Voltar para o blog

5 razões para usar documentos digitais em sua empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 11/09/2019
5 razões para usar documentos digitais em sua empresa

Organização

O uso de documentos digitais tem sido cada vez mais frequente nas empresas, a partir da modernização dos processos. Isso porque o armazenamento de arquivos nos ambientes virtuais permitem centralizar informações, atribuir maior segurança aos dados e melhorar a gestão do tempo. Tendo em vista os inúmeros benefícios de optar pelos documentos digitais, elencamos 5 razões pelas quais o seu negócio deve adotá-los. Não deixe de conferir!

1. Segurança dos dados

São diversos os fatores e eventos imprevistos que podem ocasionar a perda de documentos importantes da empresa, o que traz prejuízos financeiros e administrativos ao gestor. A partir da digitalização, no entanto, essa insegurança é facilmente resolvida. Isso porque a medida permite armazenar os arquivos em espaços virtuais, o que elimina o risco de qualquer danificação ou extravio. Vale lembrar que, dessa forma, é possível assegurar a integridade e a veracidade dos documentos da instituição.

2. Aumento da produtividade

Outro benefício que o uso de documentos digitais proporciona é o aumento da produtividade. Isso se deve à facilidade de acesso aos dados e à agilidade para o registro de informações quando são armazenadas nos espaços virtuais. A redução do tempo gasto com consultas e a melhor organização dos documentos, por sua vez, garante a otimização de diversos processos da instituição e a melhoria da gestão do tempo pela equipe.

3. Gestão centralizada e eficiente

O uso de documentos digitais também permite gerir as informações de maneira centralizada e eficiente. Isso porque a unificação dos dados no ambiente virtual garante a organização ordenada dos arquivos. Dessa maneira, torna-se mais fácil encontrar impressos relevantes à administração do negócio, o que garante a tomada de melhores decisões pelo gestor e o aumento do controle sobre a gestão da empresa.

4. Redução de custos

A redução dos custos é outro reflexo da digitalização de documentos. Afinal, com a conversão de impressos físicos em arquivos virtuais, é possível eliminar gastos com papéis, impressões e tintas na empresa. Além disso, o aumento da produtividade e a otimização dos processos também garante a redução de desperdícios e, consequentemente, o aumento das margens de lucro do negócio.

5. Otimização de espaço

O hábito de armazenar arquivos físicos é o grande responsável pela ocupação de espaços na empresa. Em algumas instituições, inclusive, cômodos de tamanho considerável ainda são destinados para o depósito desses papéis. A partir da digitalização, no entanto, documentos impressos podem deixar de existir. Dessa forma, é possível garantir a otimização e o melhor aproveitamento dos ambientes da empresa. A utilização de documentos digitais é fundamental para impulsionar, cada vez mais, a instituição no mercado. Para tanto, é indispensável escolher ferramentas ideais para a gestão desses arquivos em ambientes virtuais. Nesse sentido, a eBox Digital pode ser uma ótima aliada do administrador, uma vez que oferece serviços de guarda de documentos físicos e digitais adaptáveis às necessidades de cada empresa. E então, gostou do nosso artigo? Para saber mais sobre documentos digitais e conferir as possibilidades para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais