Voltar para o blog

Entenda o que é compliance e como implantar na sua empresa!

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 10/01/2019
Entenda o que é compliance e como implantar na sua empresa!

Gestão

Muito se fala em compliance, você sabe o que é? A preocupação em manter a empresa atuando em conformidade com a lei e protegida de ações de má-fé praticadas por colaboradores ou grupos que se relacionam diretamente com o negócio (como fornecedores e terceirizados) é dever do gestor. Ainda mais no momento atual, em que grandes escândalos de corrupção assolam organizações Brasil afora. Assim, surge o conceito de compliance. Ainda não conhece essa prática? Neste post, vamos explicar o que é compliance, qual a sua importância, quais são as vantagens para a empresa que o adota e como é possível implementá-lo. Boa leitura!

O que é compliance?

O termo compliance pode soar estranho para quem o lê ou escuta pela primeira vez. A palavra se origina do verbo inglês “to comply”, que, traduzido para o português, significa “cumprir, concordar”. Compliance, assim, pode ser compreendido como “conformidade”. No ramo da administração, o conceito foi desenvolvido e amplificado. Passou a abranger o conjunto de processos, conhecimentos e regramentos que tem por objetivo fazer com que os colaboradores cumpram as normas da empresa. O objetivo final do compliance é evitar desvios éticos, ameaças e inconformidades na atividade corporativa. Quando isso não for possível, cabe a investigação dos fatos a fim de encaminhar uma solução para o problema. É importante ressaltar que o compliance se preocupa tanto com o arcabouço jurídico que rege o país e o estado em que a empresa está inserida (leis fiscaistrabalhistas e ambientais, por exemplo), quanto regramentos internos desenvolvido pela própria organização. Aqui no Brasil, a atenção a essa prática tornou-se uma preocupação relevante para as empresas depois de sucessivos escândalos de corrupção que mancharam a reputação de grandes empresas e do poder público.

Qual é a importância do compliance para a empresa?

O compliance deve fazer parte do planejamento estratégico com o objetivo de garantir a transparência e os controles da empresa em suas atividades. Isso significa que líderes e suas respectivas equipes atuam em conformidade com a legislação vigente e com as regras estipuladas pela organização. Nesse sentido, o compliance atuará em três importantes frentes para o negócio:
  • na análise de riscos operacionais que envolvem a atividade, como acidentes de trabalho e danos ambientais;
  • prevenção de fraudes a fim de evitar casos de corrupção ou má conduta;
  • monitoramento da segurança da informação, cujo objetivo é impedir o vazamento de informações sigilosas.

Quais os benefícios do compliance para as empresas?

Ao se proteger dos riscos que envolvem sua atividade, a empresa consegue aproveitar vantagens em diferentes campos da sua atuação, como:
  • aumento da credibilidade diante de stakeholders (clientes, fornecedores, público em geral);
  • melhora da imagem em mercados externos;
  • aprimoramento da governança corporativa;
  • aperfeiçoamento de processos, gerando ganho de produtividade.

Como a empresa pode implementar compliance em suas rotinas?

Para desenvolver o compliance em suas atividades, a empresa pode se apoiar em diferentes recursos. O primeiro passo normalmente é desenvolver um código de conduta. O documento será um norteador das ações dos colaboradores e, por essa razão, deve ser escrito de forma clara e objetiva. O endomarketing também é um instrumento importante para a disseminação da cultura organizacional e das regras internas. Diferentes canais de comunicação podem ser utilizados para esse fim, como e-mail, intranet e murais. Por fim, ter um sistema de proteção às informações produzidas pelo negócio é uma garantia contra o vazamento de dados sigilosos. Para esses casos, a adoção de um sistema GED é a alternativa recomendada. Compliance, portanto, diz respeito às práticas adotadas pela empresa para resguardar sua atividade. O objetivo é evitar a não observância da legislação em que o negócio está inserido e dos regramentos internos por colaboradores e stakeholders. Dessa forma, protege a imagem da organização de escândalos, permitindo o desenvolvimento sadio da atividade comercial. Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e passe a receber as atualizações do blog gratuitamente em seu e-mail!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais