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Compliance: qual a sua importância e como fazer?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 05/03/2020
Compliance: qual a sua importância e como fazer?

Transformação Digital

Além de manter o negócio funcionando e as informações seguras, as empresas precisam ter um eficiente controle interno, estar atenta aos riscos operacionais e, sobretudo, mostrar ao mercado que estão empregando boas práticas de gestão. Nesse caso, adotar padrões existentes e estar em conformidade com as normas são formas de se destacar e garantir vantagem competitiva — em outras palavras, implementar o conceito de compliance nas corporações. De modo geral, o termo visa gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa, por meio da adequação às normas dos órgãos de regulamentação. Para que você saiba mais sobre o assunto, apresentaremos, neste post, as principais informações a respeito do compliance nas empresas. Continue a leitura e confira!

O que é compliance?

Em sua tradução livre, o termo compliance quer dizer estar em conformidade com uma norma para seu efetivo cumprimento. Quando associado ao contexto empresarial, o termo apresenta as ações da empresa realizadas de acordo com as normas legais e regulamentos previamente estabelecidos. Ou seja, trata-se de garantir que a instituição está cumprindo exatamente as exigências dos órgãos de regulamentação, que abrangem políticas, regras e controles internos e externos.

Qual a sua importância para as organizações?

Tal estratégia tem por objetivo analisar riscos, desenvolver projetos de melhoria contínua e adotar medidas preventivas para adequação da situação da empresa às normas aplicáveis. Quando uma empresa está em compliance, significa que há transparência e um alto nível de responsabilidade de gestão. Isso mostra que a equipe como um todo domina os processos e visa o alcance do alto nível de excelência. É importante ressaltar que o compliance vem se tornando cada vez mais uma necessidade estratégica. Afinal, com a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regula o tratamento de dados pessoais e a segurança das informações compartilhadas, tornou-se obrigatória a regulamentação das empresas para evitar fraudes, sobretudo no meio eletrônico.

Como ter uma gestão bastante convergente com o conceito de compliance?

O propósito de alinhar a gestão ao conceito de compliance é reduzir os riscos da empresa e oferecer maior confiança. A estratégia é a referência que guia o comportamento de uma organização perante o mercado em que atua. Para colocar em prática os procedimentos de compliance, é necessário conhecer os processos internos, as metodologias de trabalho utilizadas, as políticas de estoques, as estratégias de gestão de pessoas, entre outras características. Além disso, a empresa precisa fortalecer as rotinas de inspeção e fiscalização de atividades, incluindo as que não costumam ter certificações, bem como focar na conformidade de processos em níveis municipal, estadual e federal. Essa atualização pode depender da participação de profissionais capacitados e ferramentas, que atuarão junto ao comitê de compliance para garantir que as práticas estejam dentro das exigências, alcançando com maior solidez seus objetivos estratégicos.

Qual a importância da gestão da documentação em um programa de Compliance?

Para muitas empresas, a gestão de documentos pode ser um grande desafio, principalmente quando a aplicação do compliance é necessária. Tendo em vista as políticas relacionadas à gestão de informações e proteção de dados, a estratégia de compliance torna-se essencial para a administração segura e eficiente dos documentos. Por fim, é evidente que o compliance traz diversos benefícios à empresa, como ganho de credibilidade, aumento da eficiência e da qualidade dos serviços, melhora nos níveis de governança corporativa, redução nos custos e despesas e aumento do rendimento operacional. Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, assim você também ajuda seus amigos a ficarem por dentro do assunto!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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