Voltar para o blog

O que fazer para reduzir custos com BPO?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 29/05/2018
O que fazer para reduzir custos com BPO?

Tendências

Já pensou em como manter a eficiência e diminuir as despesas sem afetar a entrega de valor ao público? Conservar ou até mesmo melhorar o nível de serviço dos processos internos é um desafio para grandes negócios ou para empresas em fase de crescimento. A solução encontrada por muitas delas é reduzir custos com BPO — Business Process Outsourcing, estratégia que permite à empresa destinar recursos para a atividade principal, enquanto as tarefas secundárias ficam delegadas a parceiros estratégicos.Se quer aprender como iniciar o BPO no seu negócio, seus benefícios e de que forma esse processo vai lhe ajudar a cortar gastos complementares, continue a leitura!

Como implementar o BPO na sua empresa?

A estratégia de Business Process Outsourcing consiste em terceirizar serviços que não estão relacionados ao core business da empresa, ou seja, à atividade-fim do negócio. O objetivo dessa prática é reduzir despesas, alcançar produtividade e concentrar os recursos da organização nos procedimentos que geram diferenciais competitivos no mercado.Por exemplo: uma mega livraria foca seus processos na venda de livros. Assim, conta com parcerias especializadas para distribuição de entregas, gestão documental e soluções em Tecnologia da Informação. Ou seja, tem apoio em áreas que não estão ligadas ao centro do negócio, que é a comercialização de publicações.Embora seja parecido com o processo de terceirização, o BPO é um pouco mais complexo. Isso porque ele busca incorporar soluções tecnológicas para atividades exercidas pela empresa. Esse acréscimo visa à redução de despesas e ao aumento da produtividade.

Como reduzir custos com BPO e aumentar a eficiência?

O objetivo de incorporar uma nova tecnologia no ambiente de trabalho é fazer mais com menos. Assim, ao trazer empresas especializadas para processos secundários do negócio, a contratante ganha eficiência e mais condições para se dedicar à sua atividade-fim.

Automação e padronização

A automação e a padronização de processos fornecidas pelo BPO agem, diretamente, na redução de despesas em pelo menos duas frentes: operacional e pessoal. A primeira é verificada pelo ganho de qualidade no fluxo de trabalho:

  • menos retrabalho;
  • menos erros;
  • mais rapidez para execução de tarefas.

Já a redução de pessoal acontece pela simplificação das atividades e da incorporação da equipe terceirizada às funções antes executadas pela contratante. Nesse caso, a empresa troca as obrigações trabalhistas diretas pela necessidade de fiscalizar se a parceira atua em conformidade com a Lei.

Nível de serviço e indicadores de desempenho

É possível estabelecer no contrato com a empresa terceirizada relatórios de avaliação do serviço e métricas para serem verificadas. Assim, a contratante pode determinar qual é o nível de serviço esperado (SLA - Acordo de Nível de Serviço) e quais serão os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) medidos.Reduzir custos com BPO, portanto, consiste em delegar a parceiros estratégicos atividades secundárias do negócio para que a empresa consiga focar sua energia e seus recursos na produção de valor para seu público-alvo. Além do ganho financeiro, essa prática possibilita a inclusão de tecnologia de ponta nos processos internos. A empresa se torna, assim, mais competitiva e apta a disputar o mercado.Gostou do texto sobre como reduzir custos com BPO? Então, assine a nossa newsletter para receber as novidades por e-mail!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais