Voltar para o blog

Sistema GED: saiba como escolher o fornecedor ideal para sua empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 24/05/2018
Sistema GED: saiba como escolher o fornecedor ideal para sua empresa

Transformação Digital

A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) é a alternativa encontrada pelas empresas que desejam tornar mais rápidos os fluxos de processos ao mesmo tempo em que reduzem a incidência de erros e as despesas administrativas. O desafio, contudo, é escolher o fornecedor certo para implementar o sistema GED. Após a leitura deste post, você vai compreender o que deve avaliar na hora de escolher o parceiro ideal para fornecer essa tecnologia para a sua empresa. Então confira!

Analise o custo-benefício do sistema GED

A relação custo-benefício é um termômetro importante para medir a eficácia da tecnologia em relação ao investimento exigido para adotá-la. Soluções muito baratas podem não ter a mesma eficiência e podem prejudicar a introdução de melhorias nos processos corporativos. Por outro lado, um preço alto não significa necessariamente que o sistema GED esteja em condições de oferecer um bom serviço para o seu negócio. Assim, é importante você estabelecer um equilíbrio entre o seu orçamento e as necessidades da sua empresa. A partir daí, você estará em condições de selecionar o fornecedor.

Avalie a tecnologia oferecida

A tecnologia oferecida pelo sistema GED é muito importante para que a empresa ganhe agilidade na execução de processos e se torne mais produtiva. Os principais benefícios que a ferramenta deve oferecer são:
  • consulta, pois possibilita a pesquisa por processos, documentos ou atributos;
  • combinação, que dá liberdade para realizar a combinação de atributos em pesquisas;
  • compartilhamento, pois envia os documentos por e-mail ou possibilita o download e a impressão;
  • detalhamento, já que disponibiliza ferramenta de visualização para averiguar os documentos selecionados;
  • monitoramento, para que você saiba quais usuários realizaram consultas ou edições nos documentos guardados.

Consulte a opinião de outros clientes

Consultar a opinião de clientes já atendidos pela empresa que oferece a solução em GED pode ser decisivo para escolher entre os fornecedores do serviço. Essa avaliação é fundamental, pois permite que você entenda na prática como a ferramenta funciona, como é o suporte oferecido e qual é o grau de satisfação do contratante. Antes de fazer o contato, veja quais são o porte e o segmento das empresas atendidas e selecione aquelas que mais se aproximam da sua em tamanho e em área de atuação. A avaliação desses negócios indica se o fornecedor está preparado para atender as necessidades da sua empresa ou não.

Escolha um fornecedor que compartilhe os mesmos valores do seu negócio

O alinhamento dos valores e da cultura organizacional entre as empresas é imprescindível para formar uma parceria de sucesso. Dessa forma, compreenda quais são as motivações e os objetivos do fornecedor de GED que você está contratando. A melhor maneira de fazer essa avaliação é por meio de uma reunião presencial. Nessa ocasião, você pode tirar suas dúvidas a respeito do método de trabalho empregado, da estrutura disponibilizada e do suporte oferecido aos clientes. A adoção de um bom sistema GED permite que o negócio aprimore processos e reduza despesas. Para ter sucesso, no entanto, é preciso escolher o fornecedor certo. Assim, é fundamental analisar o custo-benefício da tecnologia, avaliar a eficácia dos recursos disponibilizados, ouvir a opinião de outros clientes e, por fim, compartilhar os mesmos valores do parceiro. Com esses cuidados, as chances da sua empresa encontrar o fornecedor ideal aumentam. Agora que você já sabe como escolher um fornecedor de GED, entre em contato conosco e conheça melhor o nosso trabalho!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais