Voltar para o blog

eSocial: entenda o que é e qual a importância para a sua empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 23/09/2019
eSocial: entenda o que é e qual a importância para a sua empresa

Tendências

Você já ouviu falar sobre o eSocial? O programa trata diretamente da simplificação de documentos trabalhistas, previdenciários e fiscais em todo o país, e precisa estar inserido nas rotinas administrativas do seu negócio. Quer saber mais e se manter atualizado sobre o assunto? Neste texto, explicamos o que é eSocial, os principais objetivos do programa e por que ele é tão importante para a sua empresa. Confira!

O que é eSocial?

O eSocial é um projeto do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED). Ele foi lançado em 2014 com o objetivo de unificar os bancos de dados e os processos do Ministério do Trabalho, Seguridade Social, Receita Federal e Caixa Econômica. O documento veio para substituir o RAIS, DIRF, CAGED, SEFIP, entre outros, simplificando a entrega das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais dos trabalhadores. Além disso, o eSocial também ajuda a otimizar o repasse de informações das empresas sobre os seus colaboradores.

Quais são as principais vantagens e os desafios para a sua empresa?

Uma das principais vantagens do programa eSocial é a facilidade na disponibilização de informações. Os trâmites deixam de ser tão burocráticos e, por meio da digitalização unificada, é possível economizar tempo e aumentar a produtividade e eficiência dos setores. Em relação aos desafios, podemos pontuar que o maior deles é a fase de transição dos processos. Ainda é comum encontrar empresas totalmente analógicas, e isso pode causar um estranhamento maior nos colaboradores. A mudança na folha de pagamento merece uma atenção especial. Enquanto as empresas que já possuem um Sistema de Gestão Empresarial terão mais tranquilidade na adaptação, as que aderirem a ele durante o processo vão ter como vantagem a assessoria profissional e o acesso a ferramentas inteligentes. Para uma transição de sistemas tranquila, recomendamos que você não deixe a implementação para última hora. Lembre-se que o sistema do eSocial é obrigatório para todas as empresas e monte um cronograma interno que atenda a todos os prazos, sem complicações.

Como funciona a implementação do eSocial?

Durante os seus primeiros anos, o eSocial foi um programa opcional para as empresas. Mas embora as datas tenham sido alteradas algumas vezes, a sua obrigatoriedade está sendo, gradativamente, colocada em prática, tendo como base um cronograma de adaptação criado pelo governo. As empresas de grande porte já passaram pela última fase de implementação e estão totalmente inseridas no eSocial. Os negócios de médio e pequeno porte tiveram seus prazos adiados, mas a expectativa é que até o fim de 2019 todas as empresas públicas e privadas do país façam sua prestação de contas fiscais e trabalhistas por meio do programa. O não cumprimento dos prazos do eSocial podem gerar multas e penalidades. Por isso, fique atento! Organize o seu negócio para a adoção do programa o mais rápido possível, investindo em processos eficientes e adotando sistemas que ajudem no registro e organização dos dados exigidos. Em caso de dúvidas sobre o eSocial, uma boa dica é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que será capaz de oferecer todo o suporte e assessoria personalizada que a sua empresa merece. Quer saber mais ou receber outras dicas valiosas para o seu negócio? Siga a nossa página nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais