Voltar para o blog

Governança da informação: qual sua importância e como implementá-la?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 14/01/2020
Governança da informação: qual sua importância e como implementá-la?

Gestão

Todo gestor deve estar atento às políticas de governança da informação. Isso porque ela permite que a companhia tenha vários benefícios que, se bem administrados, vão torná-la ainda mais eficiente em seu dia a dia. Esse fato se torna ainda mais evidente se considerarmos o grande volume de dados produzidos com a tecnologia inserida na rotina do setor de RH. Ao longo desta leitura você vai saber o que é governança da informação e como implementá-la. Acompanhe!

O que é governança da informação e qual a sua importância?

Resumidamente, é um conjunto de estratégias usadas para otimizar a gestão de todos os dados da companhia, incluindo aqueles offline. Esse gerenciamento é estendido para informações internas, de fornecedores ou clientes. Com essa prática, é possível tornar os registros mais úteis, além de melhorar aspectos como a segurança, classificação e armazenamento, o que contribui para que os processos sejam mais relevantes e confiáveis. Uma eficiente governança da informação torna possível realizar um processo além da segurança digital, levando a companhia a explorar diferentes mercados e públicos de forma competitiva.

Como usar a governança da informação para integrar a empresa?

Veja a seguir como usar a governança de dados para contribuir com o desenvolvimento e integração dos processos da empresa!

Defina indicadores de performance

O administrador Peter Drucker já dizia que “O que não pode ser medido, não pode ser melhorado". A afirmação é verdadeira à medida que, para estabelecer critérios de excelência, é preciso ter parâmetros para serem trabalhados. Mas não se assuste. Fazer a definição e o gerenciamento dos indicadores não precisa ser uma missão difícil de ser aplicada às rotinas do setor de RH da empresa. Você pode estabelecer, por exemplo, um critério de melhoria para daqui a seis meses. Nesse intervalo de tempo os objetivos traçados devem ser atingidos, gerando os resultados esperados. Faça o mesmo para outras questões que precisam ser melhoradas, sempre estabelecendo metas, critérios e um período de tempo. Assim, fica mais fácil estabelecer os melhores KPIs (Key Performance Indicator) para a governança da informação do seu setor ou empresa.

Foque no treinamento dos funcionários

É preciso envolver os funcionários nas metas da governança da informação para que eles se sintam confortáveis com as práticas apresentadas. Para isso, é preciso dedicar tempo e esforço, que pode vir por meio de treinamentos constantes. Para conferir mais credibilidade a essas ações, vale a pena contratar profissionais de fora da empresa, que sejam especialistas em governança da informação. Com isso, a equipe sentirá segurança nas ações propostas, e as chances de sucesso da implementação da governança da informação na empresa tendem a aumentar.

Faça reuniões de feedback

Colher feedback dos colaboradores é uma prática que vale para todo e qualquer processo que você desejar implementar dentro da companhia. Isso porque esse método é a única forma de descobrir se o processo está adequado ou não. Receber o retorno da equipe envolvida é a melhor forma de otimizar os processos e saber quais questões podem e devem ser melhoradas. Caso você tenha dificuldade de receber os feedbacks, uma boa alternativa é optar pelos feedbacks anônimos. Essa é uma forma de incentivar a participação dos envolvidos e ter a opinião sincera sobre o andamento das atividades. Lembre-se que sempre haverá pontos a serem melhorados. Por isso, evite a zona de conforto.

Adote políticas de segurança e privacidade

Com o uso de softwares e outras ferramentas cada vez mais presentes nas rotinas de RH das empresas, é preciso se resguardar de ataques cibernéticos e exposição de dados. Nesse sentido, é preciso ficar atento à adoção de políticas de privacidade e segurança, a fim de evitar surpresas que possam vir a gerar desconforto para a gestão e prejuízos para a empresa. Você pode proteger os dados da empresa adotando:
  • protocolos de segurança;
  • modelos de autenticação complexos;
  • criptografia;
  • sistemas de monitoramento de rede, entre outros.
Como vimos ao longo desta leitura, a governança da informação é uma realidade que deve ser aplicada em todas as companhias, em especial aquelas que já contam com ferramentas online, a fim de proteger os dados da empresa. Se você gostou deste post sobre governança da informação, confira também o que é auditoria empresarial!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais