Voltar para o blog

Gestão documental no home office: 4 melhores dicas para fazer

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 10/08/2022
Gestão documental no home office: 4 melhores dicas para fazer

Transformação Digital

A gestão documental no home office é um desafio para muitos empreendedores. Afinal, como gerenciar todos os documentos a distância? Lembre-se de que quando esse tipo de gestão é falha, a empresa perde em produtividade, agilidade e fluidez do trabalho. Logo, os resultados são comprometidos e a concorrência ganha espaço no mercado.

Os documentos são de suma importância para análise de dados, os quais são a base de qualquer estratégia de vendas, marketing e até mesmo de relacionamento com o seu potencial cliente. Sendo assim, quando não há um controle adequado, o negócio fica suscetível a uma série de problemas.

Para ajudar você a fazer uma gestão documental eficiente no home office, separamos 4 dicas indispensáveis para colocar em prática o quanto antes. Veja quais são elas!

1. Faça a separação dos documentos

O primeiro passo para garantir uma gestão documental no home office impecável é fazer a separação dos documentos e categorizá-los, a fim de facilitar a localização de cada um deles e, com isso, otimizar a produtividade das equipes.

A forma como essa categorização será feita varia de acordo com o seu modelo de negócio. Você pode separá-los por datas, por tipos de produtos, por fornecedores etc. Nesse momento, é importante observar quais desses documentos podem ser eliminados para evitar o acúmulo de papéis.

2. Identifique os documentos físicos

Existem alguns documentos físicos que, embora possam ser digitalizados, não podem ser eliminados ou — no mínimo — precisam ser guardados por um determinado período. É interessante que eles sejam guardados em um local específico para que não fiquem espalhados pelo escritório. Além disso, esse ambiente precisa ter ventilação para não serem deteriorados com o excesso de calor e umidade.

Crie uma organização para facilitar a identificação dos documentos físicos. Eles podem ser separados por data, nome, assunto etc.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia é uma excelente aliada quando o assunto é gestão documental no home office. Comece digitalizando os arquivos para garantir mais praticidade no dia a dia do trabalho e, inclusive, mais segurança em casos de eventuais extravios.

Feito isso, você precisa contar com um software especializado em gestão documental, o qual permitirá o armazenamento seguro e consulta de arquivos sempre que precisar e de onde estiver.

4. Crie acessos

Com a criação de acessos, você pode restringir a consulta de determinados arquivos a colaboradores que fazem parte de departamentos diferentes dentro da empresa. Dessa forma, informações sigilosas do seu negócio ganham mais segurança, uma vez que apenas pessoas autorizadas terão acesso a elas.

Essas restrições dão permissão aos colaboradores para acessar apenas os documentos que são essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho. Além disso, é possível identificar quem acessou tal documento e quando isso aconteceu. 

Agora você já sabe como fazer a gestão documental no home office. Lembre-se de que o uso da tecnologia é indispensável nesse momento, uma vez que ela oferece diversos benefícios para o controle e organização desses arquivos, tais como: redução de custos, facilidade no acesso, mais segurança, simplicidade no compartilhamento dos documentos, economia de espaço e muito mais!

Gostou das nossas dicas? Então acompanhe nossas redes sociais para ter acesso a mais informações valiosas como essas. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo ʺeBox Digital marca presença na CONARH

Central de Notícias

Artigo ʺeBox Digital marca presença na CONARH" publicado no Valor Econômico
Leia mais
Gestão de documentos digitais: por que é necessário fazer?

Gestão

Gestão de documentos digitais: por que é necessário fazer?
Leia mais