Voltar para o blog

Lei Geral de Proteção de Dados já está valendo. Sua empresa está preparada?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 18/09/2020
Lei Geral de Proteção de Dados já está valendo. Sua empresa está preparada?

Segurança

Se você é empresário é bom estar preparado, a Lei Geral de Proteção de Dados já está valendo. Ela acaba de ser sancionada pelo presidente da República.

Mas ainda dá tempo de se adequar. Isso porque as punições e multas previstas pelo decreto só serão aplicadas a partir de agosto de 2021. 

Mas o que é a LGPD e para que ela serve?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou Lei nº 13.709, tem como objetivo regulamentar o uso de dados pessoais pelas empresas, de forma que as pessoas saibam como suas informações estão sendo coletadas e de que forma estão sendo utilizadas. 

Como minha empresa pode se adequar a esta nova lei?

Como se trata de um assunto muito sério e de alta complexidade, o ideal é seguir uma série de passos para cumprir todas as exigências. Veja:

- Prepare-se: antes de sair pela empresa fazendo mudanças, informe-se sobre todos os aspectos da nova lei;

- Envolva seus colaboradores: é preciso que todos saibam quais são as regras da nova LGPD para que ela faça parte da cultura da empresa, principalmente para quem trabalha com os dados;

- Faça um levantamento de todos os dados coletados pela empresa, físicos e digitais: onde estão, quem tem acesso, como foram coletados e para que estão sendo utilizados;

- Defina quem será seu Diretor de Proteção de Dados (DPO). Ele será o colaborador responsável pela proteção dos dados e será o contato da sua empresa com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que vai fiscalizar o cumprimento da lei;

- Evite o vazamento de informações: cuide para que seus sistemas estejam bem protegidos dos ataques de hackers. 

O que acontece se minha empresa não conseguir se adequar?

Empresas que não cumprirem a LGPD estão sujeitas a várias penalidades, entre elas uma que mexe diretamente no bolso e inclui uma multa de até 2% do faturamento da empresa em questão, sendo que o valor máximo da sanção é de R$ 50 milhões. 

Como garantir que minha empresa irá se adequar de forma segura e eficaz?

Para evitar problemas com a lei e garantir o cumprimento da LGPD, o ideal é contratar uma empresa especializada nesta tarefa. 

A eBox Digital é especialista em guarda e a gestão de documentos físicos e digitais com alta tecnologia para pequenas, médias e grandes empresas e pode ajudar você a se adequar a nova LGPD. 

Trata-se de uma empresa certificada com o ISO 27001. Isso significa que a eBox Digital segue um modelo adequado de implementação, operação, monitoração, revisão e gestão para o SGSI - Sistema de Gestão e Segurança da Informação. 

Está precisando de ajuda para adequar sua empresa à nova LGPD? Fale com um de nossos consultores pelo (11) 4280-5520 ou pelo [email protected] e saiba como nossas soluções podem ajudar sua empresa. 

 

Preparamos também um eBook que conta mais detalhes sobre a lei, faça o download no link abaixo:

Saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados em nosso eBook

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?

Transformação Digital

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais