Voltar para o blog

OCR, Barcode e OMR: o que é reconhecimento ótico de caracteres?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 13/06/2019
OCR, Barcode e OMR: o que é reconhecimento ótico de caracteres?

Transformação Digital

Até bem pouco tempo, quando você escaneava um documento, o arquivo digital era como se fosse uma foto. Ou seja, a informação ficava registrada apenas como uma imagem. Não era possível fazer com que o computador fizesse “a leitura” do que estava escrito. Se essa fosse sua necessidade, você teria de digitar o conteúdo todo. Porém, há inovações nesse sentido. Hoje já é possível reconhecer os textos: OCR, Barcode e OMR são tecnologias que levam a digitalização de documentos a outro nível. Continue a leitura e fique por dentro dessas novidades!

O que é o reconhecimento ótico de caracteres?

O reconhecimento ótico de caracteres ou OCR, sigla em inglês para Optical Character Recognition, é uma forma de conversão eletrônica de imagens de textos. Esses textos podem ser digitados ou manuscritos, e são transformados em textos codificados que podem ser trabalhados em um computador. Utilizando esse tipo de sistema é possível converter não apenas arquivos, como contratos ou outros documentos textuais, mas também palavras presentes em fotos, como tiradas de outdoors ou transmissões de televisão. A tecnologia reconhece tudo o que for parecido com letras e que estiver formando palavras em que haja similaridade com o que estiver cadastrado em seu banco de dados. Sua utilização já está sendo feita em larga escala para codificar textos de documentos como passaportes, boletos, extratos bancários, cartões de visita e outros dados estáticos. Há inclusive aplicativos de OCR que podem ser instalados em smartphones e utilizados de maneira bem simples. De forma geral, o OCR é um campo amplo de pesquisas focadas em reconhecimento de padrões, inteligência artificial e visão computacional.

Quais as vantagens para empresas?

Ao converter arquivos físicos em textos digitais em um formato inteligível por seus sistemas computacionais, você conseguirá editar os dados. Isso tem diversas aplicações. Pense, por exemplo, em dezenas de currículos recebidos para uma posição operacional, em que ainda muita gente entrega o documento em papel na porta da empresa. Você pode digitalizá-los com essa tecnologia e buscar por palavras-chave, otimizando o processo de seleção. Além disso, você terá ganho de tempo, afinal, não precisará de um funcionário digitando as informações, sejam elas quais forem. É também um processo mais seguro, pois minimiza erros e as possibilidades de perda e extravio. Diversos segmentos de mercado podem se beneficiar desse tipo de tecnologia, em especial bancos, escritórios de advocacia e qualquer outro que lide com um grande número de documentos impressos. Pense em como pode ser útil em uma operação de recebimento e expedição logística, com um volume altíssimo de notas fiscais impressas.

OMR e Barcode

O OMR (Optical Mark Reader) é um tipo de leitor usado para fazer uma varredura especial que consegue identificar marcas feitas a lápis ou caneta nas posições de um formulário pré-definido. Dessa forma, ele armazena e interpreta esses formatos, extraindo as informações de referência. É utilizado, por exemplo, na leitura de cartões de loteria ou para fazer a apuração de provas de múltipla escolha aplicadas em concursos. Já o Barcode, chamado por nós no Brasil de código de barras, é uma tecnologia já muito utilizada e de conhecimento de todos. Cada produto ou lote de produtos pode ter um código único que, quando passado por um leitor, permite que sejam reconhecidas informações como preço, validade, marca, entre outras. É muito utilizado em supermercados e na indústria para a gestão de estoques. OCR, OMR e Barcode são tecnologias que vieram para ajudar muito as empresas em diversos processos de reconhecimento de textos e dados. Investir nisso pode dar excelentes diferenciais ao seu negócio, tanto pensando na agilidade quanto na segurança. Este artigo foi útil? Então pode ser que também queira se aprofundar mais nos conceitos de soluções de digitalização!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais