Voltar para o blog

5 tipos de fraudes mais comuns nas empresas e como evitá-las

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 14/11/2022
5 tipos de fraudes mais comuns nas empresas e como evitá-las

Segurança

É indiscutível que os vários tipos de fraudes existentes exercem um impacto negativo nos negócios, representando um ato ilícito cujo executor busca vantagens indevidas, seja por meio do abuso de poder, omissão de informações, quebra de confiança devido a falsas verdades, violação de regras, entre outros motivos.

A fraude empresarial é intencional, podendo ser praticada por funcionários ou até mesmo por terceiros, envolvidos com o propósito de falsificar algo ou usar de mentiras para tirar alguma vantagem injusta. Assim, eles causam perdas financeiras e de credibilidade no mercado, para as empresas que sofrem com a ação desleal. Confira a leitura até o final e saiba mais!

Neste artigo, vamos explorar os tipos mais comuns de fraudes empresariais e apresentar orientações seguras sobre como proteger sua empresa contra essas práticas prejudiciais. Continue a leitura e aproveite!

O que são os tipos de fraudes e como são causados?

Todos os tipos de fraudes empresariais são ações praticadas de má-fé, visando obter vantagem majorada, para aquele que pratica ou para terceiros, por meio de diversos atos ilícitos, como: burlamento de regras, verdades omitidas, confiança quebrada por abuso do poder e muitos outros motivos, os quais prejudicam a reputação e a imagem da empresa envolvida, por causa da intenção corrupta de funcionários que se envolvem em propósitos injustos e ilegais.

As causas podem ser inúmeras, como: resistência à adoção de tecnologias antifraude e sistemas desatualizados; educação deficiente em ética documental e falta de envolvimento da alta direção; controles de acesso inadequados e falta de monitoramento em tempo real.

Quais são os 5 tipos de fraudes mais comuns nas empresas?

Nos ambientes das empresas, de todos os portes e segmentos, podem ocorrer muitos tipos de fraudes empresariais pelos atos praticados de indisciplina das pessoas, verificando-se assim, diversas situações em casos incorretos, em benefício do próprio fraudador.

Desta forma, listamos abaixo cinco tipos das principais fraudes que podem ocorrer nas empresas, para ajudar você na identificação das mesmas. Confira!

1. Falsificação de documentos

A falsificação de documentos é uma prática que pode comprometer a integridade de qualquer empresa. Geralmente, os fraudadores buscam criar documentos aparentemente autênticos, como faturas, recibos ou contratos, para obter ganhos ilícitos. As causas variam desde a falta de controle na emissão e verificação de documentos até a ausência de sistemas antifraude robustos.

Para que você se proteja, é preciso:

  • implementar sistemas de verificação de documentos digitalizados;
  • estabelecer protocolos rigorosos para emissão e recebimento de documentos importantes;
  • treinar os funcionários para reconhecer sinais de falsificação.

2. Desvio de valores

O desvio de valores é uma fraude interna que ocorre quando colaboradores desonestos manipulam transações financeiras em benefício próprio. Isso pode envolver desvios de fundos, manipulação de folhas de pagamento ou transferências fraudulentas. A falta de controles internos eficazes é muitas vezes o grande motivo desse problema.

Como você pode se proteger desse tipo de fraude:

  • implementando auditorias financeiras regulares;
  • usando sistemas de monitoramento de transações suspeitas;
  • estabelecendo políticas claras sobre quem tem acesso a informações financeiras sensíveis.

3. Extravio de comprovantes

O extravio de comprovantes pode levar a discrepâncias nos registros contábeis e abrir portas para fraudes mais complexas. A falta de um sistema de gestão de despesas eficiente e a ausência de digitalização de documentos contribuem para esse tipo de fraude.

Como se proteger dessa fraude:

  • use plataformas de gestão de despesas que ofereçam digitalização e armazenamento seguro de documentos;
  • implemente processos de reconciliação rigorosos;
  • eduque os colaboradores sobre a importância de relatar extravios imediatamente.

4. Benefícios a terceiros

Esta forma de fraude envolve a concessão indevida de benefícios da empresa a terceiros, muitas vezes em troca de favores pessoais. A falta de transparência nos processos de concessão de benefícios contribui significativamente para essa prática prejudicial.

Como se proteger:

  • estabeleça políticas claras de concessão de benefícios e comunique-as a todos os colaboradores;
  • implemente controles e revisões regulares dos benefícios concedidos;
  • incentive um ambiente ético e promova uma cultura de denúncia responsável.

5. Despesas não autorizadas

Despesas não autorizadas podem se acumular silenciosamente, minando os recursos financeiros da empresa. A falta de controles rigorosos sobre as despesas, juntamente com a ausência de relatórios detalhados, facilita a ocorrência dessa fraude.

Veja algumas dicas para se proteger:

  • implemente políticas claras de despesas e procedimentos de aprovação;
  • use sistemas automatizados de relatórios de despesas;
  • faça auditorias regulares para identificar padrões suspeitos.

Os riscos causados pelos tipos de fraudes empresariais podem ocasionar muitos impactos negativos para o seu negócio, como perdas financeiras, além da perda da confiança dos funcionários responsáveis pelas fraudes, assim como a perda da credibilidade da empresa por parte dos clientes e dos fornecedores.

Como o uso da tecnologia pode ajudar a empresa a evitar esses tipos de fraudes?

A tecnologia poderá ser uma importante aliada das empresas, como ferramenta para reduzir os riscos dos prejuízos ocasionados pelos tipos de fraudes empresariais. Sistemas antifraude, inteligência artificial e softwares de gestão financeira são cruciais na prevenção e na detecção precoce de atividades fraudulentas. Além disso, a implementação de senhas fortes e autenticação de dois fatores fortalece a segurança digital.

As despesas reembolsáveis podem ser mais suscetíveis à corrupção, naqueles processos em que não existe uma manutenção e um controle correto e sistematizado dos gastos, pois é necessário unificar as despesas de uma forma automatizada e sincronizada, além de digitalizar documentos dessas despesas e ainda criar relatórios com regras definidas para fortalecer o compliance da empresa, evitando as irregularidades.

Não se esqueça de criar políticas de segurança da informação na sua empresa. A segurança e a confiabilidade dos dados são muito importantes. O vazamento dessas informações, intencionalmente ou não, pode acabar resultando em muitas fraudes e golpes, além de colocar muitas pessoas em risco. Já imaginou, por exemplo, as informações de um cartão de crédito do seu cliente nas mãos de um fraudador? Uma política de segurança da informação é indispensável.

Vimos neste artigo que todos os tipos de fraudes empresariais estão suscetíveis de ocorrer em organizações de diversos tamanhos e segmentos, pois as pessoas que trabalham na empresa podem usar de ações corruptas, para tirar vantagem em seu próprio benefício e prejudicar o negócio empresarial diante do mercado financeiro, clientes e fornecedores.

Tenha em mente que proteger sua empresa contra esses tipos de fraudes exige uma boa cultura e, claro, a implementação de tecnologias avançadas. Ao entender os tipos de fraudes mais comuns e adotar medidas proativas, sua empresa estará mais preparada para enfrentar esses desafios e prosperar em um ambiente de negócios seguro e confiável.

Este texto fez sentido para você e ajudou com mais esclarecimentos sobre o tema? Aproveite e deixe o seu comentário para sabermos sua opinião e para ajudarmos no que for necessário!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?

Transformação Digital

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais