Voltar para o blog

Como escolher um sistema de prontuário médico ideal para o meu hospital?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 16/10/2018
Como escolher um sistema de prontuário médico ideal para o meu hospital?

Transformação Digital

A tecnologia passa por revoluções diárias e transforma. A área médica não fica de fora das novidades do mercado, também beneficiada pelas ferramentas digitais. Analisando o dia a dia da sua clínica, você perceberá que muita coisa já se transformou — mas e o prontuário médico? Agendamento on-line, aumento da taxa de comparecimento dos clientes, lembretes emitidos por mensagem eletrônica e laudos na web proporcionam maior produtividade no dia a dia de trabalho. Fica difícil imaginar a rotina sem esses benefícios. Saiba que também é possível abandonar os documentos de papel e aderir ao prontuário eletrônico do paciente (PEP). Quer saber mais sobre essa novidade? Listamos as melhores dicas para escolher o sistema ideal para a sua clínica. Acompanhe!

Como escolher o sistema de prontuário médico

Do prontuário é possível extrair dados essenciais: perfil dos pacientes, saúde financeira do negócio e métricas. Por isso, é preciso escolher o melhor desenvolvedor, mas o que prezar na hora de fazer a decisão? Trazemos as melhores dicas.

Opte por customização

O prontuário médico eletrônico já é um forte diferencial competitivo, mas seu resultado é potencializado quando o sistema está integrado à base de dados dos pacientes. Esqueça os clássicos prontuários de papel, que já se tornaram arcaicos diante das novas tecnologias. Esse tipo de documento pode ser facilmente perdido e se torna logo refém de inconsistências causadas por erros humanos. É claro que o profissional precisa conhecer o histórico de saúde do paciente, mas as fichas de papel favorecem a perda de informações, tornando o diagnóstico menos seguro. A personalização dos prontuários médicos é um dos principais requisitos na hora de contratar um sistema. De nada adianta informatizar seus processos se não puder integrar todos os dados necessários. A possibilidade de customizar o prontuário médico é quesito relevante a avaliar.

Preze pelo suporte

Um desenvolvedor não pode somente vender o sistema e providenciar a instalação: é essencial oferecer um suporte de qualidade, atendendo a todas as necessidades da clínica, não só durante a contratação, mas também após a implementação do software. Além das atualizações, também há demandas por manutenção, dúvidas sobre utilização e integração dos setores. Antes de fechar acordo com um desenvolvedor, é fundamental saber como a empresa age caso surja qualquer dúvida ou problema.

Atente para a segurança

Um sistema de prontuário médico lida com dados importantes e confidenciais, que devem ser mantidos sigilosos, com acesso restrito aos colaboradores autorizados. Desse modo, é preciso que o programa escolhido preze pela segurança dos registros. Certifique-se da qualidade dos recursos e das tecnologias de segurança aplicadas ao sistema. Preze pela transparência antes de contratar o serviço, tirando todas as dúvidas necessárias, pois só assim os dados dos pacientes estarão resguardados.

Avalie a infraestrutura necessária

Saiba qual estrutura técnica será necessária para que o desenvolvedor instale o sistema na clínica. É fundamental ter os principais recursos: computadores, banda larga e pessoal a receber orientações sobre o software. Durante o processo de pesquisa para a escolha do sistema ideal, verifique todos os detalhes sobre a estrutura exigida para a instalação. Além disso, solicite um orçamento completo para calcular o investimento e não ter surpresas no momento de pagar. A produtividade da clínica cresce com a implementação da tecnologia. A gestão do consultório necessita de informatização. Considere todas as dicas para escolher o sistema de prontuário médico mais adequado. Gostou das nossas dicas? Continue aprendendo sobre a importância da gestão documental para a acreditação hospitalar!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais