Voltar para o blog

eSocial: entenda o que é e qual a importância para a sua empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 23/09/2019
eSocial: entenda o que é e qual a importância para a sua empresa

Tendências

Você já ouviu falar sobre o eSocial? O programa trata diretamente da simplificação de documentos trabalhistas, previdenciários e fiscais em todo o país, e precisa estar inserido nas rotinas administrativas do seu negócio. Quer saber mais e se manter atualizado sobre o assunto? Neste texto, explicamos o que é eSocial, os principais objetivos do programa e por que ele é tão importante para a sua empresa. Confira!

O que é eSocial?

O eSocial é um projeto do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED). Ele foi lançado em 2014 com o objetivo de unificar os bancos de dados e os processos do Ministério do Trabalho, Seguridade Social, Receita Federal e Caixa Econômica. O documento veio para substituir o RAIS, DIRF, CAGED, SEFIP, entre outros, simplificando a entrega das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais dos trabalhadores. Além disso, o eSocial também ajuda a otimizar o repasse de informações das empresas sobre os seus colaboradores.

Quais são as principais vantagens e os desafios para a sua empresa?

Uma das principais vantagens do programa eSocial é a facilidade na disponibilização de informações. Os trâmites deixam de ser tão burocráticos e, por meio da digitalização unificada, é possível economizar tempo e aumentar a produtividade e eficiência dos setores. Em relação aos desafios, podemos pontuar que o maior deles é a fase de transição dos processos. Ainda é comum encontrar empresas totalmente analógicas, e isso pode causar um estranhamento maior nos colaboradores. A mudança na folha de pagamento merece uma atenção especial. Enquanto as empresas que já possuem um Sistema de Gestão Empresarial terão mais tranquilidade na adaptação, as que aderirem a ele durante o processo vão ter como vantagem a assessoria profissional e o acesso a ferramentas inteligentes. Para uma transição de sistemas tranquila, recomendamos que você não deixe a implementação para última hora. Lembre-se que o sistema do eSocial é obrigatório para todas as empresas e monte um cronograma interno que atenda a todos os prazos, sem complicações.

Como funciona a implementação do eSocial?

Durante os seus primeiros anos, o eSocial foi um programa opcional para as empresas. Mas embora as datas tenham sido alteradas algumas vezes, a sua obrigatoriedade está sendo, gradativamente, colocada em prática, tendo como base um cronograma de adaptação criado pelo governo. As empresas de grande porte já passaram pela última fase de implementação e estão totalmente inseridas no eSocial. Os negócios de médio e pequeno porte tiveram seus prazos adiados, mas a expectativa é que até o fim de 2019 todas as empresas públicas e privadas do país façam sua prestação de contas fiscais e trabalhistas por meio do programa. O não cumprimento dos prazos do eSocial podem gerar multas e penalidades. Por isso, fique atento! Organize o seu negócio para a adoção do programa o mais rápido possível, investindo em processos eficientes e adotando sistemas que ajudem no registro e organização dos dados exigidos. Em caso de dúvidas sobre o eSocial, uma boa dica é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que será capaz de oferecer todo o suporte e assessoria personalizada que a sua empresa merece. Quer saber mais ou receber outras dicas valiosas para o seu negócio? Siga a nossa página nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais