Voltar para o blog

Saiba como funciona o machine learning e como aplicar na empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 22/05/2019
Saiba como funciona o machine learning e como aplicar na empresa

Transformação Digital

A inteligência artificial é uma temática discutida desde meados do século passado, mas por vezes foi tratada apenas como ficção científica. Porém, recentemente, os avanços tecnológicos trouxeram de forma definitiva a questão para o mundo dos negócios, e uma dessas possibilidades diz respeito ao modo como funciona o machine learning. No artigo de hoje, vamos explicar seu funcionamento e demonstrar como pode ser utilizado em sua organização!

O que é o machine learning?

Machine learning é um subconjunto da área de inteligência artificial (IA) e sua definição mais comum está relacionada à capacidade dos computadores aprenderem e agirem sem estarem programados de modo explícito. É uma ciência que se concentra em analisar e interpretar padrões e estruturas em dados para permitir o aprendizado, o raciocínio e a tomada de decisões fora da interação humana. Simplificando, o machine learning permite que um usuário humano alimente um algoritmo de computador com uma imensa quantidade de dados e, a partir daí, o sistema consiga analisar e fazer as recomendações baseadas em decisões tomadas por ele e que não foram previamente programadas. À medida que mais interações acontecem, maior se torna a sua habilidade de fazer escolhas, aumentando o seu nível de acerto.

Como funciona o machine learning?

Digamos que você queira criar um programa para um jogo de xadrez. Há, basicamente, duas maneiras diferentes de fazer essa programação. A primeira abordagem é programar de forma clara as instruções que seu sistema utilizará. Se as peças estiverem de acordo com uma configuração pré-definida, um comando seria mova seu cavalo para tal casa, por exemplo. Na jogada seguinte, quando a mesa mudar, faça outro movimento. Esse método codificado não é particularmente prático ou atraente, pois é quase impossível para o programador considerar todos os possíveis cenários de antemão. Ou seja, todas as jogadas do computador dependerão exclusivamente do que há em sua memória desde o momento inicial. A segunda forma é simplesmente programar seu robô com as regras do xadrez, com os tipos de movimentos que são permitidos. Assim, por exemplo, coloque o sistema para jogar milhares de jogos contra adversários online. Deixe que ele decida quais movimentos fazer com base na configuração do momento. Você pode recompensá-lo quando ganhar ou penalizá-lo quando perder, e dessa forma ele “aprende” quais movimentos são os melhores em cada situação. É algo análogo ao processo de evolução de habilidades para os humanos, porém pode ser realizado de maneira contínua e em volume exponencial.

Quais as aplicações em negócios?

O machine learning é muito importante, pois os dados estão relacionados cada vez mais à força vital dos negócios. As decisões baseadas em fatos fazem toda a diferença entre estar na vanguarda, conseguir acompanhar a concorrência ou simplesmente ficar para trás. Assim, o uso aplicado da inteligência artificial pode ser a chave para desvendar as informações disponíveis para fazer escolhas que coloquem a empresa sempre à frente. O machine learning já está produzindo enormes efeitos na economia e na vida em geral. Atividades e até mesmo processos inteiros de diversos setores estão sendo automatizados e o mercado de trabalho será modificado para sempre. Há inúmeras aplicações em todos os tipos de indústrias. Em atividades de manufatura, o machine learning ajuda na manutenção preditiva e no monitoramento das condições de operação dos equipamentos. No varejo, ajuda a entender o comportamento dos consumidores e pode ser utilizado para as técnicas de upselling. Na área da saúde permite a identificação prévia de epidemias, a busca simplificada por tratamentos para condições raras e dá às organizações maior eficiência na gestão de recursos. Em bancos, pode ser utilizado para cálculos complexos e análise de riscos, otimizando as negociações de cessão de crédito. De maneira geral, o machine learning pode ser utilizado para o cruzamento de dados de fontes distintas, viabilizando encontrar padrões e eventuais condições especiais que seriam muito difíceis de simular utilizando força humana. É possível fazer a gestão de documentos de maneira autônoma, a partir de poucos critérios definidos a priori. São diversas as possibilidades de como funciona o machine learning, e, sem dúvidas, é um caminho sem volta. Assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro das principais atualidades do mundo da tecnologia!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais