Voltar para o blog

5 BENEFÍCIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 17/04/2018
5 BENEFÍCIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Transformação Digital

O setor de Recursos Humanos passou a ser um dos mais estratégicos dentro das organizações. Ele participa ativamente das decisões do negócio e contribui para que, por meio da gestão de pessoas, a empresa alcance os seus objetivos. Isso só foi possível por causa da transformação digital pela qual o RH passou. A transformação digital combina inovação tecnológica, conhecimento e estratégias que promovem a qualidade de vida no trabalho, aumentando a satisfação dos funcionários — que ficam ainda mais produtivos. Isso torna mais sólida e transparente a relação empresa-trabalhador, fundamental para que o foco permaneça nos objetivos do negócio. Continue a leitura e conheça 5 benefícios da transformação digital no setor de Recursos Humanos.

1. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS DOS COLABORADORES

O fim de 2017 foi marcado pela Reforma Trabalhista, um conjunto de medidas que estabeleceu um novo patamar nas relações entre empresas e trabalhadores. A criação de novas jornadas de trabalho e o aumento do poder de negociação entre as partes geram dados que precisam ser controlados e organizados. Fazer esse controle de modo manual não é viável para nenhuma organização, principalmente para aquela que deseja crescer. Por isso, é fundamental adotar uma solução de guarda e gestão documental.

2. COORDENAÇÃO MAIS TRANSPARENTE DE BENEFÍCIOS

O programa de benefícios de uma empresa é um dos seus diferenciais competitivos, pois estabelece uma forma de se aproximar e de se comunicar com os funcionários, motivando-os. Dada a sua importância, a coordenação deles deve ser mais ágil e precisa, garantindo que todos os trabalhadores tenham acesso aos benefícios oferecidos pela organização. A coordenação pode contar com a ajuda de um software que integre os dados de todos os benefícios, apontando quais são os mais aceitos e os que estão atrasados. Isso permite que a empresa enxergue o real valor de cada um deles.

3. AVALIAÇÃO DE TALENTOS PARA FORMAÇÃO DE LÍDERES

A transformação digital no RH também mudou a forma como os talentos são avaliados. Todas as etapas de crescimento de cada um deles compõem um extenso relatório que aponta o momento certo de promover o colaborador — evitando a frustração dele e da empresa, afinal, isso indica que ele está verdadeiramente preparado. Muitos talentos abandonam as empresas porque não encontram a oportunidade de crescimento que desejam. Quando eles se vão, a organização perde um excelente profissional e ainda aumenta os próprios custos com recrutamento e seleção.

4. GERAÇÃO DE RELATÓRIOS COM DADOS ATUALIZADOS

Uma vez que o RH é um setor estratégico, para que a empresa atinja os próprios objetivos, ele precisa conseguir gerar relatórios de maneira rápida e com dados sempre atualizados. Por isso, para acompanhar o ritmo do mercado, é necessário aderir à transformação digital e adotar uma solução tecnológica. A concorrência entre as empresas é cada vez maior, exigindo delas mais rapidez nas tomadas de decisão. Sem o apoio de uma ferramenta que dê suporte para as decisões, é maior a probabilidade de fazer uma escolha errada.

5. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO MAIS EFICAZES

Observe que a transformação digital coloca o RH em um patamar de mais conhecimento acerca da própria companhia e de seus funcionários. Isso facilita os processos de recrutamento e seleção de talentos, uma vez que os perfis dos profissionais já estão delimitados e documentados em um sistema. A transformação digital coloca a empresa em um ritmo de crescimento mais intenso e de acordo com o planejado. Para alcançar essa realidade, sua organização precisa de uma liderança de RH mais inovadora e estratégica. Implemente essa mudança e acompanhe as métricas para garantir os resultados. Deseja outras informações sobre gestão de pessoas e Recursos Humanos? Siga e acompanhe tudo nas nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn. Vamos lá!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais