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Você conhece a metodologia de avaliação 360°?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 26/11/2019
Você conhece a metodologia de avaliação 360°?

Gestão

O desenvolvimento dos colaboradores é uma atividade que deve ser priorizada pelas empresas. Portanto, contar com a ajuda da avaliação 360° é fundamental para promover a transformação na vida pessoal e profissional de todos os envolvidos. Afinal, ela tem uma série de vantagens, principalmente na sua forma de aplicação. Esse método se baseia na participação de todos os integrantes da equipe para conseguir, de forma clara e sem envolvimento pessoal, identificar os elos fracos de um time. Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura e confira!

Por que se chama avaliação 360º?

Essa ferramenta é também conhecida como feedback 360°, avaliação multivisão e feedback com múltiplas fontes. Nela, o colaborador recebe avaliações simultâneas de diversas pessoas que trabalham com ele, por isso o nome. Dessa forma, ela pode ser feita por seus colegas de trabalho (do mesmo nível), subordinados, superiores, clientes internos e externos, além da sua autoavaliação. É realizada por meio de um questionário baseado nas competências, comportamentos e princípios essenciais da empresa. Como é feito na Ambev, a avaliação é derivada dos valores culturais. Além disso, os critérios utilizados podem variar de acordo com o cargo e a relação do avaliado com o avaliador. Lembrando de que ela é imparcial e confidencial, apenas o resultado que é divulgado ao colaborador.

Qual o objetivo dessa avaliação?

Entre os pontos avaliados nessa ferramenta estão:
  • atitudes;
  • capacitação;
  • habilidades técnicas;
  • pontos fortes;
  • pontos de melhoria;
  • perfil comportamental.
Portanto, ela tem como objetivo desenvolver o desempenho dos colaboradores e verificar se ele está alinhado com o propósito da organização. Além disso, essa avaliação ajuda os gestores a tomarem decisões sobre futuras promoções, possíveis desligamentos, movimentações entre setores, premiações por performance, dentre outros. Da mesma forma, a autoanalise torna mais real as chances de mudanças. Por isso, deve ser feito um plano de ação para orientá-lo no processo de desenvolvimento de melhorias das atividades apontadas, além de reforçar as atitudes e comportamentos avaliados. O colaborador também pode usar essas informações para criar o seu plano de carreira, de modo a ajudá-lo a conquistar os seus objetivos profissionais.

Quais são as vantagens de aplicá-la?

A avaliação 360º é importantíssima para a gestão estratégica de pessoas, pois ela analisa o desempenho dos colaboradores por diferentes pontos de vistas. Assim, ele é considerado o mais vantajoso para garantir o desenvolvimento dele às demandas diárias, possibilitar resultados confiáveis e livres de influências pessoais. Confira abaixo os principais benefícios de usá-la:
  • procura várias opiniões sobre o funcionário;
  • envolve todos os colaboradores e, em algumas empresas, até os clientes e fornecedores;
  • é formado um perfil, com as qualidades e defeitos, de como cada funcionário é visto pelo grupo;
  • proporciona o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores;
  • gera um sentimento de busca constante de melhoria;
  • por ser alinhada ao programa de aprimoramento, cria metas e ações a serem tomadas;
  • identifica os pontos a serem melhorados na empresa;
  • fortalece as informações para as tomadas de decisão.
Podemos dizer que realizar a avaliação 360° em uma empresa é um grande avanço e será o pontapé inicial para as mudanças da organização. Por isso, ela precisa ser bem orientada e executada para garantir o desenvolvimento de todos os colaboradores. É preciso ter um negócio organizado, alinhado com os objetivos profissionais dos funcionários para inovar nesse mercado cada vez mais competitivo e transformador. Gostou da ferramenta avaliação 360°? Quer se inteirar mais sobre as transformações da área de Recursos Humanos? Então, entenda a relação do RH com o Big Data!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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