Voltar para o blog

Afinal, porque é tão importante estar atento aos processos empresariais?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 12/03/2018
Afinal, porque é tão importante estar atento aos processos empresariais?

Organização

Como identificar falhas, melhorar o desempenho, reduzir custos e evitar desperdícios no seu negócio? Estar atento aos processos empresariais é o ponto número um para conquistar esses benefícios. Esse acompanhamento será determinante para o crescimento das atividades. Se você ainda não desenvolveu uma visão sistêmica, continue a leitura deste post. Vamos lhe explicar por que é preciso acompanhar atentamente os procedimentos de trabalho da sua empresa e quais as melhores formas para fazer isso. Boa leitura!

Por que desenvolver uma visão sistêmica?

Compreender como estão interligados e de que forma acontecem os fluxos de trabalho de uma empresa — e como estes se associam ao ambiente externo — é fundamental para que o gestor consiga administrar com competência o seu negócio. Esses atributos, chamados de visão sistêmica, são determinantes para introduzir melhorias e corrigir erros.

Diminui tempo de execução de processos

Ter os processos bem organizados possibilita às equipes executar tarefas em menor tempo. A sistematização diminui a incerteza sobre como proceder sob determinadas circunstâncias. Assim, verifica-se o aumento da produtividade da empresa. Além da rapidez para a conclusão, isso diminui a ocorrência de erros na execução de trabalhos. Os colaboradores sabem exatamente o que precisam realizar e novos membros podem aprender rapidamente a forma de desempenhar as atividades de rotina.

Aumenta o controle

A partir da organização dos processos, a empresa consegue controlar cada uma das etapas de forma muito mais eficaz. Assim, é possível aplicar boas práticas de gestão para a melhoria contínua do trabalho. Verificar continuamente cada fase permite ainda constatar os pontos fortes e fracos da operação.

Identifica falhas

O controle dos processos empresariais também identifica falhas e permite que o gestor trabalhe para corrigi-las. Com a retirada de entraves e a introdução de melhorias para otimizar procedimentos, a dinâmica é aperfeiçoada e o resultado será o aumento da produtividade.

Como monitorar os processos empresariais?

A sistemática de trabalho da empresa deve ser monitorada com rigor e organização. Confira três formas de acompanhá-la.

Mapeie todos os processos

A primeira ação para monitorar os processos empresariais é, naturalmente, conhecê-los. Dessa forma, é preciso realizar o levantamento de todos os fluxos de trabalho desenvolvidos pelo seu negócio. Para um mapeamento completo, monte fluxogramas de ponta a ponta de todas as etapas.

Acompanhe indicadores

“O que não é medido não é gerenciado.” A frase, bastante popular no ramo da Administração, indica que a gestão dos processos empresariais precisa ser acompanhada pela mensuração de resultados. Assim, desenvolva métricas que avaliem com rigor o que determinado fluxo está entregando para o negócio.

Faça auditorias

A função da auditoria é investigar se os processos estabelecidos pela empresa estão sendo executados dentro do previsto e recomendar oportunidades de melhoria que aumentem a eficiência do negócio. Para isso, é fundamental que o grupo que realiza averiguação se reporte diretamente à diretoria, tendo liberdade total de ação em todos os setores da companhia. Acompanhar os processos empresariais significa, portanto, estar atento a todas as perspectivas do negócio. Essa dinâmica dá ao gestor a capacidade de corrigir falhas, aprimorar processos e, assim, aumentar a produtividade e a competitividade da empresa. Para que esse fluxo de trabalho se desenvolva com eficiência, é preciso mapear os procedimentos, criar indicadores e realizar auditorias a fim de verificar a execução daquilo que foi planejado. Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário no post contando para nós como você acompanha os processos internos da sua empresa!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox Explica

Artigo "A evolução da gestão de conteúdo nas empresas" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Equipes são mais estratégicas com a tecnologia a favor da gestão documental" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais