Voltar para o blog

O que é e qual a importância do patrimônio digital?

Bruno Lacerda
Bruno Lacerda 22/01/2024
O que é e qual a importância do patrimônio digital?

Segurança

O patrimônio digital refere-se ao conjunto de ativos intangíveis e informações digitais que uma empresa contém e utiliza para conduzir suas operações e alcançar seus objetivos.

A importância do patrimônio digital para as empresas é cada vez mais significativa na atualidade, pois reflete a presença e a influência da organização no ambiente online, sendo vital para a construção de sua imagem, relacionamento com clientes, inovação e até mesmo para o desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas.

Neste artigo, você saberá o que é importante conhecer sobre patrimônio digital. Acompanhe!

O que compõe um patrimônio digital?

O patrimônio digital de uma empresa é composto por uma variedade de elementos materiais e informativos que a sustenta. Alguns dos principais componentes incluem:

  • website e domínio;
  • marketing digital;
  • estratégias de SEO;
  • ativos de marca online;
  • reputação virtual;
  • base de dados e informações;
  • presença nas redes sociais;
  • infraestrutura digital.

Como fazer uma gestão adequada?

 A gestão adequada do patrimônio digital é primordial para garantir que uma empresa aproveite ao máximo seus ativos online e mantenha uma presença virtual eficiente e segura. 

Ao adotar algumas práticas pontuais, os empreendimentos podem garantir uma administração eficaz do seu patrimônio, fortalecendo sua presença online e protegendo seus ativos digitais de maneira consistente.

Quais estratégias podem ser usadas?

Para ter um patrimônio digital responsivo e preparado para atender a demanda das atividades da organização e posicionar-se com credibilidade no mercado é importante fazer uso de alguns métodos e ações que desenvolvam a instituição de maneira progressiva.

Estabeleça práticas regulares de backups

Estabelecer práticas regulares de backups é uma estratégia significativa para ter um patrimônio digital seguro e disponível para qualquer eventualidade. Realize cópias de segurança automáticas de dados importantes e delicados, garantindo a recuperação eficiente em caso de perda acidental ou ataques cibernéticos. Verifique periodicamente a integridade dos backups e armazene-os seguramente, preferencialmente em locais externos

Atualize softwares e hardwares

Garanta uma gestão eficaz do patrimônio digital ao realizar atualizações regulares de softwares e hardwares. Manter os sistemas atualizados não apenas melhora o desempenho, a segurança e a compatibilidade, mas também previne vulnerabilidades contra ameaças cibernéticas. 

Estabeleça um cronograma de manutenção para garantir que todas as atualizações sejam implementadas de maneira consistente, minimizando riscos e mantendo a integridade dos ativos digitais. Monitore e adapte continuamente a infraestrutura digital para atender às demandas evolutivas da empresa.

Faça uma eficiente gestão de acesso

Implementar uma eficiente gestão de acesso é imprescindível para garantir um patrimônio digital eficaz. Adote políticas de controle de acesso, atribuindo permissões específicas com base nas responsabilidades dos usuários. Utilize autenticação para reforçar a segurança. 

Monitore regularmente os acessos não autorizados, além de manter registros de atividades para auditoria e promova treinamentos sobre boas práticas de segurança digital para toda a equipe. Essas medidas contribuem para proteger dados sensíveis e fortalecer a segurança do patrimônio digital da empresa.

Enfim, compreender o que adquirir para ter um patrimônio digital é fundamental para o crescimento do negócio. Formar um patrimônio robusto e que possa potencializar a produtividade da empresa, sobretudo a partir de recursos tecnológicos, é indispensável para que a instituição ganhe força e se destaque no mercado.

Então, a sua empresa já tem um patrimônio digital de alto padrão? Este conteúdo despertou interesse em você? Deixe o seu comentário!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Bruno Lacerda
Escrito por

Bruno Lacerda

Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, possui MBA em gestão estratégica de TI pela FGV com extensão internacional pela Universidade da Califórnia, Irvine. Lidera o time de tecnologia da eBox. Mais de 18 anos de experiência em tecnologia da informação, gestão documental e terceirização de processos, tendo, inclusive, conquistado certificações relevantes nestas áreas ao longo da carreira.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais