Voltar para o blog

Aprenda 5 maneiras de reduzir custos na sua empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 09/03/2018
Aprenda 5 maneiras de reduzir custos na sua empresa

Gestão

Redução de custos sem perder qualidade: essa é a meta contínua de muitos líderes. E ela torna-se ainda mais importante em períodos de crise. Por sorte, várias despesas de uma organização podem ser diminuídas com pequenos ajustes. Algumas, conforme análise, podem até ser evitadas. Os principais investimentos de uma companhia concentram-se nas áreas de gestão, recursos humanos, tecnologia, infraestrutura, finanças, compras, marketing e vendas. O primeiro passo é fazer uma análise minuciosa de cada uma delas. Vale rever contratos e destacar aqueles que podem ser cancelados ou cujos valores podem ser negociados. Verifique também os gastos com contas de consumo, tributos, itens de estoque e almoxarifado. Compare mês a mês e perceba se houve algum aumento fora do comum ao longo do período. Ainda está difícil decidir onde reduzir os custos? Listamos abaixo 5 maneiras práticas. Confira!

1. Divida o momento com sua equipe

Nada melhor que uma equipe integrada. Despertar o sentimento de unidade é fundamental em todas as situações e mais do que nunca nessa. Para isso, conscientize todos sobre o momento em que vive a empresa e a necessidade de redução de custos. Em seguida, peça sugestões de como economizar no dia a dia. Essa é uma maneira de gerar engajamento e deixar seus colaboradores ainda mais atentos sobre a importância do uso adequado de materiais. Faça também campanhas internas sobre economia de água, energia elétrica e outros recursos, em prol da sustentabilidade.

2. Renegocie com fornecedores

Fornecedores de uma mesma matéria-prima ou produto podem ter diferença de até 100% entre os seus preços. Por isso, procure sempre fazer pesquisas, cotações e, se encontrar valores menores na concorrência, renegocie. Evite assinar contratos que podem gerar um custo fixo desnecessário no futuro e procure conversar sobre as altas de preços no momento em que elas acontecem. Medidas como essas proporcionarão um aumento da margem de lucro considerável, já que é nessa parte do negócio que se concentra o maior percentual de gastos de uma companhia.

3. Digitalize documentos

Sempre que possível, elimine a circulação de papéis. Muitas empresas ainda não adotaram essa prática, que, além de mais segura, é ótima para o meio ambiente, economia de espaço físico e de recursos. Verifique todos os documentos que não precisam ser impressos e opte por sua digitalização. Considere também a contratação de uma empresa especializada em guarda e gestão de documentos para melhorar a organização e aprimorar processos.

4. Otimize processos

Complementando a dica anterior sobre a importância de aprimorar processos com gestão de documentos, faça um diagnóstico sobre o fluxo de trabalho da sua equipe. Muitas vezes você perceberá erros, desorganização e/ou ineficiência que atrasam todo o andamento das atividades. Identifique o problema e, se necessário, troque funcionários, ofereça cursos e outras ações que reduzam o tempo de execução das operações e, certamente, seus custos.

5. Cuide do atendimento ao cliente

Você já deve ter ouvido falar que conquistar um novo cliente custa muito mais caro que fidelizar um antigo. Esse conceito é realmente válido. Por isso, procure sempre alternativas para tornar o atendimento de sua empresa mais eficiente. Uma estratégia é adotar um sistema de automação. Foi o que a plataforma de entregas Loggi fez. Segundo o seu cofundador, Arthur Debert, além de reduzir o tempo de suporte ao cliente pela metade, a empresa agora precisa de quatro vezes menos atendentes desempenhando essa tarefa. Gostou dessas dicas para redução de custos? Acompanhe nosso Facebook e Linkedin para saber mais!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais