Voltar para o blog

Cloud Computing: descubra sua importância na gestão de documentos

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 25/02/2019
Cloud Computing: descubra sua importância na gestão de documentos

Organização

Na gestão de documentos, é fundamental garantir o acesso fácil e seguro às informações, sendo que muitas vezes elas estão armazenadas localmente, dificultando a consulta e a obtenção. No entanto, com a adoção da computação em nuvem, também conhecida por cloud computing, esse processo é agilizado, oferecendo uma série de benefícios para as empresas e seus colaboradores. Além de permitir uma gestão mais eficiente de documentos, a computação em nuvem oferece acesso remoto aos documentos, maior segurança e controle nos acessos e administração das informações de forma inteligente. Explicamos agora o que é, quais os principais tipos de armazenamento na nuvem e também os principais motivos para a adoção da cloud computing nas empresas. Confira abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é cloud computing

Para compreender as vantagens da computação em nuvem, é fundamental primeiro entender o conceito de cloud computing. Essa expressão diz respeito à capacidade de realizar processos por meio da internet, sem que seja necessário baixar ou instalar programas ou arquivos diretamente para o computador. Com isso, todos os processos, documentos e informações ficam armazenados diretamente nos servidores online de grandes companhias do mercado, como é o caso da Google ou da Amazon, duas das principais empresas no fornecimento desse tipo de solução.

Tipos de armazenamento na nuvem

É interessante entender quais são os principais tipos de armazenamento na nuvem. Cada um deles oferece benefícios e restrições, sendo importante avaliar qual é a melhor solução para seu negócio. Confira!

Nuvem pública

É o tipo mais comum de armazenamento, consistindo em uma solução onde o proprietário da infraestrutura disponibiliza o serviço ao público, como é o caso da nuvem pública disponibilizada pelo Google, servindo principalmente para o armazenamento de arquivos, hospedagens de sites, dentre outros.

Nuvem privada

Na nuvem privada, a infraestrutura é exclusiva para as necessidades da empresa, estando os data centers, em geral, dentro da própria empresa e sendo recomendadas para empresas que precisam de maior controle sobre os dados.

Nuvem compartilhada

A nuvem compartilhada consiste no compartilhamento da infraestrutura com um grupo de usuários com interesses comuns, como no caso da nuvem compartilhada entre franqueadora e franqueados, por exemplo.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida agrupa funções da nuvem pública, privada e compartilhada, sendo a mais recomendada para as diversas necessidades de uma empresa, mas também a de implementação mais cara.

Motivos para adotar a cloud computing na gestão de documentos

Explicamos também alguns dos principais motivos pelos quais é interessante adotar a cloud computing na gestão de documentos. Confira!

Aumento da segurança

Com os documentos em uma solução em nuvem, existe maior segurança no acesso e manutenção dos mesmos, já que eles não estão fisicamente na empresa, protegidos de quaisquer problemas ou eventualidades.

Acesso remoto aos arquivos

Com a gestão em nuvem, também passa a ser possível acessar remotamente os documentos, facilitando o acesso dos colaboradores e também a agilidade na obtenção de informações.

Melhor controle dos documentos

Também vale destacar que os documentos em nuvem permitem melhor gestão e controle, garantindo ao gestor estabelecer critérios para o acesso aos mesmos.

Como investir em cloud computing

Como é possível perceber, existem diversos motivos pelos quais a adoção de cloud computing é benéfica para as empresas. Além de oferecer mais segurança e facilitar processos de gestão, ela também permite que os arquivos estejam acessíveis de qualquer lugar, tornando os processos de acesso mais ágeis e econômicos, sendo recomendado que a empresa busque a solução mais adequada às suas necessidades ao decidir como implementá-la. O que você achou de entender melhor o que é, como funciona e quais os principais motivos para adotar a cloud computing em sua empresa? Aproveite e conheça também quais as melhores práticas na hora de escanear arquivos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais