Voltar para o blog

Como escolher uma empresa de digitalização de documentos

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 30/07/2018
Como escolher uma empresa de digitalização de documentos

Organização

Bons parceiros podem ser a chave para o sucesso de uma organização — e, quando falamos na segurança dos dados, é essencial contar com uma empresa de digitalização de documentos que garanta um armazenamento confiável de suas informações. Mas fica a dúvida: como escolher a melhor parceria? O fato é que não é inteligente gerenciar arquivos usando recursos analógicos. Se determinado colaborador precisa encontrar uma informação e os documentos estão armazenados em escaninhos ou pastas, essa tarefa se torna difícil. A equipe acaba desperdiçando um tempo que poderia ser dedicado a atividades de cunho estratégico. A melhor alternativa é, então, contar com uma companhia para digitalizar e gerir sua documentação. Continue a leitura e saiba como encontrar a parceira ideal!

Analise a tecnologia usada pela empresa de digitalização de documentos

O primeiro passo para encontrar uma boa empresa de digitalização de documentos é entender a tecnologia que ela aplicará na documentação do negócio. Investigue se o possível parceiro compreendeu os processos da empresa e se tem capacidade não apenas para digitalizar seus arquivos, mas gerenciar as imagens e aumentar a segurança dos dados. Um bom fornecedor é aquele que está alinhado às maiores tendências e disposto a adotar novas tecnologias. Certifique-se de que os processos estejam de acordo com as práticas mais atuais do mercado — um sistema de nuvem, por exemplo, é essencial para garantir a segurança dos dados.

Preze pela qualidade

A melhor empresa de digitalização de documentos é aquela que oferta um serviço de ponta a valores justos. Mas não caia na armadilha dos preços: antes de fechar um acordo com algum parceiro, pesquise sobre a qualidade do serviço oferecido. Peça, ainda, para analisar os trabalhos realizados pela prestadora. Além da qualidade técnica, fique de olho na opção que vá além da digitalização, organizando e integrando os sistemas onde serão armazenadas as informações.

Consulte a credibilidade

Como descobrir se a qualidade do parceiro é aquela da qual a empresa precisa? Um bom caminho para realizar essa pesquisa é pedir a opinião de ex-clientes e do público atual da prestadora. Analise as companhias que fazem parte do portfólio do possível fornecedor. Analise o ramo de atuação desses clientes e responda a algumas questões simples: a parceira tem know-how em seu segmento? Ela está alinhada à sua cultura organizacional?

Busque por um diferencial competitivo

É importante pesquisar por parceiros com diferenciais que os distingam dos concorrentes. Verifique aquilo que é oferecido aos clientes, especialmente quanto à segurança da informação. Afinal, não adianta apenas digitalizar a documentação: é essencial que tais informações sejam salvas com cuidado e permaneçam acessíveis somente ao pessoal autorizado.

Opte pela guarda simples ou pela guarda gerenciada

Um importante diferencial para uma empresa que realiza a digitalização de documentos é a guarda gerenciada. Nesse caso, diferentemente da guarda simples, cada arquivo recepcionado recebe uma identificação (na maioria das vezes, um código de barras que é registrado em um sistema eletrônico). Diante da necessidade de utilizar um documento, basta que a empresa abra uma Ordem de Serviço e, então, o arquivo é facilmente encontrado pela prestadora. Uma guarda gerenciada pode incluir ou não a digitalização dos documentos. Portanto, atente ao pacote de serviços oferecido antes de fechar o contrato!

Alinhe as necessidades

Não basta contratar um fornecedor com boa popularidade no mercado se ele não está alinhado às necessidades da empresa. Antes de assinar o contrato, busque saber se o parceiro tem uma cultura organizacional adequada. Sua estrutura dará conta da demanda? Ele pratica preços que estão dentro de suas limitações orçamentárias? Escolher a melhor empresa de digitalização de documentos é um processo que requer cuidado. Pesquise, além dos preços, a qualidade do serviço ofertado. Não se acanhe na hora de falar com clientes atuais ou antigos — e aposte na internet para pesquisar mais sobre esse prestador. Quer encontrar a melhor parceira? Entre em contato conosco e conheça as soluções especiais que disponibilizamos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Urgência de tratar os dados como um ativo estratégico" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Informativo SGSPI: Indicadores e Métricas

Segurança

Informativo SGSPI: Indicadores e Métricas
Leia mais