter esse índice controlado. Mas existem algumas práticas que trazem bons resultados e podem ser grandes aliadas do gerente de RH. A seguir, reunimos dicas infalíveis para quem precisa reduzir os passivos trabalhistas com segurança e eficiência. Acompanhe!

Conheça as premissas da redução de passivos trabalhistas

Para conseguir manter seus passivos trabalhistas controlados, um gestor precisa ter sempre em mente as três premissas básicas desse processo, a saber:
  • solucionar situações já configuradas e efetuar correções;
  • prevenir-se contra problemas futuros;
  • documentar todas as provas.
Com essas premissas em mente, o processo de redução de passivos trabalhistas se torna mais simples, rápido, seguro e eficiente. Afinal, essa é uma atuação completa, preventiva e pautada na eliminação de falhas.

Gerencie e controle processos jurídicos já existentes

Quando já existe alguma ação em andamento, é preciso gerenciá-la e controlá-la com seriedade e responsabilidade. Em outras palavras, o gestor deve ter uma visão realista do problema e ter uma estimativa do valor que será utilizado para o pagamento das execuções trabalhistas e previdenciárias, caso haja a condenação.

Aposte na análise de risco

A análise de risco é uma estratégia essencial para a diminuição de passivos trabalhistas. É preciso estar ciente de que a atividade empresarial é repleta de situações que geram riscos jurídicos, e elas devem ser acompanhadas de perto. Por isso, identifique esses problemas e analise seus impactos e origens. Além disso, é fundamental estabelecer um plano para superação do risco e realizar essa análise com frequência, para que um nível de segurança adequado dentro da empresa seja alcançado.

Documente os fatos para diminuir passivos trabalhistas

Essa é uma das premissas da redução de passivos trabalhistas. Afinal, ter todos os fatos documentados é uma maneira eficiente de evitar problemas no futuro. A ideia é criar um banco de dados com todas as informações relevantes sobre as atividades executadas dentro da empresa, em especial aquelas relacionadas à contratação de funcionários. Para isso, é possível contar com o apoio de bons softwares, já que a tecnologia ajuda a manter tudo organizado e armazenado em segurança.

Conheça as regras trabalhistas

Um bom gestor deve ter diversas habilidades e conhecimentos e, sem dúvidas, dominar conceitos e regras trabalhistas é fundamental para reduzir os passivos trabalhistas. Ao adquirir esses conhecimentos, comandar a equipe e garantir que a legislação não seja descumprida dentro da empresa é muito mais fácil. Por isso, é interessante que você estude e procure se manter atualizado em relação às leis em vigor.

Capacite sua equipe de RH

A capacitação é o segredo para a melhoria de qualquer processo dentro de uma empresa e, obviamente, é necessária para a redução de riscos e problemas relacionados a questões trabalhistas. Isso significa que, além de ser um gestor bem informado e atualizado, sua equipe também precisa ser capacitada. Invista em treinamentos e se esforce para ter um time de excelência, que tenha capacidade de identificar problemas e corrigi-los com rapidez e estratégia.

Dissemine uma cultura de valorização na empresa

A nossa última dica diz respeito à criação e ao fortalecimento de uma cultura de valorização da segurança e da saúde do trabalho dentro da empresa. Afinal, quando essa postura faz parte do cotidiano do negócio e orienta a atuação dos funcionários, há uma redução considerável dos problemas trabalhistas. Conforme vimos ao longo do post, diminuir passivos trabalhistas não é uma missão impossível. As boas práticas apresentadas são úteis e, com certeza, vão trazer bons resultados para a sua empresa. Por isso, não perca mais tempo! Aproveite as dicas que mostramos, avalie a situação de sua companhia e comece a prevenir, corrigir e documentar. São essas atitudes que manterão o seu negócio longe de processos judiciais! Gostou deste material? Tem dúvidas sobre alguma estratégia? Quer saber como documentar melhor os dados em sua empresa? Deixe seu comentário logo abaixo! Teremos o prazer em ajudá-lo!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais