Voltar para o blog

Afinal, porque é tão importante estar atento aos processos empresariais?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 12/03/2018
Afinal, porque é tão importante estar atento aos processos empresariais?

Organização

Como identificar falhas, melhorar o desempenho, reduzir custos e evitar desperdícios no seu negócio? Estar atento aos processos empresariais é o ponto número um para conquistar esses benefícios. Esse acompanhamento será determinante para o crescimento das atividades. Se você ainda não desenvolveu uma visão sistêmica, continue a leitura deste post. Vamos lhe explicar por que é preciso acompanhar atentamente os procedimentos de trabalho da sua empresa e quais as melhores formas para fazer isso. Boa leitura!

Por que desenvolver uma visão sistêmica?

Compreender como estão interligados e de que forma acontecem os fluxos de trabalho de uma empresa — e como estes se associam ao ambiente externo — é fundamental para que o gestor consiga administrar com competência o seu negócio. Esses atributos, chamados de visão sistêmica, são determinantes para introduzir melhorias e corrigir erros.

Diminui tempo de execução de processos

Ter os processos bem organizados possibilita às equipes executar tarefas em menor tempo. A sistematização diminui a incerteza sobre como proceder sob determinadas circunstâncias. Assim, verifica-se o aumento da produtividade da empresa. Além da rapidez para a conclusão, isso diminui a ocorrência de erros na execução de trabalhos. Os colaboradores sabem exatamente o que precisam realizar e novos membros podem aprender rapidamente a forma de desempenhar as atividades de rotina.

Aumenta o controle

A partir da organização dos processos, a empresa consegue controlar cada uma das etapas de forma muito mais eficaz. Assim, é possível aplicar boas práticas de gestão para a melhoria contínua do trabalho. Verificar continuamente cada fase permite ainda constatar os pontos fortes e fracos da operação.

Identifica falhas

O controle dos processos empresariais também identifica falhas e permite que o gestor trabalhe para corrigi-las. Com a retirada de entraves e a introdução de melhorias para otimizar procedimentos, a dinâmica é aperfeiçoada e o resultado será o aumento da produtividade.

Como monitorar os processos empresariais?

A sistemática de trabalho da empresa deve ser monitorada com rigor e organização. Confira três formas de acompanhá-la.

Mapeie todos os processos

A primeira ação para monitorar os processos empresariais é, naturalmente, conhecê-los. Dessa forma, é preciso realizar o levantamento de todos os fluxos de trabalho desenvolvidos pelo seu negócio. Para um mapeamento completo, monte fluxogramas de ponta a ponta de todas as etapas.

Acompanhe indicadores

“O que não é medido não é gerenciado.” A frase, bastante popular no ramo da Administração, indica que a gestão dos processos empresariais precisa ser acompanhada pela mensuração de resultados. Assim, desenvolva métricas que avaliem com rigor o que determinado fluxo está entregando para o negócio.

Faça auditorias

A função da auditoria é investigar se os processos estabelecidos pela empresa estão sendo executados dentro do previsto e recomendar oportunidades de melhoria que aumentem a eficiência do negócio. Para isso, é fundamental que o grupo que realiza averiguação se reporte diretamente à diretoria, tendo liberdade total de ação em todos os setores da companhia. Acompanhar os processos empresariais significa, portanto, estar atento a todas as perspectivas do negócio. Essa dinâmica dá ao gestor a capacidade de corrigir falhas, aprimorar processos e, assim, aumentar a produtividade e a competitividade da empresa. Para que esse fluxo de trabalho se desenvolva com eficiência, é preciso mapear os procedimentos, criar indicadores e realizar auditorias a fim de verificar a execução daquilo que foi planejado. Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário no post contando para nós como você acompanha os processos internos da sua empresa!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais