Voltar para o blog

Política de gastos: 6 benefícios de ter uma eficiente na empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 10/10/2022
Política de gastos: 6 benefícios de ter uma eficiente na empresa

Organização

O objetivo deste artigo é explicar para você o que é uma boa política de gastos e quais são os seus diversos benefícios, quando bem estruturada no uso das práticas da empresa.

Daremos dicas essenciais para o gestor conseguir desenvolver todos os benefícios, de acordo com a sua importância e as suas vantagens, trazendo um melhor controle dos gastos e a redução de fraudes, além de simplificar os processos com maior segurança e a definição de limites.

Quer saber como essa política pode ser desenvolvida nos processos financeiros da sua empresa? Confira a leitura!

O que é e para que serve uma política de gastos?

A política de gastos é uma parte fundamental da gestão financeira de qualquer empresa, pois auxilia na contenção de gastos e desperdícios de recursos, além de fomentar um controle melhor para os gestores.

Conceitualmente, é um conjunto de regras que regulam os gastos do departamento financeiro e as ações dos colaboradores, com relação aos ativos empresariais. Com diretrizes mais claras é possível mensurar o uso dos recursos desnecessários ou excessivos, ocorrendo o aumento da lucratividade.

A política de gastos é um documento elaborado com a necessidade de otimizar o tempo para a melhoria na comunicação entre os setores, facilitação do planejamento financeiro e, principalmente, a busca do gestor pela melhor decisão.

Qual é a importância da política de gastos?

A estratégia utilizada pela política de gastos é importante para gerar vários benefícios, os quais farão a gestão de pessoas na empresa, a fim de que os resultados sejam percebidos de imediato, tornando a empresa mais competitiva no mercado em que atua.

Sobretudo, dentre os bons resultados com a sua implementação, ocorrerá melhor engajamento dos funcionários, aumento da satisfação em geral, melhoria do posicionamento da marca e um diferencial na atração dos talentos.

Quais são os benefícios de uma política de gastos estruturada?

Toda empresa apresenta elementos diferentes e independente do porte empresarial, a política de gastos oferece informações que são importantes para o negócio, como:

  • definição da cultura da empresa;
  • manutenção da confiança dos funcionários na empresa;
  • aumento da eficiência nos processos de gastos;
  • melhoria na contabilidade e o gerenciamento das despesas;
  • redução das fraudes com a definição de limites de gastos;
  • processo mais simples e seguro.

Uma política de gastos deve ser desenvolvida com a construção de um documento único, que deve incluir o seguinte:

  • construção de categorias e orçamentos claros;
  • compreensão de todos com simplicidade, clareza o objetividade;
  • normas tratadas de forma única para todos os funcionários;
  • atualização frequente com a automação dos processo de despesas.

Vimos neste artigo que uma boa política de gastos se faz com o alinhamento dos limites de despesas estabelecidas, de forma igualitária, para todos os funcionários. Trazendo maior lucratividade, redução do excesso e das fraudes, o que mantém o processo de gastos mais seguro e eficiente.

Gostou da leitura do tema abordado? Será muito importante saber a sua opinião. Deixe o seu comentário e nos diga o que mais gosta de ler para que possamos satisfazer cada vez mais o seu interesse.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais