Voltar para o blog

A importância do background check

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 23/08/2021
A importância do background check

Segurança



Já ouviu falar em background check? É um termo em inglês que significa "checagem de antecedentes". Ele tem como objetivo pesquisar informações sobre pessoas e organizações, para checar se os dados que elas entregaram são verídicos ou não. As informações devem ser confirmadas devido às pessoas serem convidadas ou desejarem se tornar sócio, colaborador, parceiro comercial, cliente etc., de uma empresa.

É fundamental buscar e analisar de maneira minuciosa essas informações. Por esse motivo, é importante consultar diversos órgãos que oferecem dados seguros dessas pessoas.

Quer conhecer a fundo sobre o background check, como funciona e o que é necessário para fazer de forma eficiente? Então, acompanhe este artigo!

Como o background check funciona?

Podemos dizer que background check é uma ótima “blindagem” para proteger a sua empresa de pessoas mal-intencionadas ou desonestas que pretendem se inserir no seu negócio. Existem casos mais simples, como também alguns mais graves, e podem estar presentes em pessoas físicas ou jurídicas.

Para que o background check ofereça uma investigação precisa, é indispensável que ele esteja acoplado a um sistema de onboarding digital para fazer a primeira averiguação de identidade, isso assegura a autenticidade do usuário. Por meio dos dados básicos adicionados no onboarding, o background check faz uma busca precisa nos órgãos públicos e privados para coletar todas as informações que sua organização deseja receber.

Pessoa física

Vamos dar um exemplo de avaliação de candidato para processo seletivo em cargo de confiança. É fundamental que a empresa identifique muito bem quem vai contratar. Por meio do background check, a empresa pesquisa o CPF do interessado. Ao consultá-lo, é possível avaliar o seu histórico profissional, além da situação passivo fiscal, judicial e criminal. 

Essas informações podem ser cruzadas com as coletadas nas redes sociais e em outras certidões, como distribuições e histórico criminal. O resultado do background check por meio de relatório pode ser decisivo para que a empresa decida sobre algum fato que está em andamento.

Pessoa jurídica

Aqui, vamos dar exemplo de uma empresa que necessita de um fornecedor ou de uma empresa parceira para atender às suas demandas ou fornecer algum tipo de serviço. Esse tipo de apoio é essencial para que o negócio flua com produtividade. Portanto, antes de fechar negócio, é necessário conhecer bem quem é o colaborador.

Em caso de pessoa jurídica, o procedimento do background check inicia ao consultar o CNPJ. Várias informações devem servir como métricas. Para aceitar uma empresa como fornecedor é importante conhecer a sua saúde financeira, esse é um passo indispensável. Analise se a instituição tem processos jurídicos no que tange a reclamações de outras empresas. Também, é indispensável conhecer o seu nível de comprometimento com as organizações que recebem os seus serviços ou produtos, como:

  • proteção dos produtos ao serem entregues;
  • tempo médio de entrega, para não deixar a empresa desamparada;
  • qualidade dos produtos ou serviços.

Agora, se a sua intenção é fazer contrato com uma empresa para se tornar sua parceira, você pode fazer o background check para detectar a situação fiscal e sobre a sua capacidade produtiva. Ou se, em alguma circunstância, ela já passou por um pedido de falência, se fez cadastro em órgãos competentes e qual a sua estrutura societária. 

É necessário conhecer um pouco mais sobre os antigos sócios, quantas filiais tem, como funcionam e outros dados essenciais para que o seu negócio se sinta seguro ao tê-la como aliada. É segundo essa gama de comunicações que a sua organização pode conhecer melhor quem será o parceiro ideal e ter a certeza de que o seu negócio não está suscetível a diversos riscos.

Em quais situações ele pode ser usado?

O background check é uma ferramenta que pode ser usada em diversas investigações. Pois, cada negócio tem necessidade de aceitar apenas quem possa vir a somar consigo, não é mesmo? Vamos dar alguns exemplos.

Consulta à CNH

A oferta de emprego para o cargo de motorista de transporte coletivo requer bastante cuidado, pois tem ligação direta com vidas humanas, por isso, é importante ter motoristas de grande responsabilidade. Ao usar o background check, é possível detectar se o motorista já teve a sua CNH cassada e qual o motivo. Ou, se sua carteira foi invalidada no período que atuava como motorista de transporte coletivo. 

Analise as informações do currículo

Algumas instituições têm se deparado com informações controversas sobre alguns candidatos. Nos processos seletivos automatizados, o candidato primeiro preenche o “trabalhe conosco” e envia informações sobre o seu currículo, quando solicitado.

Ao receber os documentos e fazer o background check, é detectado que o futuro funcionário não tem um diploma registrado em uma instituição que torne válido o seu documento, podemos dar como exemplo falsos médicos, esteticistas e outros que expõem diplomas falsos para conquistar clientes.

Por que é necessário usar um software?

Colocar em prática a checagem de antecedentes de uma pessoa física ou jurídica é um papel bem exigente. Por isso, precisa de um sistema seguro, ágil e otimizado para ajudar nesse processo. Vale ressaltar que esses dados devem ser feitos de forma segura, pois qualquer informação incorreta pode causar danos à empresa.

A eBox Digital, por exemplo, possui uma solução que pode ajudar a sua instituição nessa jornada. Ele faz a verificação de documentos com eficiência, para você converter mais clientes, de maneira que diversas fraudes sejam evitadas. Além disso, a sua empresa é levada a cumprir com todas as exigências regulatórias.

A sua organização vai poder fazer a pesquisa de informações em onboarding 100% digital, para melhorar a experiência com os seus clientes e elevar a conversão. Tem mais, a extração de dados em documentos com OCR (Optical Character Recognition) é feita de forma célere e protegida.

O software também possibilita o uso do Face Match. É uma forma de autenticar usuários com mais rapidez, por meio de tecnologia facial. E o principal, a sua empresa pode fazer background check e consultas de forma automática, para conseguir as informações essenciais com o propósito de evitar fraudes no seu negócio.

Diante dessas informações, é importante saber como aplicar o background check na sua organização, não é mesmo? É imprescindível que você use uma base de dados atualizada e que consiga fornecer informações acertadas e ágeis acerca de pessoas e organizações. Busque fontes confiáveis, como SPC/Serasa, Boa Vista, Receita Federal e Polícia Federal. Além disso, é fundamental ter um software que faça verificação eficiente de documentos na sua empresa. 

Agora, faça contato conosco! Temos todos os métodos necessários para gerir seus documentos de maneira segura. 




Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos

Gestão

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos
Leia mais
Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?

Gestão

Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?
Leia mais