Voltar para o blog

Entenda como funciona a segurança no armazenamento de dados

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 08/08/2019
Entenda como funciona a segurança no armazenamento de dados

Tendências

No mercado competitivo atual, é imprescindível garantir a segurança no armazenamento de dados corporativos. O vazamento de informações sigilosas e importantes para o negócio, como dados de clientes e aspectos financeiros, pode comprometer seu sucesso e abrir portas para os concorrentes. Por isso, é fundamental que a empresa invista em segurança da informação, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade de todos os seus conceitos. Quer entender como funciona a segurança no armazenamento de dados? Continue a leitura!

A digitalização é uma boa solução?

Na era digital e sustentável em que vivemos, arquivar documentos em papel não é mais a melhor solução. Além de as informações ficarem muito vulneráveis à ação do tempo e a acidentes, essa prática também requer um grande espaço no ambiente de trabalho. Nesse contexto, a digitalização é uma ótima solução, pois há sigilo dos dados e eles podem ser acessados com mais facilidade e agilidade. Além disso, a empresa consegue ser mais eficiente em seus processos e na tomada de decisão.

O que é o armazenamento de dados?

O armazenamento de dados é o processo de arquivamento, organização e compartilhamento de documentos, executado pela área de tecnologia da informação (TI). Existem diversos dispositivos e recursos para diferentes finalidades, a depender da necessidade de cada negócio. Com ele é possível organizar os dados e definir a melhor forma de ser apresentá-los aos seus usuários. Sua importância é notável quando pensamos no quanto a tecnologia é essencial para a agilidade de tarefas corporativas e a quantidade de informações que são geradas diariamente em um negócio. Além disso, ter um bom armazenamento de dados evita problemas com relação a perda e imprecisão, que podem gerar grandes prejuízos para a companhia.

Como é feita a política de backup?

A realização de backup é uma das práticas mais comuns nas empresas que zelam pela integridade e segurança de seus dados. Porém, para que seja realmente funcional e eficiente, é fundamental a elaboração de uma política de backup. Com isso, a empresa consegue orientar a equipe sobre como o armazenamento de dados deve ser feito. Nela, deve conter referências esclarecedoras, tais como: quais dados devem ser copiados, qual a periodicidade do processo, qual o tipo de backup, quais os colaboradores envolvidos etc.

Quais são as medidas de prevenção de desastre?

Uma empresa precisa estar preparada para imprevistos, pois falhas podem acontecer. E, para que a companhia não seja prejudicada, é preciso elaborar um plano de prevenção de desastre. Assim, ela consegue dar continuidade às suas atividades sem comprometer seus rendimentos. Dentre as medidas desse plano, está o desenvolvimento da infraestrutura, que visa minimizar a inoperabilidade da empresa, e a excelência na gestão de informações, que garante um nível considerável de segurança. Como visto, todo negócio que deseja se manter e se destacar no mercado competitivo, precisa se atualizar sobre os novos recursos disponíveis. Toda essa modernidade exige muitos cuidados para garantir a integridade das informações do negócio. Agora que você sabe como funciona a segurança no armazenamento de dados, bem como sua importância, implante agora mesmo no seu negócio! A eBox Digital pode ajudar, entre em contato conosco!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais