Voltar para o blog

A importância do background check

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 23/08/2021
A importância do background check

Segurança

Já ouviu falar em background check? É um termo em inglês que significa "checagem de antecedentes". Ele tem como objetivo pesquisar informações sobre pessoas e organizações para averiguar se os dados que elas entregaram são verídicos ou não. 

As informações devem ser confirmadas, quando as pessoas forem convidadas ou desejarem se tornar sócio, colaborador, parceiro comercial e cliente de uma empresa. É fundamental buscar e analisar de maneira minuciosa tais informações. Por esse motivo, é importante consultar diversos órgãos que oferecem dados seguros de tais indivíduos.

Quer conhecer a fundo background check, como ele funciona e o que é necessário para fazê-lo de forma eficiente? Então, acompanhe a leitura do artigo e saiba mais!

Como o background check funciona?

Podemos dizer que background check é uma ótima “blindagem” para proteger a sua empresa de pessoas mal-intencionadas ou desonestas, interessadas em se inserir no seu negócio. Existem casos mais simples, como também alguns mais graves, e podem estar presentes em pessoas físicas ou jurídicas.

Para que o background check ofereça uma investigação precisa, é indispensável que ele esteja acoplado a um sistema de onboarding digital para realizar a primeira averiguação de identidade, isso assegura a autenticidade do usuário. Por meio dos dados básicos adicionados no onboarding, o background check faz uma busca precisa nos órgãos públicos e privados para coletar todas as informações que sua organização deseja receber.

Como dito, o processo de consulta de antecedentes pode ser voltado a pessoas físicas ou jurídicas. A seguir, confira as principais características de cada tipo!

Pessoa física

Vamos dar um exemplo de avaliação de candidato para processo seletivo em cargo de confiança. É fundamental que a empresa identifique muito bem quem vai contratar. Por meio do background check, a empresa pesquisa o CPF do interessado. Ao consultá-lo, é possível avaliar o seu histórico profissional, além da situação passivo fiscal, judicial e criminal. 

Tais informações podem ser cruzadas com as coletadas nas redes sociais e em outras certidões, como distribuições e histórico criminal. O resultado do background check por meio de relatório pode ser decisivo para que a empresa decida sobre algum fato que está em andamento.

Pessoa jurídica

Aqui, vamos dar exemplo de uma empresa que necessita de um fornecedor ou de uma empresa parceira para atender às suas demandas ou fornecer algum tipo de serviço. Esse apoio é essencial para que o negócio flua com produtividade. Portanto, antes de fechar negócio, é necessário conhecer bem quem é o colaborador.

Em caso de pessoa jurídica, o procedimento do background check inicia ao consultar o CNPJ. Várias informações devem servir como métricas. Para aceitar uma empresa como fornecedor, é importante conhecer a sua saúde financeira, esse é um passo indispensável. Analise se a instituição tem processos jurídicos no que tange a reclamações de outras empresas. Também, é imprescindível conhecer o seu nível de comprometimento com as organizações que recebem os seus serviços ou produtos, como:

  • proteção de mercadorias ao serem entregues;
  • tempo médio de entrega, para não deixar a empresa desamparada;
  • qualidade dos produtos ou serviços.

Agora, se a sua intenção é fazer contrato com uma empresa para se tornar sua parceira, você pode fazer o background check a fim de detectar a situação fiscal e a capacidade produtiva dela. Ou se, em alguma circunstância, ela já passou por um pedido de falência, se fez cadastro em órgãos competentes e qual a sua estrutura societária.

É necessário conhecer um pouco mais sobre os antigos sócios, quantas filiais possuem, como funcionam e outros dados essenciais para que o seu negócio se sinta seguro ao ter uma empresa como aliada. É segundo essa gama de comunicações que a sua organização pode conhecer melhor quem será o parceiro ideal e ter a certeza de que o seu negócio não está suscetível a diversos riscos.

Em quais situações ele pode ser usado?

O background check é uma ferramenta que pode ser empregada em diversas investigações. Cada negócio tem necessidade de aceitar apenas quem possa vir a somar consigo, não é mesmo? Vamos dar alguns exemplos.

Consulta à CNH

A oferta de emprego para o cargo de motorista de transporte coletivo requer bastante cuidado, pois tem ligação direta com vidas humanas. Por isso, é importante ter motoristas de grande responsabilidade. Ao usar o background check, é possível detectar se o motorista já teve a sua CNH cassada e qual o motivo. Ou, se sua carteira foi invalidada no período que atuava como motorista de transporte coletivo.

Análise das informações do currículo

Algumas instituições têm se deparado com informações controversas sobre alguns candidatos. Nos processos seletivos automatizados, o candidato primeiro preenche o “trabalhe conosco” e envia informações sobre o seu currículo, quando solicitado.

Ao receber os documentos e fazer o background check, é detectado que o futuro funcionário não tem um diploma registrado em uma instituição que torne válido o seu documento, podemos dar como exemplo falsos médicos, esteticistas e outros que expõem diplomas falsos para conquistar clientes.

Prevenção de fraudes de identidade

Uma das maneiras mais comuns de verificar antecedentes é para prevenção de fraudes de identidade, que tem a finalidade de confirmar os documentos e os dados pessoais de um indivíduo, como seu RG, nome, endereço ou status de migração.

Além disso, com o background check, é possível consultar fontes como tribunais de justiça, polícias Civil e Federal e o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Se necessário, a empresa pode consultar até mesmo listas internacionais à procura de sanções e restrições.

Qual a importância de fazer a verificação de antecedentes?

De modo geral, o backgroud check é uma das principais ferramentas estratégicas para a segurança dos processos e a avaliação dos riscos dos negócios públicos e privados. Tal verificação objetiva obter o maior número de informações possíveis sobre a pessoa (física e jurídica). 

Diversas empresas aproveitam esse processo para facilitar o onboarding de novos clientes aos seus produtos e serviços. Isso gera benefícios importantes em vários setores e segmentos de mercado, sobretudo para as organizações do setor financeiro que buscam validar uma grande quantidade de documentos e avaliar a identidade e o histórico dos clientes. 

As empresas que não verificam ou validam os dados repassados por clientes, colaboradores e fornecedores ficam expostas a vários riscos. Afinal, sem um processo de Background Check, o negócio pode sofrer crimes cibernéticos, fraudes e roubos, prejudicando a cadeia de operações. Além disso, a empresa ainda pode perder oportunidades por não estar em conformidade com leis ou impossibilitar um onboarding simples para novos clientes.

É importante lembrar que, em um mercado altamente competitivo e tecnológico, a tomada de decisões tem se tornado cada vez mais baseada na análise de dados automatizada. Por esse motivo, o processo de background check deve ser feito com eficiência e de forma automática, a fim de proporcionar agilidade e segurança às pessoas.

Veja abaixo algumas vantagens do background check!

Aumento da segurança

O processo de checagem de antecedentes evita que fraudes e crimes sejam praticados contra uma organização. Sem essa ferramenta, a empresa fica sujeita à ação criminosa de terceiros, que se aproveitam de um sistema desprotegido e fragilizado para praticar diversas fraudes. Por isso, a adoção do background check favorece o incremento de segurança organizacional e, consequentemente, conformidade.

Melhor experiência para o cliente

Nenhum cliente gosta de esperar horas e dias até que sua empresa conclua a verificação manual do cadastro. Mas, com o background check, o processo de onboarding de novos clientes se torna simples.

Os dados disponibilizados são essenciais para que ferramentas elaborem relatórios completos sobre o perfil de consumo do cliente, além da sua situação cadastral, histórico e comportamento em transações. Assim, sua empresa também previne riscos e facilita para que bons clientes consigam ser aprovados mais rapidamente, sem precisarem realizar um cadastro burocrático.

Proteção contra crimes cibernéticos

Quando se trata de prevenção contra crimes cibernéticos, o processo de background check também é de extrema importância, como já abordamos antes. Isso porque existem diversos riscos para empresas que não realizam a validação dos documentos e informações enviadas por clientes, colaboradores e fornecedores. 

Qual a relação entre background check e compliance?

O processo de checagem de antecedentes ajuda as empresas a estarem em conformidade com as leis e regulamentações. Por isso, o background check e o compliance são conceitos que se relacionam até mesmo no modo em que são aplicados. 

Os dados das empresas que passam por um background check são validados por meio de consultas junto a órgãos como CADICON, CADIRREG e TCU, para verificar se a empresa está lidando com clientes, cujas contas foram consideradas ilícitas.

Para garantir que o negócio esteja em compliance, é essencial ter políticas gerais aplicadas em toda a empresa, assim como atender aos parâmetros normativos, técnicos e éticos de seu segmento de atuação. Isso ainda é válido para as pesquisas de antecedentes, já que elas precisam ser moldadas conforme os riscos e interesses da empresa.

Por que é necessário usar um software?

Colocar em prática a checagem de antecedentes de uma pessoa física ou jurídica é um papel bem exigente. Por isso, precisa de um sistema seguro, ágil e otimizado para ajudar nesse processo. Vale ressaltar que esses dados devem ser feitos de forma segura, pois qualquer informação incorreta pode causar danos à empresa.

A eBox Digital, por exemplo, oferece uma solução que pode ajudar a sua instituição nessa jornada. Ele faz a verificação de documentos com eficiência para você converter mais clientes, de maneira que diversas fraudes sejam evitadas. Além disso, a empresa é levada a cumprir com todas as exigências regulatórias.

A sua organização vai poder pesquisar informações em onboarding 100% digital, melhorando a experiência com os seus clientes e elevando a conversão. Tem mais, a extração de dados em documentos com OCR (Optical Character Recognition) é feita de forma célere e protegida.

O software também possibilita o uso do Face Match. É uma forma de autenticar usuários com mais rapidez, por meio de tecnologia facial. E o principal, a sua empresa consegue fazer background check e consultas de modo automático, obtendo as informações essenciais com o propósito de evitar fraudes no seu negócio.

Diante de tais informações, é importante saber como aplicar o background check na sua organização, não é mesmo? É imprescindível que você use uma base de dados atualizada e consiga fornecer informações acertadas e ágeis acerca de pessoas e empresas. Busque fontes confiáveis, como SPC/Serasa, Boa Vista, Receita Federal e Polícia Federal. Além disso, é fundamental ter um software que faça uma verificação eficiente de documentos na sua empresa.

Agora, faça contato conosco! Temos todos os métodos necessários para gerir seus documentos de maneira segura.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais