Voltar para o blog

Veja como melhorar a eficiência do RH por meio de 5 práticas

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 23/10/2019
Veja como melhorar a eficiência do RH por meio de 5 práticas

Gestão

O departamento de Recursos Humanos assume o papel fundamental de propagar os valores e a missão do negócio aos colaboradores. Da mesma maneira, atua para alinhar o capital humano às estratégias da organização.Por essa razão, o investimento na eficiência do RH deve ser uma das prioridades da instituição. Afinal, a partir de estratégias capazes de otimizar o tempo e reduzir custos no setor, torna-se possível obter melhores resultados.Pensando nisso, elencamos 5 práticas que podem contribuir para o aumento da eficiência no departamento de Recursos Humanos. Confira!

1. Elabore um plano para reter talentos

Montar um plano para reter talentos — ou seja, para manter bons profissionais na empresa — é fundamental. Afinal, colaboradores com alto desempenho tendem a contribuir mais para os resultados da instituição e do próprio departamento de RH.Para isso, é importante criar mecanismos que motivem a permanência desses profissionais. Nesse sentido, vale oferecer uma perspectiva de carreira no negócio e benefícios que demonstrem valorização ao trabalho desenvolvido.

2. Integre os processos

A agregação dos processos garante a padronização das atividades e, portanto, a coerência na atuação da equipe. Além disso, permite que as tarefas se tornem mais ágeis e dinâmicas no dia a dia do departamento.A integração dos processos de seleção de candidatos, de admissão e de pagamento, por exemplo, assegura a efetividade das ações e permite elevar o desempenho da empresa no mercado.

3. Invista em tecnologia

O investimento em novas tecnologias é, também, fundamental para a eficiência do RH. A automatização de processos, por exemplo, permite otimizar o tempo das equipes, integrar sistemas do negócio e centralizar informações.Dessa maneira, a análise sobre a realidade do setor pode ser melhor avaliada, o que contribui para uma tomada de decisão mais acertada e para o desenvolvimento de estratégias de melhoramento.

4. Aposte na digitalização de arquivos

Focar na digitalização de arquivos é outra prática importante para atribuir agilidade e qualidade aos processos do departamento de RH. Afinal, ela garante a eliminação de documentos físicos, o gerenciamento eficaz dos dados e facilidade no manuseio de informações relevantes à gestão.Dessa forma, torna-se possível reduzir custos e desperdícios, elevar a produtividade e reorganizar o ambiente de trabalho.

5. Foque na comunicação eficaz

Outra dica importante para melhorar a eficiência do departamento de Recursos Humanos é criar mecanismos para uma comunicação eficaz com as equipes. Afinal, é por meio do diálogo e da transmissão de mensagens que o setor consegue promover ações concretas e fortalecer a sua atuação na empresa.Também por intermédio da comunicação, é possível contar com a resolução de problemas e com a entrega de respostas de maneira mais ágil e efetiva.Apostar na eficiência do RH é fundamental para o desenvolvimento da empresa no mercado. Isso porque o departamento assume a importante responsabilidade de fazer o gerenciamento de pessoas voltado aos objetivos do negócio.O não melhoramento de seus processos, por outro lado, pode fazer com que esse potencial estratégico seja perdido e que a organização deixe passar grandes oportunidades de melhoria dos resultados.Se você gostou do nosso artigo, aproveite para complementar a sua leitura com nosso post sobre os 4 principais problemas no setor de RH!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais