Voltar para o blog

Terceirização de RH: conheça 4 serviços que podem ser terceirizados

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 13/12/2021
Terceirização de RH: conheça 4 serviços que podem ser terceirizados

Tendências

É fato que a Terceirização de RH tem sido uma prática bastante recorrente. Conhecida por ser um ato comercial de contratar uma empresa específica para realizar serviços internos que antes eram realizados pelos próprios colaboradores, essa atividade visa reduzir os custos e gerar eficiência.

Além disso, essa terceirização envolve diversas funções, como o processamento de folhas de pagamento, treinamento de funcionários, administração do setor financeiro e desenvolvimento de estratégias de recrutamento. Logo, você pode selecionar qual tipo de serviço você precisa e escolher a forma como vai ser executado.

Está gostando do conteúdo? Prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades desse setores de terceirização!

 Quais são os principais benefícios da Terceirização de RH?

Primeiramente, é preciso pontuar que o setor de Recursos Humanos é amplo e abrange diversos ofícios, afinal, ele é responsável pelo acompanhamento da carreira de diversos funcionários e também pela seleção e demissão de empregados, por exemplo. Logo, a terceirização é um processo que agiliza muito a vida de muitos empresários, listamos abaixo as principais vantagens dessa prática.

1.Profissionais especializados

 A busca por profissionais qualificados e experientes é o sonho de qualquer empresa. Nesse sentido, a terceirização oferece colaboradores proficientes, afinal, a competência desses especialistas permite que os funcionários tenham um tempo maior para se empenhar nos processos internos da empresa, bem como está apto para resolver qualquer tipo de pendência.

2.Otimização de tempo

A fala que diz que tempo é dinheiro é verdadeira e aplicável no campo empresarial. Desse modo, ao contratar uma empresa externa para realizar alguns serviços em seu negócio você conseguirá otimizar o seu tempo e contar com especialistas que desenvolverão planos estratégicos para melhorar os resultados e a competitividade da sua marca.

Diante disso, com essa equipe experiente é possível economizar e diminuir os prejuízos nas contratações equivocadas e ampliar o tempo dos funcionários para se dedicar ao labor do dia a dia da empresa. Portanto, ao investir em um RH o empresário estará investindo em seu próprio sucesso a longo prazo.

3.Eficiência operacional

Ao contratar uma consultoria em RH, os profissionais que, por sua vez, são bem preparados e especialistas nesse irão atuar em parceria com os funcionários internos para analisarem as necessidades da vaga, o perfil e as habilidades necessárias para cada tipo de contratação, afinal, cada setor precisa de uma personalidade diferente.

Desse modo, com essa visão mais detalhada e organizada das carências de cada departamento as contratações serão mais estratégicas e precisas, afinal, tudo que é bem calculado e planejado, dificilmente tende a dar errado no final.

4.Redução do turnover

Alguns empecilhos como a falta de investimento no treinamento dos colaboradores, um clima organizacional pouco efetivo e a não adaptação ao ambiente de trabalho são fatores que impedem o bom desenvolvimento de um negócio e, por consequência, a sua rotatividade.

Além disso, quando um determinado colaborador resolve sair da empresa, o processo para contratar outro que consiga assumir esse cargo costuma ser custoso, desgastante e impacta de maneira negativa a marca. Desse modo, a cultura organizacional é uma peça chave para o prestígio de uma empresa.

Quais são os serviços que podem ser terceirizados?

Por mais amplo que a terceirização pareça ser, sempre há algumas pessoas que têm dúvidas sobre em quais setores ele pode atuar e quais são os benefícios desse processo. Listamos abaixo alguns dos principais setores que são terceirizados e que trazem retornos satisfatórios aos seus empresários!

1.Folha de pagamento

A folha de pagamento é uma questão que sempre gera dor de cabeça, afinal, é gasto muito tempo para contabilizar todos os itens que precisam. Além disso, alguns erros também podem acontecer e comprometer a empresa em aspectos tributários.

Diante disso, terceirizar esse departamento é uma excelente opção para o empresário que deseja melhorar a dinâmica de pagamentos e reduzir a concentração de trabalho em um só setor que, por sua vez, é o financeiro.

2.Controle de ponto

Essa atividade envolve uma série de processos, como é o caso de contratantes de softwares e uma equipe especializada em recursos digitais. Logo, para garantir o controle dessas informações, o recomendado é contratar um serviço terceirizado, com profissionais que prestem assistência e forneçam relatórios completos e detalhados.

3.Gestão de benefícios

Fazer uma gestão adequada de benefícios requer muito tempo para que tudo seja realizado de maneira precisa, principalmente quando alguns deles são regulamentados pela legislação trabalhista, como é o caso de seguro de vida, vale-refeição, auxílio odontológico e vale-alimentação.

Então, diante dos benefícios que precisam ser oferecidos aos funcionários, é preciso que a terceirização seja feita por uma empresa responsável e que seja referência no mercado a fim de gerar maior conforto e tranquilidade para os trabalhadores e para o seu RH.

4.Recrutamento e seleção

É notório que o número de empresas interessadas em consultorias vem crescendo muito, afinal, elas buscam lucratividade, visibilidade no mercado e redução de custos. Desse modo, a terceirização ajuda na seleção de candidatos capacitados e aptos para trabalhar em uma determinada área. Então, com esse recrutamento, as chances de encontrar um profissional com a personalidade esperada é alta.

Quais os cuidados ao terceirizar as atividades?

Todo cuidado é pouco na hora de terceirizar as atividades da sua empresa, inclusive, em alguns pontos que foram alterados pela Reforma Trabalhista, houve a criação de regras complementares para a lei de terceirização.

Então, é importante que o processo seja minucioso e bem planejado, por isso cabe ao RH analisar e prestar as devidas providências caso exista uma atividade que pode ser realizada por uma empresa parceira de forma mais eficiente, qualificada e rápida.

Qual será o futuro da terceirização?

A nova lei direcionada à terceirização trouxe diversos benefícios para os negócios e abre vários rumos para o setor econômico. Somado a isso, oferece maior segurança tanto para os empresários como para os trabalhadores. Logo, com a fluidez e dinamicidade das novas relações de trabalho, o processo de terceirização é uma das melhores alternativas a serem adotadas, tanto por negócios médios como também os grandes.

Com essa nova atualização, o funcionário poderá ser direcionado pela marca prestadora do serviço em outro negócio contratante, sem perda de estabilidade e sem burocracia e dor de cabeça para as partes envolvidas.

Com essa nova atualização, o funcionário poderá ser direcionado pela empresa prestadora do serviço em outro negócio contratante, sem perda de estabilidade e sem burocracia e dor de cabeça para as partes envolvidas. Além disso, houve uma diminuição das folhas de pagamento para facilitar a criação de vagas de emprego.

Somado a isso, espera-se que mais empresas venham a aderir esse tipo de negócio, não apenas como serviços básicos ,mas também aquelas atividades mais especializadas, como criadores de software e projetos.

Qual a importância da empresa terceirizar serviços de RH?

É nítido que o mundo corporativo vem se modificando a cada dia, e por isso é importante que as empresas estejam de acordo com as novas propostas do mercado e com trabalhadores eficientes, práticos e que estejam aptos a encararem os serviços envolvendo o RH.

Então, um dos principais benefícios dessa consultoria especializada em RH é o seu contato integral com o mercado, fazendo com que os indivíduos estejam em harmonia com as transformações das diversas áreas. Logo, é válido contratar funcionários que já estão no mercado há um tempo e saibam lidar com todo e qualquer ambiente de trabalho.

Então, terceirizar serviços de RH é ter a certeza que os ofícios que antes eram desempenhados por funcionários da própria empresa será desenvolvido por pessoas treinadas para realizar aquelas atividades de maneira rápida, precisa, segura e competente.

Logo, os gestores podem ficar despreocupados, afinal, o serviço será bem executado visando uma maior otimização dos processos, lucratividade, reconhecimento no mercado e satisfação dos clientes fiéis que, por sua vez é o alicerce para qualquer indústria, seja ela qual for.

Por isso, a parte de RH como: gerenciamento de informações, gestão de pessoas, gerenciamento de desempenho e o gerenciamento burocrático, com o processo de terceirização serão desenvolvidos com maior precisão, menos desgaste físico e menor custo.

Ou seja, esse sistema realiza o trabalho mais árduo, e o fornecedor fica por conta de garantir que tudo ocorra conforme o esperado e que nada saia do controle. Por fim, seus colaboradores ficam com a inteligência envolvida durante o processo e, por consequência há mais segurança na entrega do serviço.

Portanto, agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é terceirização, a sua importância e os seus principais benefícios, na hora de contratar esse serviço, preze por uma empresa que seja referência no mercado a fim de evitar transtornos.

Dessa forma, a terceirização de RH está com grande força e a tendência é que mais marcas venham a aderir esse novo projeto em seu negócio, afinal, a segurança e a agilidade dessas atividades são incomparáveis. Somado a isso, tanto os empregadores ,como os próprios funcionários só tem a ganhar com essa nova metodologia.

Gostou do que leu nesse conteúdo? Então, não perca tempo e assine agora a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais