Voltar para o blog

4 tipos de culturas organizacionais e suas características

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 11/09/2023
4 tipos de culturas organizacionais e suas características

Produtividade

A cultura organizacional de uma corporação retrata os hábitos, valores, práticas, comportamentos e políticas que a representam. Depois de definidas, são estabelecidas as diretrizes das atuações diárias da instituição e da relação empresa/funcionário.

Dentro de uma instituição é essencial que se conheça os diferentes tipos de cultura organizacional para que os gestores optem pela melhor ferramenta e formas de administrá-las. O chat GPT e gestão de dados são fundamentais para uma estratégia altamente eficaz.

Continue a leitura e conheça alguns tipos de cultura organizacional presentes em uma empresa.

Cultura de tarefas

A cultura organizacional centrada na execução das atividades do dia a dia torna os costumes mais favoráveis para todos os profissionais. Por ser flexível, potencializa atitudes para solucionar problemas. Isso pode ser conquistado ao contratar profissionais com altas competências.

A cultura de tarefas auxilia os colaboradores a atuarem de forma dinâmica na solução de problemas. Também ajuda os profissionais a sentirem-se mais motivados e produtivos. É uma forte aliada para fazer avaliações de desempenho por meio de coleta de dados e feedbacks. 

Cultura do poder

A cultura de poder em uma corporação se refere a uma cultura organizacional que privilegia a hierarquia e a tomada de decisões centralizadas. Isso pode resultar em um ambiente de trabalho competitivo e individualista, onde os funcionários podem ter medo de falar ou questionar as decisões da liderança. A cultura de poder pode levar a uma falta de inovação e ressentimento entre os funcionários, pois eles podem sentir que suas vozes não são ouvidas ou valorizadas. 

Para combater essa cultura, as empresas podem promover uma liderança mais inclusiva e colaborativa, valorizar o feedback dos funcionários e incentivar a participação ativa dos funcionários em decisões importantes. Investir em uma cultura de poder mais equilibrada pode ajudar a aumentar a produtividade, a satisfação do funcionário e a inovação, além de criar um ambiente de trabalho mais saudável e positivo.

Cultura das pessoas

A cultura de pessoas em uma empresa é aquela que coloca seus funcionários em primeiro lugar. Essa cultura pode incluir práticas como treinamento e desenvolvimento contínuos, horários flexíveis e ambiente de trabalho inclusivo. Investir na cultura de pessoas pode levar a um aumento da produtividade e da satisfação dos funcionários, além de reduzir a rotatividade de funcionários. 

Uma cultura de pessoas forte também pode ajudar a atrair talentos de qualidade e manter a empresa relevante no mercado. Em suma, investir em uma cultura de pessoas é um investimento em longo prazo na empresa e em seus funcionários.

Cultura de papéis

A cultura de papéis se refere à tendência de algumas organizações em valorizar a documentação escrita em detrimento de outras formas de comunicação. Essa cultura pode ser influenciada por vários fatores, como tradições, hierarquia e questões de conformidade. No entanto, pode levar a um excesso de burocracia e dificultar a inovação. 

É importante que as empresas encontrem um equilíbrio entre a documentação e a comunicação eficaz, utilizando ferramentas digitais para agilizar processos e promover a colaboração em equipe. Uma cultura de papéis excessiva pode ser um entrave para a eficiência e a inovação, e deve ser repensada em um mundo cada vez mais digital.

Por fim, para escolher o tipo de cultura organizacional ideal para a empresa, é importante entender qual a sua missão, visão e seus valores para defini-la com muita propriedade. O chat GPT e gestão de dados são duas essencialidades, sobretudo quando se deseja potencializar a cultura de papéis por meio da digitalização de documentos na instituição.

Gostou de conhecer alguns tipos de cultura organizacional que uma empresa pode aplicar? Deixe seu comentário sobre o assunto.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Dados digitais: o que são e como armazená-los?

Gestão

Dados digitais: o que são e como armazená-los?
Leia mais
4 dicas de como implementar a gestão com foco em processos

Organização

4 dicas de como implementar a gestão com foco em processos
Leia mais